Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compatibilidade de peças para PC antigo


Posts recomendados

Olá a todos sou novo aqui no fórum, mas conheço o site há um bom tempo e gosto bastante de informatica em geral, pretendendo cursar algo relacionado na faculdade quando terminar o ensino médio, considerando isso tenho bem pouca experiencia, mas consigo me virar e entender um pouco sobre o assunto.

Tenho o mesmo computador faz quase 9 anos (é mais da metade minha idade) e apesar de ser bem fraquinho sempre serviu e me ajudou bastante e no começo até conseguia jogar um pouco nele, mas já faz um tempinho que ele tem engasgado e mesmo formatando regularmente e tentando deixar o mais clean possível pra pelo menos fazer meus trabalhos do colégio e ver algumas séries sinto que preciso fazer um upgrade e como não tenho dinheiro pra comprar um novo preciso saber o que consigo melhorar nele.

Essas são as configs:

  • i3 530
  • 4gb de ram
  • placa-mãe -IPMIP-GS-H55-DIGI-0102
  • 1tb de HD (não sei se é relevante)
  • NVIDIA GeForce 210 (essa placa eu ganhei de uma pessoa aleatória e coloquei no pc, não sei se deu diferença mas me pareceu uma melhora)
  • Fonte - tda power atx 450w

https://valid.x86.fr/c1j7lz

 

O que eu gostaria de saber é como faço pra saber se certa placa de vídeo seria compatível com minha placa-mãe ou se teria que trocar ela também, considerando que eu consegui juntar uns 500 reais, mas posso juntar um pouco mais se for uma boa melhora e também já vi no ML e no Marketplace da minha região umas placas em torno desse valor. Outra coisa que percebi só agora e que provavelmente terei que trocar é a fonte, a que tenho instalada me parece bem genérica e não sei o que ela aguentaria, mas deixo isso meio a parte somente se for super necessário e não tiver outra solução.

 

Desde já agradeço 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Paulo Sergio Cordeiro disse:

O que eu gostaria de saber é como faço pra saber se certa placa de vídeo seria compatível com minha placa-mãe ou se teria que trocar ela também

Se sua mobo tem pci-e x16, qualquer placa de vídeo no mercado é suportado, mas precisa ter um fonte de qualidade.

 

1 hora atrás, Paulo Sergio Cordeiro disse:

Outra coisa que percebi só agora e que provavelmente terei que trocar é a fonte, a que tenho instalada me parece bem genérica e não sei o que ela aguentaria, mas deixo isso meio a parte somente se for super necessário e não tiver outra solução.

Super necessário até sem upgrade, sua fonte é genérica e não presta para nada.

 

É um milagre ter durado tanto tempo, mas ela é péssima, normalmente queima o pc e leva mais peças junto.

 

Fonte é um item que recomendo sim a troca, mesmo seu pc sendo básico, esse item é muito importante e o pc mal alimentado irá funcionar mal, e essa fonte realmente deixa o pc mal alimentado.

 

Além disso, o uso de estabilizadores ou coisa do tipo, agrava ainda mais o problema.


Seu orçamento é apertado, o máximo que dá pra fazer com 500 reais é comprar uma fonte nova e de qualidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigo @Paulo Sergio Cordeiro bem vindo ao fórum Clube do Hardware.

 

Eu concordo com meu amigo @Elder Nauvirth em todos os pontos que ele citou acima. Nem pense em trocar de VGA (que realmente é necessário, já que a sua é muito fraca para os dias atuais), mas com essa sua fonte, nem pensar. É arriscar tudo numa economia PORCA, diga-se de passagem.

 

Procure primeiro uma fonte BOA da Corsair como uma CX450 (é 80plus Bronze, 3 anos de garantia total, etc tenho ela num segundo PC aqui mas já usei como principal à um tempo atrás com um i7 [email protected], GTX 1070, 6 HDs e 2 SSDs numa boa), ela sai por 230~260 reais. Recomendo a compra desta fonte ou uma EVGA de 500W (essa é um pouco mais cara, imagino que a Corsair CX450 seja muito melhor no seu caso) e um filtro de linha bom, recomendo os Clamper (tenho o iClamper Energia 5 e é ótimo). Ligue o filtro diretamente à tomada aterrada e ligue seu PC com a CX450 no filtro, NUNCA com estabilizador e/ou no-break de 300 reais.

 

Deixe seu upgrade de VGA para mais pra frente, garanta agora uma fonte boa para não ter que perder o PC todo numa bobeada aí (é simples, mas é seu companheiro de todas as horas, imagina se essa bomba dessa fonte aí dá um curto e queima grande parte dos seus componentes, você vai se virar como com seus trabalhos e entretenimento?)... pense nisso. Boa sorte amigo, depois que garantir uma fonte bacana e um filtro legal, poste de novo que te ajudamos com um upgrade legal para seu PC sem gastar nenhum absurdo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...