Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Opinião sobre processadores: Core i7 4790K vs Core i5 7400


Posts recomendados

Provavelmente similar, com leve tendência ao 7400 rodar ligeiramente acima por conta de um desempenho por núcleo e por clock superior. Ainda que o i7 tenha 8 threads, dada a diferença de arquitetura, não o coloca em vantagem considerável mesmo que o uso de CPU seja inferior. No final das contas ambos tem restrições.

 

O ideal seria você dizer quanto pretende gastar. Talvez tenham opções melhores pra você. Mesmo porque a maioria desses kits que mencionou custam uma fortuna no mercado de usados e geralmente nunca valem a pena.

 

1060 3GB. Esquece totalmente isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Phoenyx disse:

@rodrigoxm49 500MHz de diferença, nem o IPC tira isso, fora os 8 threads.

Fora que o 4790K é desbloqueado, mas me enfiaram numa H87.

 

Com certeza tão metendo a faca em ambos, não compraria nenhum deles tmb.

Esse teste aqui dá uma pequena ideia. O 4460 possui a mesma tecnologia, porém não tem 8 threads. Veja a superioridade do 7400 no BF1, por exemplo. 4 threads a mais daria uns 10% a mais de frames na melhor das hipóteses, já que o uso de GPU já está a bater 95% e estamos a falar de um processador com performance clock a clock inferior. 

 

Geralmente os i7 ficam a 60% de uso nesses casos, mas não conseguem deixar a GPU sem estar em estado de subutilização, ficando ali entre 90% e 95% também.

 

Na minha experiência tanto faz. Porém um 7400 é muito mais fácil de passar pra frente. Recentemente pude comparar um 2500k com um 2600k, ambos a 4.6Ghz. Em vários jogos que o 2500k batia 90% de uso, o i7 batia 50% a 60%. Mas o uso de GPU permanecia quase o mesmo e os frames saltavam somente 10% e quando saltavam. As vezes não passava de 5%.

 

Por isso, dentro do que já pude testar, duvido muito que a performance não seja similar entre um 7400 e um 4790 sem overclock. De toda forma isso é palpite com base na experiência, pois não tenho os dois aqui pra testar e bater o martelo.

 

E concordo com a ideia de que em qualquer situação, salvo de amigo pra amigo com preço muito diferente do praticado por aí, ambos são uma grande furada.

 

 

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, Rondinelli Moura disse:

Então galera, não é nem orçamento mesmo que eu tenha disponivel pra comprar, é uma dessas duas opções de mobos que eu tenho que escolher que um brother meu tá afim de me dar. 

Entendi. Eu iria no 7400. Na pior das hipóteses a performance será similar e é muito mais fácil tentar passar ele pra frente depois. No caso o i7 seria melhor somente se pudesse overclockar.

 

Nosso amigo discorda, então você realmente terá que jogar dados aqui rsrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rondinelli Moura Se você vai ganhar uma das mobos, vai na B250, o problema vai ser enfiar nela um I7 7700 depois.

Tenta pegar as duas na faixa se possível, vende a primeira que tiver oportunidade para patrocinar o CPU na outra.

Lembrando, 4ª geração utiliza DDR3, 6ª e 7ª geração utiliza DDR4.

adicionado 8 minutos depois

@rodrigoxm49 4460 tem 600MHz a menos que o 4790K, não dá pra comparar.

Isso sem contar o turbo, que sobe para 1GHz de diferença, sem OC.

 

Dô de lambuja um 7600K (mais forte) aí para comparação:

 

 

 

Outra comparação interessante, R5 1400 (um pouco mais fraco que o 2400G), 7400 e 4790 (mais fraco que a versão K):

 


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Rondinelli Moura Se você vai ganhar uma das mobos, vai na B250, o problema vai ser enfiar nela um I7 7700 depois.

Tenta pegar as duas na faixa se possível, vende a primeira que tiver oportunidade para patrocinar o CPU na outra.

Lembrando, 4ª geração utiliza DDR3, 6ª e 7ª geração utiliza DDR4.

adicionado 8 minutos depois

@rodrigoxm49 4460 tem 600MHz a menos que o 4790K, não dá pra comparar.

Isso sem contar o turbo, que sobe para 1GHz de diferença, sem OC.

 

Dô de lambuja um 7600K (mais forte) aí para comparação:

 

 

 

Outra comparação interessante, R5 1400 (um pouco mais fraco que o 2400G), 7400 e 4790 (mais fraco que a versão K):

 


 

Kkkkk continuo na dúvida entre vocês dois

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Rondinelli Moura Você não forneceu a informação mais importante: o preço de cada kit. Provavelmente nenhum dos dois compensa.

 

Em termos de performance, o Core i7 4790K é superior ao Core i5 7400, mesmo sendo mais antigo. O que vai pesar em jogos é a estabilidade de frames, e os 8 threads do Core i7 vão fazer diferença nesse quesito em jogos modernos CPU bound. Processador atingindo 100% de uso em jogos não é algo interessante, pois você tem boas chances de sofrer com stutter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rondinelli Moura A mobo é indiferente neste caso, o problema é você ter grana para estes processadores.

