Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Placa-mãe P8H61-M LX2 R2.0 não inicia o post


Arteemis

Posts recomendados

 Tenho uma placa-mãe P8H61-M LX2 R2.0 que começou a apresentar problemas após eu fazer a troca de CPUs. A LED do power acende, as ventoinhas do cooler giram normalmente e a placa de vídeo é nova e está funcionando.

 

 A história é: Inicialmente ela não deu vídeo 2 vezes, então simplesmente retirei o cooler do CPU e coloquei de novo e ela funcionou normalmente. O problema aconteceu novamente outro dia, simplesmente retirei os cabos básicos (mouse, teclado, VGA...) e os coloquei novamente e ela funcionou. Porém ontem ela não queria ligar de jeito nenhum, ela só ligou uma vez quando mexi no CPU. Após eu tentar colocar outro CPU também deu vídeo de primeira, mas depois parou novamente. Daí hoje passei um pincel no slots das RAMs, retirei a placa de vídeo e usei um secador de cabelo no gabinete e ela iniciou normalmente 3 vezes seguidas, porém quando coloquei a placa de vídeo, adivinha? Retirei a placa e ela deu vídeo na primeira vez, mas depois disso não quis mais ligar... E agora estou aqui. Alguém sabe como proceder?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você precisa ficar mudando processador constantemente? Isso pode causar entortamento dos pinos da placa-mãe, que não bastante sensíveis.

3 minutos atrás, Arteemis disse:

 ainda assim pode resolver?

Se for um problema de BIOS, sim. 

Mas a primeira coisa a fazer após trocar a CPU é dar um reset da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Na verdade precisei somente por ter comprado um CPU e ele ter vindo com defeito, então retirei e coloquei CPUs várias vezes pra ter certeza que realmente estava danificado. Quando chegar em casa vou tirar uma foto do socket da placa-mãe.

 

Tentarei fazer o reset removendo a bateria da placa-mãe e ver se dá alguma diferença.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi Resetei aqui a placa-mãe, fiz uma limpeza (novamente) nos slots das RAMs e dessa vez fiz tb no PCI express, como tirei as fotos também removi o CPU e coloquei de novo e consegui ligar o PC... Poderia ver se tem algum pino torto? Tentei dar o melhor pra pegar uma foto boa, a câmera do meu celular não é das melhores.

 Uma coisa a se notar também é que quando o PC liga ele funciona normalmente o tempo inteiro sem problema nenhum. O problema parece ser somente na inicialização da placa-mãe mesmo.

57987791_2119785338108172_7347655133158703104_n.jpg

58003890_533436327182815_8985003233122451456_n.jpg

58374723_1823726051062026_2434197007343026176_n.jpg

58379616_600019353827612_511876702008246272_n.jpg

58379639_392022744972972_1932724721875419136_n.jpg

58443555_582903488785504_799820359028178944_n.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ter instalado uma CPU que necessita de uma versão da BIOS diferente da sua atual, geralmente uma mais nova, que dê suporte a esse processador. Você tem que analisar isso (veja no link) 

https://www.asus.com/br/Motherboards/P8H61M_LX2_R20/HelpDesk_CPU/

Os fabricantes das placas muitas vezes têm que lançar novas versões da BIOS com ajustes que ofereçam suporte a processadores que ainda não tinham saído na época que elas foram introduzidas no mercado, mesmo que as CPU's ainda sejam compatíveis por socket, FSB, etc.  

Você tem que tomar cuidado pra não entortar esses pinos, não vá arranjar mais problemas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scallonni Mas a BIOS é compatível com o 3570 desde a versão 501 e a minha é a 1601. O CPU iniciou várias vezes (inclusive no momento estou digitando por ele) porém o único problema é que as vezes o post não está iniciando e acredito fortemente que seja algo no socket do CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Arteemis Se você acha que pode ser problema no socket, o máximo que eu acho que você pode fazer é garantir que não há nenhum pino quebrado ou torto e pode passar um spray limpa contatos no socket. Passe o limpa contatos nos slots da placa de vídeo e das memórias também. Verifique se há sinais de sujeira ou oxidação nos contatos da vga e das memórias e faça a limpeza necessária. Se puder faça os testes com a placa-mãe e os demais componente fora do gabinete. Considere também a possibilidade de atualizar a bios para a última versão (1802), ou até fazer um downgrade (se o software da bios permitir) versão por versão. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Scallonni Vendo as imagens você sabe me confirmar se tem algum pino torto? porque o único problema mesmo da placa-mãe é não iniciar, pois quando liga ela funciona normalmente a semana inteira se você não desligar. Esse limpa contatos não tem nenhum perigo de queimar algo se deixar secar apropriadamente né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...