Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Impressora desligando estabilizador, possível problema na rede elétrica?


Posts recomendados

Olá, bom dia!

Não tenho muito conhecimento na área, então me desculpem por possíveis uso de termos errados ou etc...

 

PS.: Moro no Rio Grande do Sul, e aqui na minha cidade a tensão nominal é de 220V

 

Seguinte, aqui onde trabalho (órgão público, que não tem muita capacidade de aquisições ou modificações na infraestrutura do prédio), a luz caí muito seguido (e muitas vezes acaba queimando as fontes dos PCs, creio eu), e também, existem poucas tomadas a disposição para muitos equipamentos, como por exemplo: impressoras (que operam em 110V), cpu's, monitores, switches de mesa, telefone fixo e etc.

Temos muitos estabilizadores os quais utilizo apenas para ligar as impressoras, e temos nobreaks(ragtech 1400VA), que utilizo para os demais equipamentos.

Um dos problemas que está acontecendo é que uma estação de trabalho onde tem uma impressora samsung m2020 ligada a um estabilizador, sempre ao fazer uma impressão logo após ligá-la, acaba desligando o estabilizador, tenho medo que possa acabar danificando os equipamentos. Gostaria de saber qual é o possível problema e como resolvê-lo. Pode ser o estabilizador que não aguenta a impressora? Pode ser a rede elétrica? Ou, o que pode ser? (Em outro local os equipamentos funcionaram perfeitamente)

Outra dúvida, posso ligar um nobreak em um estabilizador ou vice-versa? (Pelo fato de não haverem muitas tomadas disponíveis e, haverem impressoras que necessitam um estabilizador por serem 110V e também os nobreaks não serem de onda senoidal pura)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se tiver tempo, leia isso...

Nunca li.

Focando no seu problema...

7 minutos atrás, Cerest disse:

ao fazer uma impressão logo após ligá-la, acaba desligando o estabilizador

Pode ser mau contato tanto nas tomadas como interno. Neste caso, descarte o estabilizador e ligue direto nestas réguas de tomada. A não ser que estejas utilizando o estabilizador como conversor 220-127 aí deve mantê-lo. Algo que podes fazer é aplicar limpa contatos nos plugues, tomadas e botões liga desliga.

Caso insistas no par nobreak-estabilizador, ligue primeiro o nobreak

Além disso, só mesmo com algum conhecimento adicional...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Se tiver tempo, leia isso...

Nunca li.

Focando no seu problema...

Pode ser mau contato tanto nas tomadas como interno. Neste caso, descarte o estabilizador e ligue direto nestas réguas de tomada. A não ser que estejas utilizando o estabilizador como conversor 220-127 aí deve mantê-lo. Algo que podes fazer é aplicar limpa contatos nos plugues, tomadas e botões liga desliga.

Caso insistas no par nobreak-estabilizador, ligue primeiro o nobreak

Além disso, só mesmo com algum conhecimento adicional...

 

Estou usando para a conversão mesmo!

Sei que não devo usar estabilizadores, mas não tenho opção aqui no trabalho pelo menos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio no break faz a função de estabilizador, porém não faz a conversão de 220/110V.

Além do problema de mal contato que causa esse defeito. 

Pode ser também a sobrecarga, como você disse que tem muitos aparelhos na mesma tomada, existe a possibilidade de a tensão cair muito e acabar desligando as coisas. 

Se tiver como usar auto transformador para diminuir a tensão para 110V, eles são menos piores que o estabilizador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

A solução para resolver seu problema ai é:

1) Ao comprar cuidar para que a tensão de trabalho seja a mesma da rede elétrica dai (essa impressora pode operar em 110V, um modelo, ou em 220 Volts, outro). É simples, é igual quando você compra uma geladeira, ou é 110 ou é 220 Volts..

2) Se alguém comprou mal adote um autotransformador, por exemplo esse dai:

image.png.593c56aed68e205cba7c0484f5c5eed6.png

Se entrar 110 na tomada correta no outra vai aparecer 220 Volts e vice versa..  Adote um com capacidade para 500 a 750 VA´s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, faller disse:

A solução para resolver seu problema ai é:

1) Ao comprar cuidar para que a tensão de trabalho seja a mesma da rede elétrica dai (essa impressora pode operar em 110V, um modelo, ou em 220 Volts, outro). É simples, é igual quando você compra uma geladeira, ou é 110 ou é 220 Volts..

2) Se alguém comprou mal adote um autotransformador, por exemplo esse dai:

image.png.593c56aed68e205cba7c0484f5c5eed6.png

Se entrar 110 na tomada correta no outra vai aparecer 220 Volts e vice versa..  Adote um com capacidade para 500 a 750 VA´s

É um órgão público que precisa de toda burocracia para efetuar uma compra antes, e a cidade e o estado estão meio mal das pernas, então creio que não será possível efetuar esta compra... Mas obrigado mesmo assim!

Sobre a minha segunda dúvida, o que podes me dizer a respeito sr. Feller?

adicionado 1 minuto depois
43 minutos atrás, Renato.88 disse:

O próprio no break faz a função de estabilizador, porém não faz a conversão de 220/110V.

Além do problema de mal contato que causa esse defeito. 

Pode ser também a sobrecarga, como você disse que tem muitos aparelhos na mesma tomada, existe a possibilidade de a tensão cair muito e acabar desligando as coisas. 

Se tiver como usar auto transformador para diminuir a tensão para 110V, eles são menos piores que o estabilizador. 

Somente a impressora fica ligada naquele estabilizador, mas irei investigar se há mal contato! Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sobre ligar o no-break em um estabilizador, se é essa sua segunda pergunta, tenho que lhe dizer que é uma ideia péssima. Arruma uma régua de tomadas ( o melhor mesmo seria um bom filtro de linha) para dispor de maior número de tomadas..

Pelo menos um assim:

https://www.oficinadosbits.com.br/products/products.asp?codigo=16919

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...