Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chuveiro elétrico sem aterramento


Posts recomendados

Considerando que não é seguro utilizar um chuveiro elétrico sem aterramento e, eu moro em um prédio que não possui opções de aterramento. A opção menos pior, seria comprar um chuveiro com resistência blindada e deixar o fio terra isolado e desconectado? Ao invés de conectá-lo ao neutro, como muitos fazem.

 

Se for proibido postar sobre chuveiros elétricos neste fórum, me perdoem.

 

Obrigado pela atenção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui a casa tem instalação antiga e os 2 chuveiros não tem aterramento, e nunca tivemos problemas. Só evitamos tomar banho durante tempestades com muitos raios, e situações de clima extremo com ventos, oscilação de tensão, etc. E usar o neutro como aterramento (muito "eletricista" faz isso) é insanidade. Deixa isolado e pronto, liga o neutro e fase e segue o baile. Mas só evita de tomar banho durante tempestades com raios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso não é difícil de contornar, já fiz tres processos diferentes, o primeiro foi quando eu precisava do terra e não tinha, ai fiz um burao pequeno até achar a ferragem da estrutura do prédio, depois enrolei um fio na ferragem, isolei e cobri com massa, o segundo foi no sobrado onde morei, como era meu, quebrei atras do rodapé para não ter que trocar o piso, fiz um buraco na parede, enfie um vergalhão no solo, deixando um espaço para bater a marreta, enrolei um fio 2,5 bem apertado na ponta do vergalhão (aquele cobreado) isolei com fita e quebrei até o andar de cima, bem pouquinho só o suficiente para a passagem do conduit, levei até o lage superior ou forro como se chamava antigamente, levei o fio até o chuveiro, desci sobre o ponto já existente para ele e pronto, o terceiro é no apto onde moro atualmente, quando comprei ele há 15 anos atras, percebi os choques no registo do chuveiro mas como o apto tinha fio terra pensei que poderia estar interrompido fora dele, como o meu fio terra desce até o painel dos relógios e eles ficam fronteiriços a uma especie de depósito foi fácil, furei de dentro do quadro para o "quartinho", depois quebrei até em baixo, coisa de menos de 2 metros, fiz como na minha sala, por tras do rodapé para não ter que repor, enfiei o vergalhão na parede e parou os choques, engraçado que o que desce do meu apto, está ligado no geral, mas só parou com os choques depois que acrescentei esse a ele.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Ricardov disse:

Sim, pode usar um chuveiro blindado. Quanto ao aterramento tem que inspecionar. Certamente está disponível no quadro geral, teria que ver a possibilidade de instalar até o apartamento.

Então o chuveiro de resistência blindada seria a melhor opção que eu tenho, pois não tenho aterramento disponível neste prédio antigo. E sim, já verifiquei nos quadros de energia geral do prédio e também perguntei para o pessoal que faz de tudo aqui no prédio, eles falaram que os quadros de energia são da época da construção do prédio e não possuem aterramento, além de serem monofásicos e 220v. Sou de Brasília.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Ricardov disse:

@ivanoize  para melhorar a segurança instale da instalação instale um IDR (interruptor diferencial-residual). O aterramento é obrigatório, o síndico tem que se mexer ou pode ser responsabilizado em caso de acidente.

Ricardov...gostei dessa,o síndico tem que se mexer, pois bem levei ao problema a ele e a resposta foi: aqui em casa está tudo certo, ninguém reclamou...ai um morador chegou a comentar: Quando for tomar banho use um saco plástico, por Deus que isso ocorreu, como eu tenho o conhecimento, não quis polemizar naquele momento, pedi autorização, comprei o material na conta do prédio e fiz o serviço....concordo com você sobre isso, mas em uma demanda recente que fiz contra o prédio, sobre outro assunto, a juiza falou na maior: Quantas aptos tem no prédio, respondi x, quantos reclamaram? Eu..só o senhor? Então venda o apto e se mude...já acionei o prédio por diversas vezes e mesmo embasado em provas robustas, a resposta é sempre a mesma, quantos moram e quantos reclamaram...por tudo que é sagrado..segundo a justiça o prédio é soberano, até desvios financeiros se a maioria não acionar não prospera nem no prédio nem na justiça....me arrependo até hoje de vender meu sobrado por essas e outras...mas apto tem os prós e toda vez que posso enfio a vara neles, juridicamente falando, posso não ganhar mas atazano....kkkkkk....e vou descontando o fio terra...hahahaha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Ricardov disse:

