Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Bateria eletrônica - Problema com pads (Arduino + microDrum)


Posts recomendados

Olá pessoal, estou montando uma bateria eletrônica caseira, depois de bastante pesquisar encontrei o projeto microDrum, a princípio este me pareceu bem produzido e com bastante funções, a medida que fui  me aprofundando percebi que faltam muitas informações, a documentação é fraca.
Consegui instalar no Arduino, montar o circuito com o multiplexador, consigo rodar o programa de configuração, consigo receber os dados no programa.
Porém não consegui usar nada relacionado a VST nele, até o momento não tive nenhuma saída de audio do sistema, e ainda não trabalhei com uma porta MIDI padrão, espero não ter problemas.
O site cita o "DrumScope" mas não há qualquer instrução, não consigo fazer funcionar.

 

Enfim, creio que o maior problema no momento sejam os pads.
Eles estão dando múltiplos disparos ou então ficam tão lentos que perdem batidas, não consigo achar um ponto de bom funcionamento.
Por falta de instruções eu não entendo bem o que faz cada uma das configurações.
Comecei a ficar preocupado com a construção do pad em si, estou usando uma bateria de treino como base, nela colei esponja, depois uma chapa de aço e depois uma borracha.
O piezo ficou colado na chapa de aço.
Estou preocupado que esta chapa de aço seja o problema, por ser muito pesada, tem em torno de 220g.

 

O que vocês acham?
Agradeço qualquer ajuda ou informação.
Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Imagens valem mais que palavras. Videos, mais que imagens... ideais, mais que ideias. . imaginação fértil ou... mrd na cabeça.. quase a lesma lerda kk Ah.. dá um tempo.. hj é sexta super!😁

 

Agora sério.. Pra ajudar quem for te ajudar publique desenhos, esquemas, fotos e afins do seu projeto. Links da net pode até ser mas são genéricos e podem não traduzir a sua realidade.

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tu é um sarro Isadora! As vezes eu acho que você nem existe! Deve ser um bot aqui do site!
hahahahah

Estás certa!

Seguem as imagens.

 

O circuito é o mesmo do diagrama, porém usei somente 1 mux.

E a tem uma diferença que é aquele resistor de 1M do lado esquerdo, entre as linhas azul claro e vermelho, eu não entendi aquela ligação e deixei sem a princípio, o piezo está conectado direto entre o gnd e a entrada do mux.

Ah, eu não tinha o CD4851 então estou usando o CD4051, acredito que não chegue a ser problema.

 

O gato não faz parte do circuito mas quando ele está perto parece que minha vontade de meter o martelo nessa m.... toda diminui!
hahahahah
 

Obrigado pela atenção!
Bom *****... quer dizer... FDS.... hahahaha

Circuit.png

osc pad direct.jpg

Pad side.jpg

Arduino + Mux.jpg

Pad front.jpg

Training Drum.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Projeto bacana. Como funciona? O piezo é o sensor? Quase que como um microfone? O sinal tem amplitude suficiente pra o ad do mc? O tal drumscope me parece algo como um osciloscópio. você consegue ver as batidas nele? Não? E que tal se usasse a entrada de microfone do seu pc e um programa gravador ou de 'osciloscópio' qualquer? O que o mc faz? Usa o conversor ad ou comparador ou só digital mesmo? Ele vai conversar com a midi do pc? há anos não vejo esta entrada em pc. Seria algum conversor usb midi? (googlei ... e não é que existe mesmo?) Algo como vai saber de onde vem a batida e enviar o comando apropriado pro pc tocar o som apropriado?

 

Mais perguntas que respostas eu sei. Mas podem ser usadas pra sua reflexão e de quebra matar alguma curiosidade minha e de algum navegante.

 

Enfim algo sólido...

Em 26/04/2019 às 02:44, ChicoCybergoth disse:

esta chapa de aço seja o problema, por ser muito pesada

de fato a chapa pode estar absorvendo. Tente uma mais leve ou menor. Ou, depois da análise supramencionada, cogite amplificar o sinal com ampop.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como funciona?

Creio que o Arduino leia as entradas faça seus cálculos misteriosos e entregue sinais MIDI.

 

O piezo é o sensor?

Isso, vai um piezo em cada pad.

 

Quase que como um microfone?

Exato.

 

O sinal tem amplitude suficiente pra o ad do mc?

O circuito e o firmware e são feitos já esperando a ligação direta do piezo, então sim,

Dependendo do tamanho da pancada vai bem acima dos 5v.

 

O tal drumscope me parece algo como um osciloscópio. você consegue ver as batidas nele? Não? E que tal se usasse a entrada de microfone do seu pc e um programa gravador ou de 'osciloscópio' qualquer?

Não consigo fazer o Drumscope fazer nada, não reage a nada.

