Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reduzir 55 vca para 37.5 vca?


Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Boa tarde caros amigos!

 

Estou com um projeto que necessita de 37.5 vca e tenho um transformador que gera 55 vca.

Sei que o correto é usar um outro transformador, pra fazer essa redução, suponho que seja um transformador pequeno, que receberia esses 55 volts no primário e reduzisse para os 37.5 que preciso. Mas aí está o problema, eu não sei como calcular qual transformador usar.

 

Vi alguns artigos em que pode-se usar resistores ou diodos, mas acho que ficaria muito forçado, porque são quase 18 volts a serem reduzidos.

 

Alguém pode me dar um ideia.

 

Agradeço a atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Sérgio Sousa 92 disse:

Vi alguns artigos em que pode-se usar resistores ou diodos, mas acho que ficaria muito forçado, porque são quase 18 volts a serem reduzidos.

Sim, resistores vão esquentar bastante. 

E diodos é somente pra corrente contínua. 

 

Em AC, além do transformador existem as opções eletrônicas de se usar circuitos com triac ou se a corrente for baixa pode se usar um capacitor em série (essa última opção não é a mais adequada, mas quebra o galho dependendo do tipo de circuito a ser alimentado). 

 

Fale mais sobre seu projeto, o que vai alimentar com 37VAC, informações sobre corrente e etc. 

Assim podem surgir outras opções além dessas. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, resistores vão esquentar bastante. 

E diodos é somente pra corrente contínua. 

 

Em AC, além do transformador existem as opções eletrônicas de se usar circuitos com triac ou se a corrente for baixa pode se usar um capacitor em série (essa última opção não é a mais adequada, mas quebra o galho dependendo do tipo de circuito a ser alimentado). 

 

Fale mais sobre seu projeto, o que vai alimentar com 37VAC, informações sobre corrente e etc. 

Assim podem surgir outras opções além dessas. 

É verdade, os diodos são pra corrente contínua.

Vi também a opção dos capacitores, mas não era muito recomendada.

 

Meu projeto é um amplificador que usa uma fonte simétrica, com 37.5 + 37.5 a 5 Ampers. Porém eu não sei a "corrente" do transformador de 55 volts.

 

Também nesse mesmo transformador de 55 volts tem outras saídas, como por exemplo 24 volts e 12 volts. Será que seria mais fácil multiplicar alguma dessas ou até mesmo somar duas bobinas do transformador, tipo juntar uma ponta da bobina de 24 com uma da bobina de 12, gerando assim pelo menos 36 volts.

Seria possível?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim é possível combinar as saídas pra subtrair (ou somar) . P.ex. 55-24=31. O que vai valer é a corrente menor. Pra minimizar a perda, pode também subtrair no primario. 127-24-12=91. Tarefa: aplicar 127 tenho 55. E se aplicar 91? acho que ainda não dá mas... tentei né...

Dica final: ligue em 127 com ligação pra 220. Além da V deve cair um pouco a P. Mas talvez seu ampl. consiga conviver com isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então a sua necessidade é em corrente contínua mesmo, afinal é um amplificador. 

7 minutos atrás, Sérgio Sousa 92 disse:

tipo juntar uma ponta da bobina de 24 com uma da bobina de 12, gerando assim pelo menos 36 volts.

Sim, é possível. 

Só que talvez não vai dar pra fazer fonte simétrica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim é possível combinar as saídas pra subtrair (ou somar) . P.ex. 55-24=31. O que vai valer é a corrente menor. Pra minimizar a perda, pode também subtrair no primario. 127-24-12=91. Tarefa: aplicar 127 tenho 55. E se aplicar 91? acho que ainda não dá mas... tentei né...

Dica final: ligue em 127 com ligação pra 220. Além da V deve cair um pouco a P. Mas talvez seu ampl. consiga conviver com isso...

Muito obrigado pela dica, vou tentar a primeira opção, porque a rede aqui é 220 volts.

adicionado 5 minutos depois
31 minutos atrás, Renato.88 disse:

Então a sua necessidade é em corrente contínua mesmo, afinal é um amplificador. 

Sim, é possível. 

Só que talvez não vai dar pra fazer fonte simétrica. 

Ok.

Esta é a parte de entrada da fonte do amplificador que quero alimentar.

Seria possível também eu reduzir essa tensão já retificada? Ou é  mais complicado?

Screenshot_20190424-142753_Google PDF Viewer.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cuidado com a ideia de fazer soma/subtração de tensões pelos fios do transformador. A ideia funciona se, e somente se, as bobinas que irão fazer soma/subtração forem independentes. A verificação é simples: não pode haver continuidade entre as bobinas que irão operar a soma/subtração.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Cuidado com a ideia de fazer soma/subtração de tensões pelos fios do transformador. A ideia funciona se, e somente se, as bobinas que irão fazer soma/subtração forem independentes. A verificação é simples: não pode haver continuidade entre as bobinas que irão operar a soma/subtração.

Obrigado pelo aviso.

O transformador em questão é esse:

20190424_145622.jpg

adicionado 4 minutos depois
9 minutos atrás, Renato.88 disse:

Sim, é possível. 

Mas também é complicado. 

Seu maior problema é a tensão alta. 

