Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ROG Strix Z370-E Gaming c/ i9 9900k: problemas a longo prazo?


Visitante

Posts recomendados

Boa tarde! Recentemente atualizei a BIOS da minha placa-mãe ROG Strix Z370-E Gaming e substituí o meu processador para um i9 9900k (9ª geração). Porém me veio essa dúvida: como os processadores da nona geração requerem uma tensão maior para funcionar, tendo em vista a necessidade de 4+8 portas de alimentação para a CPU na maioria das placas-mães Z390, o meu processador nesta Z370 corre algum risco de queimar/danificar ele próprio ou outros componentes? terei algum problema a longo prazo com esse setup? Fui informado por um lojista que eu deveria trocar a placa-mãe também, mas não imagino a Intel liberando uma atualização da BIOS com chances de queimar o meu sistema. Uso somente para jogos e não pretendo fazer overclocking. Desde já agradeço as respostas! Segue o meu setup completo:

 

  • Processador Intel Core i9-9900k Coffee Lake Refresh 9ª Geração, Cache 16MB, 3.6GHz (5.0GHz Max Turbo), LGA 1151 - BX80684I99900K
  • Water Cooler Corsair Hydro Series H100I PRO RGB 240MM, CW-9060033-WW
  • Placa-mãe Asus ROG Strix Z370-E Gaming, LGA 1151 Chipset Intel Z370
  • Memória Corsair Vengeance RGB 16GB (2x8) 2666Mhz DDR4 CMR16GX4M2A2666C16
  • Placa de Vídeo EVGA EVGA NVIDIA GeForce RTX 2080 XC Ultra Gaming 8GB, GDDR6, 256 bits, PCI-E 3.0 - 08G-P4-2183-KR
  • SSD WD Green 120Gb SATA 6GB/s, WDS120G1G0A
  • SSD Kingston 2.5’ 960Gb A400 SATA III Leituras: 500MBs / Gravações: 450MBs - SA400S37/960G
  • Fonte Corsair 750W 80 Plus Platinum Modular HX750i - CP-9020072
  • Gabinete NZXT H440 Preto/Azul c/ Janela, CA-H442W-M4

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@matheussabreu

 

O maior perigo seria você ter uma MOBO com VRM fraco e ele ficar sub-dimensionado pra essa CPU, o que não é raro.. Essa ASUS, parece ter um VRM bem feito, o que descartaria isso.. Os 4 pinos extras é justamente, pra dar mais margem pra OC.. Não sendo o seu caso, não teria problemas..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@matheussabreu Boa tarde

 

Não vi necessidade nem uma de trocar de placa-mãe, com certeza esse lojista tem uma placa-mãe encalhada no estoque que custa o olho do cara.

E não conseguiu vender para ninguém e esta tentando jogar na sua mão, a compra de uma placa sem necessidade só para  ganhar comissão.

Cara a maioria dos lojistas vende para você até o que você não precisa só para lucrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, matheussabreu disse:

tendo em vista a necessidade de 4+8 portas de alimentação para a CPU na maioria das placas-mães Z390

 

Na verdade, o conector da placa-mãe é 4+4 mesmo, já tem mais de 10 anos inclusive que vem assim. Esse é o conector EPS, que são dois conectores de 4 pinos um junto do outro. Placas mãe mais simples usam apenas um desse conjunto de 4 pinos.

 

Mas parece que tem placas mãe sim que possuem dois desses EPS de 8 (4+4) pinos, mas eu nunca vi nenhuma delas e também não é qualquer fonte que possui mais de um desses (a sua aliás já tem dois deles também). Aparentemente são voltadas para overclocks mais extremos elas. Aliás, descobri isso lendo outro tópico no fórum da Adrenaline, nem sabia da existência disso até agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Edvaldo J. Frederico disse:

@matheussabreu Boa tarde

 

Não vi necessidade nem uma de trocar de placa-mãe, com certeza esse lojista tem uma placa-mãe encalhada no estoque que custa o olho do cara.

E não conseguiu vender para ninguém e esta tentando jogar na sua mão, a compra de uma placa sem necessidade só para  ganhar comissão.

Cara a maioria dos lojistas vende para você até o que você não precisa só para lucrar.

