Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dimensionamento de disjuntor geral


Posts recomendados

Buenas galera.

 

Já percebi em outros tópicos que temos membros que trabalham como eletricistas e estou com uma duvida relacionada.

 

Montei um Quadra de Cargas de uma Obra e no final cheguei a Potência Geral de 40.780W. Confesso que não utilizei fatores de demanda, ou seja, essa seria a potencia total se hipoteticamente todos os equipamentos, tomadas, sistemas de iluminação e afins estivessem em uso simultâneo, sem considerar ainda eventuais perdas de carga. Mediante esta potencia, concluí que a rede seria trifásica e, por tanto, dividi a mesma em 3 fases, sendo que a fase com maior carga resultou em 15.180W. Sendo assim, para o dimensionamento do disjunto trifásico utilizei a maior fase e dividi a mesma pela corrente da região (220v), ou seja, 15.180/220 = 69A, logo, utilizei um disjunto trifásico de 70A com uma rede de alimentação em #5 16mm².

 

Posso proceder desta forma mesmo sabendo que o correto seria aplicar o fator de demanda? 

 

Grato pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem considerar a demanda a instalação fica superdimensionada. Veja que condutores de 16 mm2 com 3 condutores carregados na forma de instalação A1 (eletroduto) tem capacidade de 56 A, ou seja, os cabos estão com dimensionamento insuficiente. Teria que usar cabos de 25 mm2. É necessário também considerar o fator de temperatura e eventual agrupamento de cabos, depende da maneira de instalação considerada.

adicionado 2 minutos depois

Obs. capacidade para cabos unipolares isolados em PVC 70º C.

adicionado 5 minutos depois

O correto é usar os fatores de demanda que são obtidos em livros (atualizados) de instalações elétricas ou nos manuais das distribuidoras de energia elétrica.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Calculei a demanda e cheguei ao total de 26.043,20w. Como ficou acima de 25kW, a instalação permanece trifásica (Conforme normativa da concessionária local). A divisão de fases ficou da seguinte forma:

Fase R = 8.968,00W

Fase S = 9.092,00W

Fase T = 7.983,20W

 

Calculando em função da Fase mais carregada (lembrando que a corrente na região eh de 220v):

9.092,00 / 220 = 41,32A

 

Adotado Disjuntor trifásico de 50A co,m fiação de entrada #5 16,00mm²

 

Estaria assim de acordo!?

 

Grato pela atenção.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dieisson C. Bridi  não tem carga trifásica nessa instalação? Os cabos e disjuntores de entrada também são definidos pela concessionária, veja isso. Para essa carga, pela norma NBR 5410 pode ser cabo PVC 10 mm2 ou cabo HEPR 6 mm2, mas na entrada de energia deve se usar a tabela da concessionária. Na entrada de energia são 4 condutores e não 5 (o quinto é o aterramento).

adicionado 22 minutos depois

Lembrei que algumas distribuidoras em baixa tensão exigem dimensionamento da entrada de energia pela carga e não pela demanda. Tem que consultar a norma da concessionária local e seguir as orientações. Onde a norma for omissa use a NBR 5410.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov A principio não tem nenhum equipamento de carga trifásica. O valor ficou relativamente alto porque trata-se de uma casa de 200m² com 3 banheiros. só em chuveiro são cerca de 15.000W de potência. 

Verifiquei a tabela da concessionaria e a indicação é por um disjuntor de 63A com fiação 16mm²... achei meio exagerado, mas acredito que seja obrigado a seguir esta indicação, correto?

 

Grato mais uma vez.

 

abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, terá que seguir a norma ou rever as cargas para se enquadrar em uma faixa de potência mais baixa. Mas veja que esse cabo deve ser PVC 70º, se usar cabo EPR 90º C a seção diminui, veja se a norma prevê o uso ou consulte a área técnica da concessionária sobre a possibilidade de utilização. Isso é na entrada (até a caixa de medição). Da caixa de medição em diante siga a NBR 5410 (e a partir daí serão 5 condutores: 3F + N + T).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...