 

6 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@Renato.88 , você que tem mais intimidade com áudio me diga: não seria mais simples o autor pensar num amplificador que utilize os 55Vca?

É verdade, seria o certo.

Mas queria usar ele para aproveitar esse transformador que já tenho aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 bobinas independentes no secundário? Faz tempo que não vejo um transformador tão diferenciado. Pelo desenho dá para fazer a operação de soma vetorial. Conferir para ver se o trafo e o desenho são os mesmos é sempre boa ideia. Talvez uma etiqueta no trafo indique a potência em VA ou a corrente de cada bobina. Não basta a bobina ter a tensão desejada para a operação, é necessário ter corrente. Na falta de informações de etiqueta ou de catálogo a bitola dos fios de cada bobina podem servir de indicação das capacidades.

Boa sorte.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

5 bobinas independentes no secundário? Faz tempo que não vejo um transformador tão diferenciado. Pelo desenho dá para fazer a operação de soma vetorial. Conferir para ver se o trafo e o desenho são os mesmos é sempre boa ideia. Talvez uma etiqueta no trafo indique a potência em VA ou a corrente de cada bobina. Não basta a bobina ter a tensão desejada para a operação, é necessário ter corrente. Na falta de informações de etiqueta ou de catálogo a bitola dos fios de cada bobina podem servir de indicação das capacidades.

Boa sorte.

É bem antigo mesmo, é de um aparelho da Sony, de 2003.

 

Agradeço a você e aos amigos que comentaram aqui também.

Foi de grande ajuda e esclarecedor.

 

Fico agradecido.

Que Deus abençoe a todos.

 

adicionado 7 minutos depois
28 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

operação de soma vetorial

Me desculpe, sou leigo no assunto.

Como seria essa soma vetorial?

Seria como eu fiz?

Coloquei uma ponta de prova do multímetro em uma bobina e a outra ponta em outra bobina, conseguindo assim um resultado aproximado.

Fiquei com receio de ligar assim e dar problema no transformador ou no circuito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os 4V ali embaixo pode descartar, é a tensão do filamento do display. Aquela lá em cima de - 30V também, a corrente das duas é mínima. 

 

Com os 26+26 até dá pra alimentar seu amplificador, porém fica óbvio que o volume será mais baixo, pois estará perdendo 10V de cada lado. 

Existe também a opção de somar os 11 e os 12V. Assim terá 37V de um lado e 38V do outro, exatamente o que você precisa. 

Só que nesse caso se as tensões de 11 e 12V tiverem a corrente muito baixa não dá muito certo, pois vai acabar esquentando o transformador (e pode até queimar). 

Uma sugestão é analisar os fios das bobinas, se forem iguais pode ligar sem problemas, se diferentes tente alimentar o circuito com os 26+26V mesmo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renato.88 disse:

Os 4V ali embaixo pode descartar, é a tensão do filamento do display. Aquela lá em cima de - 30V também, a corrente das duas é mínima. 

 

Com os 26+26 até dá pra alimentar seu amplificador, porém fica óbvio que o volume será mais baixo, pois estará perdendo 10V de cada lado. 

Existe também a opção de somar os 11 e os 12V. Assim terá 37V de um lado e 38V do outro, exatamente o que você precisa. 

Só que nesse caso se as tensões de 11 e 12V tiverem a corrente muito baixa não dá muito certo, pois vai acabar esquentando o transformador (e pode até queimar). 

Uma sugestão é analisar os fios das bobinas, se forem iguais pode ligar sem problemas, se diferentes tente alimentar o circuito com os 26+26V mesmo. 

Tudo bem.

 

Eu agradeço a você e aos amigos que se disponibilizaram a me ajudar. As informações foram muito úteis. Vou analisar a melhor opção de ligação.

Uma boa tarde a todos. Fiquem com Deus.

 

Muito obrigado a todos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos.

 

Voltei pra confirmar que meu projeto deu certo. Resolvi usar a tesão 26 + 26 que o transformador fornece e ficou bom. Até me surpreendi, porque achei que esse transformador não ia reder nada. Mas foi satisfatório.

 

Mais uma vez agradeço a todos pela atenção.

 

Obrigado!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Sérgio Sousa 92 disse:

 

Voltei pra confirmar que meu projeto deu certo. Resolvi usar a tesão 26 + 26 que o transformador fornece e ficou bom. Até me surpreendi, porque achei que esse transformador não ia reder nada. Mas foi satisfatório.

Em um amplificador Classe B essa tensão pode lhe entregar num alto falante de 4R uma potencia de aproximadamente 100W ou 60W num AF de 8R.

De qualquer forma é uma boa potência para um sistema sonoro "caseiro".

 

Se fosse com a tensão original de 37+37V, ficaria entre 200 e 300W dependendo do alto-falante. Para essa potência já teria que dobrar a corrente do transformador.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Em um amplificador Classe B essa tensão pode lhe entregar num alto falante de 4R uma potencia de aproximadamente 100W ou 60W num AF de 8R.

De qualquer forma é uma boa potência para um sistema sonoro "caseiro".

 

Se fosse com a tensão original de 37+37V, ficaria entre 200 e 300W dependendo do alto-falante. Para essa potência já teria que dobrar a corrente do transformador.

 

Entendi.

Mas ficou bom para o meu uso e foi um aprendizado a mais.

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...