Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de kit pra jogar em 75 FPS


Posts recomendados

Boa noite senhores,

 

Estou aos poucos montando meu novo setup e a grana apertou. De toda forma, possuo os seguintes componentes:

 

FX-6300

ASUS M5A78L-M PLUS/USB3

14GB RAM DDR3

SAMSUNG SSD EVO 850

RTX 2060

CORSAIR CX430

HD 1TB

MONITOR LG 29U69G

 

Próximo mês termino de pagar a placa de vídeo e já folga para poder vender o atual kit CPU+MOBO+RAM e substituí-los. Meu objetivo é apenas manter os 75FPS para segurar com o freesync, com o mínimo de stuterring possível - é o que mais me irrita no meu atual setup. Ando vendo vários vídeos de comparações de CPUs mas gostaria de algumas opiniões: alguém aí possui um Ryzen 5 1600? Qual sua opinião sobre ele? Será que é capaz de segurar os 75 FPS em 2560x1080 sem cair muito?

 

Também tenho uma dúvida quanto às memórias. Vale a pena investir em memórias mais rápidas para evitar quedas de frame? Como funciona a relação entre memórias de alta frequência (em relação à mobo) e a frequência base das mobo de entrada? Uma mobo de entrada (chipset A320 por exemplo) é capaz de suportar memórias de 3000MHz? O ganho valeria o investimento?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

Boa noite senhores,

 

Estou aos poucos montando meu novo setup e a grana apertou. De toda forma, possuo os seguintes componentes:

 

FX-6300

ASUS M5A78L-M PLUS/USB3

14GB RAM DDR3

SAMSUNG SSD EVO 850

RTX 2060

CORSAIR CX430

HD 1TB

MONITOR LG 29U69G

 

Próximo mês termino de pagar a placa de vídeo e já folga para poder vender o atual kit CPU+MOBO+RAM e substituí-los. Meu objetivo é apenas manter os 75FPS para segurar com o freesync, com o mínimo de stuterring possível - é o que mais me irrita no meu atual setup. Ando vendo vários vídeos de comparações de CPUs mas gostaria de algumas opiniões: alguém aí possui um Ryzen 5 1600? Qual sua opinião sobre ele? Será que é capaz de segurar os 75 FPS em 2560x1080 sem cair muito?

 

Também tenho uma dúvida quanto às memórias. Vale a pena investir em memórias mais rápidas para evitar quedas de frame? Como funciona a relação entre memórias de alta frequência (em relação à mobo) e a frequência base das mobo de entrada? Uma mobo de entrada (chipset A320 por exemplo) é capaz de suportar memórias de 3000MHz? O ganho valeria o investimento?

 

 

O ideal seria Ryzen 5 2600 + B450/B350 + 16GB de RAM. Se não der...pegue Ryzen 5 1600 + B450/B350 + 8GB de RAM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ryzen 2600 é o caminho que você deve escolher. Ou o 1600, se precisar economizar para comprar outros itens.

 

Sobre memória, fica assim a escala de importância: Dual Channel > Clock Speed > Tamanho

 

Sendo que você precisa de no mínimo 8GB de RAM. Menos que isso, esquece, até porque acho que nem é possível mesmo. o Aconselhável é 2x8GB 3000Mhz. Mas, se não der, pode ir de 2x4GB 3000Mhz e, lá na frente, quando der, mais um pente de 8GB 3000Mhz. Você já tem um SSD, portanto 8GB de RAM para 16GB de RAM não vai mudar nada pra ti.

 

Creio que essa configuração seja suficiente para manter os 75FPS sim. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, dudaskank disse:

Precisa ver também o jogo e qualidade que você joga. Em alguns a Intel se sobressai mais, olhe os comparativos, e talvez pegue um processador Intel equivalente

Qual seria? Não vejo nenhum Intel nessa faixa de preço equiparando.

 

Repare nos testes que às vezes um Intel 8400 até se sai melhor a depender do jogo, mas com mais de 75% de uso de CPU. As vezes batendo 90% e 95%!

 

Enquanto isto, os Ryzen fazem ligeiramente menos frames, mesma coisa ou mais, no entanto ficando entre 40% e 65% de uso.

 

Isso de certo dará uma folga para os Ryzen em breve. Aconteceu o mesmo com Core 2 Duo x Core 2 Quad e Core i5 2500 x Core i5 2600. Mais núcleos e mais threads dentro do mesmo IPC é preferível sempre. No caso, IPC similar entre os Intel mid range e Ryzen mid range.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

 

Muitíssimo obrigado pelas respostas. Acredito que optarei pela opção de 2x4GB 3000MHz, vi em alguns gameplays que o framerate não tem quedas tão bruscas com essas memórias, mas terei que me organizar melhor e pensar um pouco pois estou de olho nas seguintes ofertas

 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-7-2700-asrock-a320m-hd

 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-7-2700-asrock-a320m-hd-8gb-2400mhz

 

https://www.pichau.com.br/pichau-kit-upgrade-ryzen-5-2600-asrock-a320m-hd-8gb-2400mhz

 

Comparado com outros sites, o preço do kit Ryzen 7 2700 está ótimo, mas penso que talvez este processador seja "demais" para meu setup e um Ryzen 5 2600 já fosse o suficiente para meu uso e, dessa forma, esperando mais um pouco quem sabe eu não economizasse mais um pouco... Infelizmente no site não há apenas um kit Ryzen 5 2600 + Mobo por um bom preço se não seria minha opção com certeza hahaha 

 

R$1.300 por um kit Ryzen 5 2600 + placa-mãe + 2x4GB seria THE DREAM

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

49 minutos atrás, rodrigoxm49 disse:

Qual seria? Não vejo nenhum Intel nessa faixa de preço equiparando.

