Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com o HD, devo trocar-lo?


Posts recomendados

Bom, eu tenho um Notebook Asus modelo X555L com o HD toshiba mq01abd100 faz quase três anos e nunca tive nenhum problema, porém, recentemente eu sem querer utilizei a ferramentar do CCleaner que garante limpar o espaço livre do HD. Sou leigo quando se trata do funcionando de hardwares, então não sei se foi isso que desencadeou os problemas que estou enfrentando, porém desde então tive alguns problemas, tais como demora em iniciar o windows, demora em abrir alguns arquivos, demora em navegar pelo explorador de arquivos, quando uso a barra de pesquisa da Cortana o uso do HD sobe para 100% e meu notebook trava todo e já aconteceu também de bugar os caracteres do windows e todos sumirem, ficando apenas os ícones e fundos de janelas, fazendo necessário reiniciar o windows. Porém, não é sempre que esses problemas se manifestam, hora o notebook funciona normalmente, mesmo com o gerenciador de tarefas acusando um consumo do HD maior do que mostram os processos abertos, mas enfim, os problemas são mais recorrentes do que o bom funcionamento do notebook.

 

Já tentei formatar o notebook e outras diversas "soluções mágicas" que encontrei na internet, como desativar certos serviços e o uso de alguns comandos, como o "chkdsk /r /f /x", "sfc /scannow", "Dism /Online /Cleanup-image /Scanhealth" e "Dism /Online /Cleanup-image /Restorerealth". Todos esses comandos hora encontram erros e os corrigem e hora não acusam nada e dizem que está tudo ok com o HD. Um exemplo disso foi quando usei o comando "wmic diskdrive get caption,status" e o Western Digital Lifeguard, sendo que ambos não acusaram problemas no HD.

 

Porém, me sugeriram analisar o HD pelo HD Tune do Heiren's BootCD e assim o fiz, só que dessa vez o teste de "benchmark" não pôde ser realizado devido algum erro, a aba de "health" acusa que tudo está ok e por fim o "Scan Error" acusa 2,9% de setores defeituosos no HD, como mostrado nas imagens abaixo.

 

Benchmark

15jI8C6.png

 

Health

8gywlXq.png

 

rjH6rVr.png

 

Scan Error

TGDB76V.png

 

Bom, enquanto digitava esse tópico o windows funcionou relativamente bem, com leves "travadas", então fica a minha dúvida, devo trocar logo esse HD ou o problema pode estar em outro lugar? E caso troque, meu problema de HD 100% e travamentos, bem como bugs será resolvido? Ainda caso precise trocar, alguma sugestão de um HD bom para notebooks no tamanho de 1tb? Desde já agradeço.

 

Editando, percebi agora a pouco um barulho de como se de 3 em 3 segundos a agulha desse uma arranhada no disco do HD, não sei se é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com esse tanto de badblocks melhor correr e fazer o backup, badblocks são muito comuns, principalmente em HDs de notebook, um HD é bastante sensível e qualquer movimento brusco ou impacto durante o funcionamento pode causar badblocks.

 

você realmente precisa de 1TB? recomendaria substituir o HD por um SSD, esse de 240GB ta em promoção, mais barato que um HD de 500GB, alem de ser mais rápido ele não da bad block, se 240GB não for o suficiente da pra achar SSDs de 480GB por 350 conto ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10 Eu até pensei nessa hipótese do SSD, porém 1tb é o mínimo que consegue me atender atualmente e não estou com condições e comprar um SSD deste tamanho, então estou pensando em comprar um Seagate Barracuda ST1000LM048 de 1tb que ta saindo por 270 reais e mais pra frente colocar também um SSD de 240gb mesmo pra rodar o sistema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hiroyuki Bryan Eu cheguei a ver no submarino, mas ao somar o frete o preço fica o mesmo que na Amazon com o frete grátis, então caso compre verei qual lugar tem um cashback melhor no serviço que eu uso, mas a ideia é essa mesmo, colocar um SSD mais para frente. Mas enfim, com tudo que eu disse vocês me indicam trocar logo o HD?

adicionado 1 minuto depois

@Ricardov Obrigado, irei considerar sua resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...