Já tem DDR3? Ou DDR4? Tem que ver tudo o que você tem aí.

 

Tu pode pegar um Xeon similar ao I7 4xxx no Aliexpress por um preço razoável, agora achar processador 7ª geração barato vai ser difícil.

 

Tudo depende da sua situação aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, KairanD disse:

@Rondinelli Moura Você precisa informar os preços e componentes que já tem.

@Phoenyx então gente, como falei, eu não irei incluir nenhuma grana no meu bolso em um desses dois mobos que citei, simplesmente um amigo meu está com essas dois mobos disponíveis, podendo me dar 1 dar duas, por isso a dúvida de qual das duas escolher, a única grana que eu tenho disponível no momento é pra agregar a mobo uma vga, a 1060 3gb ou rx 570 4gb, são essas as duas mobos i7 4790k + 2x4 ram ddr3 1333mhz + h87mpro placa-mãe ou i5 7400 + b250m d2v placa-mãe + 1x8 gb ddr4 2666mh

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

E qual o processador?! Precisa de processador! Ou vai vir um destes?! Se sim, 4790K sem dúvidas!

Você tá chovendo no molhando sem explicar direito a situação, mas acho que é isso, você vai ganhar um dos kits (cpu, ram, placa-mãe). Então escolha o I7. Cabou o assunto. Pega a RX570 e fechou a conta.

 

Tenha uma boa fonte de alimentação pra levar o conjunto, nada de tabajara (ex: Wisecase, Hoopson e estas demais porcarias com chave seletora de tensão).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Phoenyx disse:

E qual o processador?! Precisa de processador! Ou vai vir um destes?! Se sim, 4790K sem dúvidas!

Você tá chovendo no molhando sem explicar direito a situação, mas acho que é isso, você vai ganhar um dos kits (cpu, ram, placa-mãe). Então escolha o I7. Cabou o assunto. Pega a RX570 e fechou a conta.

 

Tenha uma boa fonte de alimentação pra levar o conjunto, nada de tabajara (ex: Wisecase, Hoopson e estas demais porcarias com chave seletora de tensão).

Isso mesmo, era exatamente essa a minha dúvida, dessas duas mobos, qual pegar, uma thermalthake 500 watts é suficiente? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Phoenyx disse:

@Rondinelli Moura Se você vai ganhar uma das mobos, vai na B250, o problema vai ser enfiar nela um I7 7700 depois.

Tenta pegar as duas na faixa se possível, vende a primeira que tiver oportunidade para patrocinar o CPU na outra.

Lembrando, 4ª geração utiliza DDR3, 6ª e 7ª geração utiliza DDR4.

adicionado 8 minutos depois

@rodrigoxm49 4460 tem 600MHz a menos que o 4790K, não dá pra comparar.

Isso sem contar o turbo, que sobe para 1GHz de diferença, sem OC.

 

Dô de lambuja um 7600K (mais forte) aí para comparação:

 

 

 

Outra comparação interessante, R5 1400 (um pouco mais fraco que o 2400G), 7400 e 4790 (mais fraco que a versão K):

 


 

Procurei pelo teste que colocou acima e não achei. Boa! Imagina que fosse o contrário. DE qualquer jeito, na placa de vídeo que o amigo pretende contratar, a performance será rigorosamente a mesma. No entanto o 4790 realmente tenderá a entregar mais performance se houver necessidade em algum momento.

 

Ainda assim, eu iria no 7400. Imagina vender uma tranqueira de 4790 dessa com DDR3 daqui uns 2 ou 3 anos.

adicionado 1 minuto depois
45 minutos atrás, Rondinelli Moura disse:

Não entendi muito, pois eles incluíram muitos processadores além dos quais eu coloquei em disposição, só realmente queria uma opinião de vocês sobre qual das duas mobos seria melhor para jogos.

Só ler direitinho e vai ver que já respondemos sua pergunta com uma clareza solar. Tem toda informação que você precisa inclusive com vídeos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Phoenyx disse:

@rodrigoxm49 Como não? Tá em vídeo aí.

A 7ª tmb já está morta, então é elas por elas. E na cabeça dos incautos um I7 sempre será melhor que um I5 não importando a geração... rs

Disse que tentei encontrar uma comparação i5 7xxx X i7 4xxx e não encontrei. Agradeci por ter postado! Bom conhecimento, como falei, imaginava que fosse exatamente o contrário do que o vídeo mostrou. Mesmo numa 1080ti.

 

Geração por geração morta, creio que valorizem mais sempre aquilo que é mais moderno, ainda que como provaste, não seja necessariamente melhor. Ainda assim também não será nenhuma grande valorização dentro de alguns anos mesmo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...