 

 

Acho que hoje, com o Ryzen 5 2600 por R$ 860 na Cissa, o mais perto seria o I5 9400F por R$ 940 na GK Infostore

 

51 minutos atrás, rodrigoxm49 disse:

Repare nos testes que às vezes um Intel 8400 até se sai melhor a depender do jogo, mas com mais de 75% de uso de CPU. As vezes batendo 90% e 95%!

 

 Enquanto isto, os Ryzen fazem ligeiramente menos frames, mesma coisa ou mais, no entanto ficando entre 40% e 65% de uso.

  

Isso de certo dará uma folga para os Ryzen em breve. Aconteceu o mesmo com Core 2 Duo x Core 2 Quad e Core i5 2500 x Core i5 2600. Mais núcleos e mais threads dentro do mesmo IPC é preferível sempre. No caso, IPC similar entre os Intel mid range e Ryzen mid range.

 

Rapaz, falavam o mesmo dos FX da AMD. E mesmo hoje, entre um i5 2500 ou um FX 8300, a maioria acaba indo pro i5 pela performance mesmo.

 

25 minutos atrás, Gabriel Miguel da Costa disse:

Comparado com outros sites, o preço do kit Ryzen 7 2700 está ótimo, mas penso que talvez este processador seja "demais" para meu setup e um Ryzen 5 2600 já fosse o suficiente para meu uso e, dessa forma, esperando mais um pouco... Infelizmente no site não há apenas um kit Ryzen 5 2600 + Mobo por um bom preço.

 

Mas como disse, precisa ver jogo a jogo, caso a caso. No preço não tem nada perto do kit com placa-mãe e memória da Pichau, com o Ryzen 5 2600. Acho que ele está excelente, e será um bom upgrade. Mas repito, veja um comparativo de processadores no jogo que quer jogar. De repente, nem compensa trocar de processador, se o ganho não for razoável.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rodrigoxm49 @dudaskank Intel é melhor para a  maioria dos casos quando falamos de jogos. Isso já foi demonstrado diversas vezes.

Porém, o custo/benefício dos Ryzen é inigualável e, com a maioria das GPUs (e até muitos dos monitores também), a diferença na hora do gamepay é irrisória.

 

@Gabriel Miguel da Costa

Um 2600 é mais do que capaz de levar uma RTX 2060 a 75fps. Diria até que o 1600 também, mas para pender para o lado da segurança, o 2600 acaba sendo a aposta mais segura enquanto também levando em conta os valores. Ainda assim, eu provavelmente compraria o 1600.

Dê uma olhada na Terabyte, Kabum e Cissa Magazine também.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, dudaskank disse:

 

Acho que hoje, com o Ryzen 5 2600 por R$ 860 na Cissa, o mais perto seria o I5 9400F por R$ 940 na GK Infostore

 

 

Rapaz, falavam o mesmo dos FX da AMD. E mesmo hoje, entre um i5 2500 ou um FX 8300, a maioria acaba indo pro i5 pela performance mesmo.

 

 

Mas como disse, precisa ver jogo a jogo, caso a caso. No preço não tem nada perto do kit com placa-mãe e memória da Pichau, com o Ryzen 5 2600. Acho que ele está excelente, e será um bom upgrade. Mas repito, veja um comparativo de processadores no jogo que quer jogar. De repente, nem compensa trocar de processador, se o ganho não for razoável.

Justamente para não cair no erro dos que diziam isto na época dos FX (nunca estive nesse time, último AMD decente antes dos Ryzen foi a linha Phenom II), eu tive o enorme cuidado de mencionar na minha postagem que estamos a falar de processadores com desempenho por clock e por núcleo muito parecidos

 

No caso dos I5 e FX, as diferenças citadas acima sempre foram brutais e qualquer pessoa com bom conhecimento sabia que, visto isto, os FX jamais seriam superiores aos i5 em aplicações não otimizadas para utilização necessária de muitos núcleos, mas somente e tão somente por desempenho por clock. Jogos é um exemplo de aplicação assim.

 

No momento, pela diferença de desmpenho por clock e por núcleo ser próximo a irrelevante, é possível afirmar com facilidade que assim que os Intel com 6 núcleos, mas sem hyperthreading, atingirem seu limite de uso de CPU, o que é observável já ocorrer em vários jogos, os Ryzen terão uma performance superior. Pode ser muito ligeiro, é verdade, mas é o que já está a ocorrer.


 

 

adicionado 3 minutos depois
22 minutos atrás, Kris Wannieg disse:

@rodrigoxm49 @dudaskank Intel é melhor para a  maioria dos casos quando falamos de jogos. Isso já foi demonstrado diversas vezes.

Porém, o custo/benefício dos Ryzen é inigualável e, com a maioria das GPUs (e até muitos dos monitores também), a diferença na hora do gamepay é irrisória.

 

@Gabriel Miguel da Costa

Um 2600 é mais do que capaz de levar uma RTX 2060 a 75fps. Diria até que o 1600 também, mas para pender para o lado da segurança, o 2600 acaba sendo a aposta mais segura enquanto também levando em conta os valores. Ainda assim, eu provavelmente compraria o 1600.

Dê uma olhada na Terabyte, Kabum e Cissa Magazine também.

 

Nem entrei na discussão de custo/benefício. Minha discussão foi outra. Desempenho por clock, por núcleo e uso de CPU. Discussão que parece ser ignorada pelas pessoas, mas que dá boa impressão do que vai acontecer em jogos onde um E8400, por exemplo, atingir 90% de uso. O que já ocorre.

 

Teste abaixo. Observem bem os detalhes incríveis que este teste conta para bons observadores.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...