Acho que não compensa usar entrada de audio do PC se eu tenho um osciloscópio, além do mais, a entrada de audio não vai aceitar bem as tensões do piezo.

 

O que o mc faz? Usa o conversor ad ou comparador ou só digital mesmo?

O firmware aceita várias configurações, mas para piezo e afins ele usa o AD juntamente com os mux analógicos.

 

Ele vai conversar com a midi do pc?

O software faz umas paradinhas por si só mas também tem opção da porta MIDI padrão.

 

há anos não vejo esta entrada em pc. Seria algum conversor usb midi? (googlei ... e não é que existe mesmo?)

Sim, eu tenho o conversor, é bem simples.

 

Algo como vai saber de onde vem a batida e enviar o comando apropriado pro pc tocar o som apropriado?

Isso é o próximo passo, é fácil, o problema que tenho é bem antes.

 

Mais perguntas que respostas eu sei. Mas podem ser usadas pra sua reflexão e de quebra matar alguma curiosidade minha e de algum navegante.

Sim, mas eu entendo um pouco mais que o básico, mas realmente não estou sabendo entender onde está o problema aqui.

Te agradeço pela atenção, por hora estou na mesma.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
13 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Não consigo fazer o Drumscope fazer nada, não reage a nada.

Acho que não compensa usar entrada de audio do PC se eu tenho um osciloscópio

Desculpe mas não havia lido que possuia um osc. Neste caso, você tem a faca e o queijo na mão. Se vês o sinal no osc mas não no tal desconhecido drunscope, acho que já tens algo com o que trabalhar.

 

Digamos que este seja o foco...

Em 26/04/2019 às 02:44, ChicoCybergoth disse:

Eles estão dando múltiplos disparos ou então ficam tão lentos que perdem batidas, não consigo achar um ponto de bom funcionamento.

Defina melhor "bom funcionamento". Talvez pros multiplos disparos você deve avaliar algum filtro R&C simples... o que pode influenciar negativamente no "perdem batidas". O osc e o entendimento total tanto do hw como do sw são os ingredientes que te guiarão ao sucesso. O hw, verifique a chave analógica, capacitor de desacoplamento, -V no pino pode ajudar, layout, ruídos, alimente as chaves com fonte separada... O sw, verifique as temporizações, sincronismos, leitura na hora certa, valores...

 

Se tiver esquema "de verdade", publique

 
Complementando...
Em 26/04/2019 às 02:44, ChicoCybergoth disse:

usar nada relacionado a VST nele

wtf vst?

 

Em 26/04/2019 às 16:09, ChicoCybergoth disse:

resistor de 1M do lado esquerdo, entre as linhas azul claro e vermelho, eu não entendi aquela ligação e deixei sem a princípio

não colocou o 1M?.. coloque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Desculpe mas não havia lido que possuia um osc. Neste caso, você tem a faca e o queijo na mão. Se vês o sinal no osc mas não no tal desconhecido drunscope, acho que já tens algo com o que trabalhar.

Sim, eu coloquei uma imagem.
Drumscope não funciona.

Estou aqui pedindo ajuda justamente pois mesmo tendo "a faca e o queijo na mão" não estou sabendo fazer.

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

você deve avaliar algum filtro R&C simples

O circuito e as instruções oficiais não incluem isso, então creio que não devesse ser necessário.
http://microdrum.altervista.org/wiki/index.php?title=How_to_Build/Setup_a_microDrum

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se tiver esquema "de verdade", publique

Verdade, my bad...
http://microdrum.altervista.org/blog/downloads/microDRUM_v0.7-Schematic.pdf

 

13 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

não colocou o 1M?.. coloque.

Não entendo onde ou como colocá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Sim, eu coloquei uma imagem.

Não sei se deveria saber que era oriunda do seu osc

 

10 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

então creio que não devesse ser necessário

ok... não analise.

 

10 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

pedindo ajuda justamente pois mesmo tendo "a faca e o queijo na mão" não estou sabendo fazer.

 

Em 29/04/2019 às 19:04, ChicoCybergoth disse:

eu entendo um pouco mais que o básico

Oportunidade pra avançar um pouco mais que um pouco mais que o básico.

Um empurrãozinho...

10 horas atrás, ChicoCybergoth disse:

Não entendo onde ou como colocá-lo.

Circuit.png

quadradinho verde escrito 1M. No esquema R1,R2,R3

 

Dicas derradeiras óbvias e genéricas:

Consulte a net e veja se alguém já teve sucesso total com este projeto.

Consulte o autor ou blogs ou foruns sobre ele

Dica derradeira pessoal

Penso que a impedância esta alta pra entrada ad do mc. Considere um seguidor de tensão. Já sei... o projeto original não fala nada disso... então... boa sorte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...