Eu pensei a mesma coisa! Mas fiquei com receio pois já havia visto em outros posts gringos sobre os perigos desse setup com uma placa-mãe "cheeper". Resolvi vir até aqui porque ainda me considero novo neste mundo, uma vez que este ainda é o meu primeiro computador (quase o segundo já que troquei mais da metade das peças hahahaha). Mas felizmente você e outros membros do fórum me alertaram quanto a boa qualidade da minha placa-mãe que dará conta desse processador. Obrigado!

adicionado 4 minutos depois
7 horas atrás, dudaskank disse:

Mas parece que tem placas mãe sim que possuem dois desses EPS de 8 (4+4) pinos, mas eu nunca vi nenhuma delas e também não é qualquer fonte que possui mais de um desses (a sua aliás já tem dois deles também). Aparentemente são voltadas para overclocks mais extremos elas. Aliás, descobri isso lendo outro tópico no fórum da Adrenaline, nem sabia da existência disso até agora.

Eu descobri recentemente a função de cada conector, para você ter noção hahahaha. Descobri na marra trocando sozinho a minha fonte por esta atual. Foi uma luta de 3 horas. Descobri neste post que os 4 pinos extras são indicados para Overclocking. Isso explica o porque da Asus continuar com somente 8 pinos (4+4) em sua linha Strix e outras. Somente a Maximmus tem 8+4. Mas como só jogo, não pretendo fazer um over.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Estou com a mesma dúvida aqui ainda, amanhã irei investir no i9 9900kf! tenho o z370-i strix também! achei que seria perfeito pra qualquer processador que aparecesse suportado no site, independente se é mini-itx ele parece top! não o considero de entrada... mas não sou expert pra ter essa certeza! quem sabe, me ajuda?

 

e outra... air cooler pro 9900kf pode ser o cooler master ma620p? ou me taco no noctua nh-d15? sinceramente não to com o orçamente pro noctua agora. Mas o i9 é indispensável pra mim, uso o pc pra edição de videos diariamente e to com i5 8400 no momento, é um salto que quero alcançar sem precedentes! quem ajuda nessa jornada? rs obrigado pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kalleb Gil Carvalho , o ideal seria criar um novo post pra você.

 

Tanto o Cooler Master MA620P ou o Noctua NH-D15 servirão, ambos possuem compatibilidade com o seu processador. Se quiser pode ir mais devagar também como o o orçamento está um pouco curto, como um Deepcool Gammaxx 400 - R$ 90 ou a versão RGB, Deepcool Gammaxx GTE RGB - R$ 100.

 

Aliás, orçamento curto e I9 9900 KF na mesma frase não combinam muito rs, só o preço do processador daria pra pegar o Ryzen 7 3800X e uma boa placa-mãe AM4... mas aí você teria que vender sua placa-mãe atual e possivelmente é um pouco inferior ao I9 9900KF.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@dudaskank amigo obrigado pela ajuda! Mais uma coisa que não falou por favor: pega ou não i9 9900k na z370-i rog strix? Mtos pelo site me botaram pilha de não fazer porque não é aconselhável já que o z390 que é pra ela e também por ser menos capaz (q não entendi! Capacidade de capacitores?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 19/11/2019 às 05:26, Kalleb Gil Carvalho disse:

Estou com a mesma dúvida aqui ainda, amanhã irei investir no i9 9900kf! tenho o z370-i strix também! achei que seria perfeito pra qualquer processador que aparecesse suportado no site, independente se é mini-itx ele parece top! não o considero de entrada... mas não sou expert pra ter essa certeza! quem sabe, me ajuda?

 

e outra... air cooler pro 9900kf pode ser o cooler master ma620p? ou me taco no noctua nh-d15? sinceramente não to com o orçamente pro noctua agora. Mas o i9 é indispensável pra mim, uso o pc pra edição de videos diariamente e to com i5 8400 no momento, é um salto que quero alcançar sem precedentes! quem ajuda nessa jornada? rs obrigado pela atenção!

Cuidado que o Noctua precisa de um gabinete com bastante espaço. O seu tem apenas 158mm de espaço, segundo a Cooler Master. Acho que o Noctua presica de uns 165mm.

Verifique neste site sobre quais gabinetes são compatíveis com o Noctua:

 

https://pcpartpicker.com/products/case/?compatible_with=noctua-cpu-cooler-nhd15#sort=a8&page=1

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...