@ivanoize  para melhorar a segurança instale da instalação instale um IDR (interruptor diferencial-residual). O aterramento é obrigatório, o síndico tem que se mexer ou pode ser responsabilizado em caso de acidente.

Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Ricardov disse:

@misterjohn tem essas filigranas jurídicas, mas se alguém morrer ou ficar com sequelas por causa de um choque o síndico pode ser responsabilizado por não ter tomado providências que lhe cabiam e das quais não pode se omitir.

@ivanoize são formas de minimizar o risco.

No Brasil??? Vou te citar um exemplo famoso, aqui em Santos, tem um restaurante que se esparrama pelas calçadas como todos, estava em obras, o síndico diz que pediu para o restaurante paralizar as atividades por risco de acidentes, pois bem, ele não fez isso e continuou a operar...a marquize ruiu e matou um cliente, ai interditaram o local, mas para o cara não ficar parado liberaram para explorar o comercio o deck em um local da praía que é público, passou se o tempo, ninguém foi preso ou responsabilizado, e capaz de terem culpado o morto como é praxe nesses casos.

Isso foi em 2001 em um dos bairros mas valorizados de Santos em sua principal praça inclusive.

1 hora atrás, ivanoize disse:

Então as melhores opções que eu tenho (considerando que não tenho opções de aterramento) são: chuveiro com resistência blindada (instalado com o fio terra isolado e desconectado) e o IDR? 

Todos os chuveiros deveriam vir com resistência blindada (dessas usada em banho maria de restaurantes) essa dura mais e não convem, as outra são só encaixadas dão mal contato e duram pouco, eles ganham mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, lnpott disse:

Em prédios antigos isso é um problema, infelizmente.

 

Acho que você não terá escolha pois essa "tática" de usar o neutro como terra é loucura.

 

Lembrei que uma vez estava no chão do box do chuveiro e não sabia como havia parado ali. Isso tem mais de 25 anos e acho que foi por causa dessa gambiarra feita por eletricista.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O neutro é um condutor que não deve passar corrente nele, assim como outro que também usam e não pode de forma alguma é o cabo de para-ráios de prédio, daqueles instalado perto de janelas de sala ou quarto (prédios altos mas com cômodos pequenos como quarto e sala e kit) isso pode a vir matar alguém.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um profissional não faria isso nunca, profissional não é aquele que vive de uma atividade, e sim aquele que a realiza dentro das técnicas necessárias, de acordo com a norma técnica, realizando o trabalho com capricho porque o visual faz parte, utilizar ferramentas adequadas e após o trabalho limpar e  guardar as ferramantas e também com o recinto onde trabalhou...o resto é biscateiro, porco, e todos devem fugir...bom profissional também não é o que cobra caro, e sim o que cobra o preço justo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ricardov disse:

Isso é errado e perigoso, como pode ser visto em qualquer apostila/livro de instalações elétricas, no manual do aparelho e na própria norma técnica. Tenho o cuidado de repassar informação útil e correta.

 

Bom acabou de me ocorrer que se faltar o neutro ou acontecer o que chamam de meia fase realmente em um chuveiro a corrente vai para a carcaça e dessa pode eletrificar o box se estiver úmido quem sabe podendo matar.

