Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador está reiniciando aleatoriamente


Posts recomendados

Ola,

 

Então, como eu acho que meu problema é a fonte vou começar contando o que aconteceu a algum tempo.

 

Tenho meu computador desde alguma parte do ano de 2014, contendo um i5 3330, asus p8b75-m lx plus, 8gb ram, 1tb hd e gtx 650ti, tudo isso alimentado por uma Corsair TX 550M (entretanto é o modelo mais antigo de 2011, esse aqui) .

 

Em 2017 eu tinha trocado a 650ti por uma gtx 1050ti, além de ter colocado mais 120gb de ssd. No começo de 2018, o computador começou a reiniciar em momentos aleatórios e eu não sabia o que era, mas ao entrar na bios pude ver que estava marcando um valor baixo na linha 12v (variando em torno de 10.700 a 11.200), ai eu pensei que pudesse ser problema na fonte ou na mobo mesmo, mas também sabendo que o valor poderia estar sendo mostrado errado eu comprei um multímetro, e ao fazer a medição todas as linhas apresentavam valores corretos, ai pensei que fosse problema na placa-mãe talvez, mas ao reconectar todos os cabos novamente nela tudo voltou ao normal milagrosamente.  

 

Agora em 2019 no começo do ano fiz um upgrade no computador, coloquei um Ryzen 5 2600, Asus Prime B450M, 2x 8gb, 240gb M.2, watercooler PcYes nix 240 e continuei com o hd de 1tb, ssd de 120gb e a gtx 1050ti (mas pretendo colocar uma gtx 1660ti). Eu tinha esquecido do problema que tive em 2018 e pensava que não ia ser necessário trocar a fonte no momento. 

 

Tudo estava normal até que em um belo dia (umas 2 semanas atrás) no meio de um jogo os mesmos sintomas de 2018 voltaram, o pc começou a reiniciar aleatoriamente e novamente ao verificar na bios, a linha 12v estava apresentando valores baixos mas no multímetro estava tudo certo, e ao reconectar tudo novamente os valores apresentados na bios voltaram ao normal e o problema parou.

 

Acabou que fiquei de comprar uma fonte nova mas esqueci e não comprei :v. Hoje (20/04/2019) em quanto estava jogando o problema voltou, fiz todo o mesmo procedimento e milagrosamente eu desconectar e reconectar os cabos da mobo faz o problema passar, isso é um tanto quanto estranho (eu acho pelo menos).

 

Os componentes são todos novos e não tenho outra fonte para testar, outro detalhe é que o processador está em stock e as memórias ativei o XMP para 2733 (o padrão delas é 2400). A é, a placa-mãe antiga com o processador e memória antigo eu vendi para um amigo, ele está utilizando sem problemas, isso é um dos motivos que faz eu pensar ser problema na psu, mas eu sempre fico na dúvida. 

 

Sabendo desses acontecimentos, o problema pode ser a fonte mesmo '-'?
 

Segunda-feira vou comprar uma fonte nova, aproveitando o post alguém tem recomendação de uma fonte boa que segure o upgrade que vou fazer esse ano da placa de vídeo?

 

Obrigado pela atenção de quem leu, desculpe por qualquer falta de conhecimento da minha parte, mas acontece xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...