Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 3 2200G: gargalo com a RX 570 ou é a fonte?


Posts recomendados

To meio frustado e digamos, decepcionado...Comprei uma RX 570 pra por no PC, que é um Ryzen 3 2200G, Mobo A320M-HD, 8GB de RAM 2400mhz e a fonte uma Corsair VS400 (400W). Problema é que tá uma parada estranha, cara, sei lá. De começo, quando coloquei, nas primeiras horas a fonte tava bem mais quente que o normal, depois parou e não esquentou mais. Quando vou jogar os jogos, vejo que o uso de VGA está baixo e oscilando muito, o de CPU tá alto e os jogos dão umas engasgadas as vezes, não tá rodando como deveria estar 😕 E nem jogo em FullHD, é na resolução 1366x768, imaginei que por isso, iria conseguir bom desempenho nos jogos, mas me decepcionei, pelo menos por não estar como imaginei. Vi vários testes no Youtube de usuários com as MESMAS configs que esse minha e rodam tudo tranquilo, o que será que tem de errado na minha ? Sinto como se tivesse usando uma 1050 Ti, que é bem inferior...Será gargalo com a CPU ou a fonte não está aguentando e não entregando energia suficiente? Porque o recomendado pela fabricante é 450W, a minha é 400 e vi várias pessoas na internet que pegava tranquilo.Alguém dá uma luz, por favor!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Ivan Pedro Sua fonte suporta a máquina com folga. Está ligada diretamente na tomada?

 

Poderia descrever melhor o seu problema? Informando valores e em quais jogos ocorre. Já adianto que essa resolução é muito baixa e, nesse tipo de cenário, essa placa de vídeo vai ser pouco exigida enquanto o processador vai atingir elevado uso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o problema é o CPU, como você comentou ele fica em 100% mas a placa não chega no uso máximo

O fato de você jogar numa resolução mais baixa, teoricamente, agrava a problema

Por que a placa de vídeo "sobra", mandando muito FPS, mais do que o processador consegue processar e ainda renderizar o jogo ao mesmo tempo

Experimente travar os quadros a 60 ou 50 e ver como fica o uso do processador.

1 hora atrás, Ivan Pedro disse:

a fonte não está aguentando e não entregando energia suficiente? Porque o recomendado pela fabricante é 450W

A recomendação do fabricante é para o sistema todo, levando em consideração um processador que consiga extrair tudo da placa e normalmente com uma potência maior, seu processador tem um consumo baixo e além disso essa recomendação tem quase sempre uma margem a mais.

Mas vale verificar a saúde da sua fonte, a quanto tempo tem ela?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan PedroAmigo esses 8GB de RAM que você tem são 2 pentes de 4GB ou apenas um de 8GB? Se for apenas 1 pente de 8GB, os Ryzen em geral não tem bom desempenho com memórias em single channel. Ainda mais as APUs como seu caso (mesmo usando uma VGA dedicada). Procure, se for seu caso de 1 pente de 8GB, colocar mais um pente de 8GB o mais parecido possível, que deve resolver seu problema.

 

Verifique também as temperaturas do CPU, da placa de vídeo e da placa-mãe. Veja se as tensões estão corretas com um multímetro (se tiver) ou pela BIOS. E use uma FONTE de qualidade, JAMAIS genérica. Recomendo uma Corsair CX450 para seu PC, que é 80Plus Bronze e tem 3 anos de garantia. Uso uma dessas aqui num PC secundário de casa (Q6600+4GB DDR2+HD5450+4HDs) e ela fica ligada 24/7 e nunca me incomodou. Uso fonte Corsair à muitos anos e nunca precisei trocar por problema, ou algo assim.

 

Além da fonte Corsair, recomendo um FILTRO de linha bom, da Clamper ou Upsai. E JAMAIS use estabilizador, isso vai te causar uma dor de cabeça muito grande.

 

Boa sorte, espero ter ajudado amigo, qualquer coisa volte a postar. Seu PC era para ter mais desempenho pois é uma plataforma super atual e deve ser uma besteira como memória em single channel, fonte, ou o Windows mesmo com drivers desatualizados e/ou jogos sem atualização (piratas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD  Está ligada no filtro de linha, que inclusive é da Clamper...

adicionado 2 minutos depois

@Hiroyuki Bryan Tenho essa fonte desde Novembro/Dezembro de 2017, se não me engano. E desde lá, usava estabilizador, só a mais ou menos um mes que vim por um filtro de linha...Acho que vou troca-la de qualquer jeito, imagino que já esteja bem usada, antes mesmo dava uns sons estranhos e a ventoinha girava bem rápido e isso aleatoriamente.

adicionado 2 minutos depois

@simforoso É Dual Channel, amigo... 2 módulos de 4GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
31 minutos atrás, Hiroyuki Bryan disse:

Não é muito tempo para uma fonte de qualidade se degradar e causar problemas.

Usar estabilizador contribui bastante para isso. O estabilizador arrebenta essas fontes. 

 

Mas é difícil ela estar provocando esse "problema".

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ivan Pedro Que jogos voce ta tendo problemas? ja verificou o consumo de memoria? aqui eu jogo GTA V com um R5 1600 8GB single channel e uma RX 570 4GB e o uso de memoria RAM e video fica no talo, gerando os famosos stutterings,  por outro lado o CPU mal chega a 40% de uso, pra conseguir jogar tenho que reduzir os gráficos, pois o jogo é mal feito...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@F4b10  Cara, GTA V é o principal...O consumo dele de CPU tá alto e o de GPU tá baixo...Mas vou fazer as dicas que a galera deu aí sobre resolução. Meu monitor, por padrão, é 1366x768, mas depois que coloquei a placa, ele tá dando a opção de usar até a resolução 2560x1440 🤔 Não sei como nem porque, mas to usando em 1920x1080 então 😂 coloquei o Euro Truck Simulator 2 no FullHD e até o FPS aumentou kkkkk e tá no talo, então imagino que eu fazendo isso em outros jogos, também ajude.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...