Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Há uma real diferença entre o Q9400 e o Q9650 ou Xeon 5460 ?


Posts recomendados

Boa noite, bom dia, boa tarde.

Então possuo uma mobo Lga 775 com um Q9400 e pretendo trocar por um Q9650 ou um Xeon 5460  ou XEON L5420 numa eventual troca e voltando um pequeno valor. 

Quero saber se terei um bom ganho de desempenho com este upgrade pois sao 6m de cache do q9400 contra 12 dos demais sem contar o clock. 
pois estou no aguardo de uma gpu melhor pois na atual alguns jogos tipo fifa 18 no minimo as vezes o cpu fica em 100% no meio do jogo, fora que demora uns 2 a 3 minutos para esse 100% de uso do CPU sair assim que abro o jogo. 

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma questão um pouco controversa, mas vamos as duvidas:

 

Antes de citar, gostariamos de saber marca e modelo da sua placa-mãe 775 a fim de que possamos tratar de modos de compatibilidade com os processadores envolvidos.

 

q9400 => https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/35365/intel-core-2-quad-processor-q9400-6m-cache-2-66-ghz-1333-mhz-fsb.html

 

q9650 => https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/35428/intel-core-2-quad-processor-q9650-12m-cache-3-00-ghz-1333-mhz-fsb.html

 

Xeon x5460 => https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/33087/intel-xeon-processor-x5460-12m-cache-3-16-ghz-1333-mhz-fsb.html

 

Xeon l5420 => https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/33929/intel-xeon-processor-l5420-12m-cache-2-50-ghz-1333-mhz-fsb.html

 

Ai estão os processadores envolvidos, agora vem as conclusões:

 

1) O Xeon l5420 é o pior deles em desempenho por causa do seu clock e do tdp relativamente baixo. Além disso tem suporte a lga 771!

 

2) O Xeon x5460 seria o mais indicado, pois tem mais tdp e clock em comparação a cada um dos listados acima, porém tem uma ressalva, o socket é lga 771. Algumas placas mães oferecem suporte, outras não. Outro item a ser observado aqui é o cooler desse Xeon, que por ter tdp 120 exige um modelo mais robusto e eficiente. Atualização de bios também pode se fazer necessária.

 

3) O q9650 apesar de ser ligeiramente mais lento que o X5460 leva vantagem por ser do mesmo socket (775) porém pode exigir uma atualização de bios dependendo do modelo da sua placa-mãe. Por isso citei o fato em primeira instância de saber a marca e modelo da sua placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, minha placa-mãe é uma Gigabyte GA-EP43-DS3L . 

A bios está atualizada em sua ultima versão. 
Sobre  o l5420 eu achei que um overclock resolveria a questão do clock baixo, mas esse tal de TDP que não consegui entender.

Afinal se eu trocar meu q9400 por algum dos demais CPUs citados acima terei um ganho significativo ou não vale a pena o investimento pois sei que a plataforma 775 já está bem ultrapassada.

Dependendo irei ficar com meu Q9400 mesmo.

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lucasfontes013 Se você tivesse um Core 2 duo até valeria a pena a troca por um Q9650. O ganho de desempenho seria considerável. Mas como você já tem um Q9400, acho que o pequeno ganho de desempenho não compensa.

 

O mais indicado seria vender seu kit atual e pegar um novo, como um Ryzen 3 2200G.

 

Mas se a grana está muito curta, você pode comprar uma placa-mãe B75 nova por 220 reais e um Core i5 2500 usado por 160 reais, ambos no Aliexpress.

 

Qual sua placa de vídeo e fonte de alimentação?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe a demora,  tenho um laboratório de informática onde realizo diversos reparos em área de hardware e software e na maioria das vezes tumultua.

 

Bom, o ganho de desempenho se você trocar de processador é relativamente pequeno. Nesse caso o que traria melhor desempenho seria a troca da placa de vídeo por outra de melhor performance.

 

Memória total de 8gb já está ótimo, mas a sua fonte é problemática dependendo do upgrade que deseja investir.

 

Em tese todas as c3tech apresentam problemas e são duvidosas no quesito potencia real e a sua não fica atrás, embora seja um modelo 500 ve (vídeo edition) ela não suporta mais que 400 ou 420w reais, vindo a desarmar em caso de sobrecarga. Felizmente não é das piores, pois outros modelos da família tendem a explodir se exigidas em alto regime de consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...