 

Lembrei que eu já me percebi desacordado no box com a água caindo em cima de mim há muitos e muitos anos sem saber como fui parar naquela situação. E aqui já faltou o neutro uma ocasião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Repetindo o que já disse, o neutro não é para circular corrente, o que pode fazer, caso seu encanamento seja de ferro, o que praticamente não existe mais, seria enrolar um fio de cobre no cano do chuveiro para servir de terra, mas teria que ter certeza que é ferro, prática não aconselhável, mas as vezes provisoriamente...agora eletrificar o box é meio difícil porque este não tem contato com a tubulação nem com a fiação, o que deve ter ocorrido é uma descarga por algum ponto em você e finalizando na estrutura do box, como está parafusada no chão, na parede, a umidade, mas essa estrutura de aluminio tem muita resistência ohmica e pouca condutividade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 26/04/2019 às 14:26, Ricardov disse:

@misterjohn tem essas filigranas jurídicas, mas se alguém morrer ou ficar com sequelas por causa de um choque o síndico pode ser responsabilizado por não ter tomado providências que lhe cabiam e das quais não pode se omitir.

@ivanoize são formas de minimizar o risco.

Certo, eu vou esta semana instalar um chuveiro eletrônico com resistência blindada e, vou deixar o fio terra dele isolado/desconectado, pois eu acho que não tenho aterramento disponível no meu apartamento. Apesar de um morador antigo e que já foi síndico, ter me dito que o prédio possui um aterramento TN-C, e eu poderia conectar o terra do chuveiro no neutro, desde que a bitola fosse 10mm. Se eu for levar em consideração essas informações que ele me passou: eu nem tenho certeza se tem mesmo o aterramento TN-C, é um dos piores tipos de aterramento, a bitola dos fios que vem do medidor até o disjuntor no quadro do apartamento é de 6mm (velhos e rígidos), do disjuntor ao chuveiro 6mm também (novos e maleáveis). Então mesmo que tivesse esse tipo de aterramento, eu ainda não teria os requisitos mínimos de 10mm para tal e, este tipo de aterramento com tudo correto, oferece perigo se o neutro se romper.

 

Portanto, considerando todas essas informações, a falta delas e limitações financeiras. Nestas condições, devo instalar o chuveiro de resistência blindada com o terra do mesmo isolado e desconectado, ao invés de conectar o terra no neutro? Visando desta forma reduzir riscos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ivanoize queremos ajudar, mas à distância existe uma limitação. Teria que ter mais informação dessa instalação. O fato dos fios serem sólidos não afeta nada, eram muito usados até a década de 90. Quantos fios tem no quadro do medidor? Quantos fios vem do medidor para o quadro? Se possível poste fotos. Quando esse prédio foi construído? Veja com o síndico se o condomínio tem uma empresa responsável pelo pára-raios, eles podem informar se existe aterramento. Veja se o condomínio tem o projeto elétrico do prédio. A norma de instalações elétricas exige a instalação do DR para circuitos de áreas úmidas há mais de vinte anos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ricardov disse:

@ivanoize queremos ajudar, mas à distância existe uma limitação. Teria que ter mais informação dessa instalação. O fato dos fios serem sólidos não afeta nada, eram muito usados até a década de 90. Quantos fios tem no quadro do medidor? Quantos fios vem do medidor para o quadro? Se possível poste fotos. Quando esse prédio foi construído? Veja com o síndico se o condomínio tem uma empresa responsável pelo pára-raios, eles podem informar se existe aterramento. Veja se o condomínio tem o projeto elétrico do prédio. A norma de instalações elétricas exige a instalação do DR para circuitos de áreas úmidas há mais de vinte anos.

Eu compreendo que sem informações limita o tipo de ajuda. Eu fui atrás dessas informações com o síndico, subsíndico e alguns funcionários do prédio. E muito infelizmente eu não consegui quase nada relevante. E até por isso eu nem conto com a possibilidade de ter um aterramento (embora o subsíndico tenha dito aquilo sobre um aterramento TN-C), e vim aqui perguntar, considerando essa situação que descrevi ao longo do tópico, se ao instalar esse chuveiro com resistência blindada, devo conectar o terra dele no neutro ou deixo o terra isolado e desconectado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...