Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Windows Congelando ao Iniciar


Ir à solução Resolvido por Rodrigo Vane,

Posts recomendados

Boa noite amigos.

 

Meu computador tem ligado corretamente, mas há um problema que passou a acontecer recentemente e que tem feito meu windows não responder a nenhum comando. O mouse ainda funciona, mas eu clico e nada acontece, somente após um intervalo que varia entre 1 e 3 minutos o windows obedece. Quando digo windows me refiro tanto às funções do

windows, tais como abrir uma pasta ou o menu iniciar (o do símbolo do windows), quanto os aplicativos diversos como Google Chrome ou qualquer outro. Nenhum deles responde por um tempo considerável. 

 

Abri o gerenciador de tarefas, que também demora bastante para aparecer, e ele me mostra um Disco no 100%, mas sem qualquer razão aparente. Eu já sei que quando não usamos uma SSD realmente a inicialização possa levar o computador a atrasar algumas respostas, mas isso é depois da inicialização. Eu suspeitei que algum anti-vírus/anti-malware meu estivesse programado para fazer a varredura ao inicializar, mas não é o caso.

Também chequei se o HD estava cheio demais, até porquê HD lotado causa lentidão,mas de 1TB, somente 149GB estão sendo usados.

 

 

O que pode ser? Meu computador possui um processador i3-4170, placa-mãe ASRocK H81M-HG4, placa de vídeo ASUS GTX 1050 e RAM 1x8GB Corsair.

 

Meu PC funcionava perfeitamente até certo tempo atrás, esse problema começou faz um mês. Pensei que fosse algo temporário, mas persistiu até agora e decidi buscar a ajuda de vocês. O que pode ser?

Nota: Suspeito de vírus, vou fazer a limpeza e posto aqui os resultados.

 

The problem right now.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Vane Instale e execute o software HD Sentinel (na sua versão trial mesmo), ele mostra a saúde e perfomace do seu HD. HD bom as duas barrinhas fica 100% (verde) HDs com problemas a barrinha sáude e/ou perfomace fica abaixo dos 70% e aparece um aviso de alerta em vermelho. Fácil de usar!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Paulo Fagotto disse:

@Rodrigo Vane Instale e execute o software HD Sentinel (na sua versão trial mesmo), ele mostra a saúde e perfomace do seu HD. HD bom as duas barrinhas fica 100% (verde) HDs com problemas a barrinha sáude e/ou perfomace fica abaixo dos 70% e aparece um aviso de alerta em vermelho. Fácil de usar!

Top então colega, vou usar esse programa e posto aqui o resultado!

 

4 horas atrás, MrNobody disse:

@Rodrigo Vane Umas das ultimas atualizações do windows entrou em conflito com os antivirus, se você está usando algum desative-o.

 

Não sei se eles já corrigiram ou não, porque já faz cerca de 20 dias.

Eu não sabia disso. Eu uso o Panda anti-vírus e o AntiMalwareBytes, mas eu tenho outro computador e isso não acontece nele. Vou fazer aquele teste do HD e passar os antivirus também. Mas é bom saber desse conflito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Paulo Fagotto Colega, eu fiz o teste e o HD está ok. VOu deixar a imagem aqui em baixo:

 

Os travamentos ocorrem quando tento executar uma ferramenta de algum aplicativo já aberto que não tenha sido usada ainda. Acham que pode ser algo relacionado à RAM?

Edit: Explicando melhor, se eu estou com o windows aberto e clico para abrir o menu de acesso rápido vai demorar consideravelmente para abrir essa nova janela, mas uma vez aberta ela não demorará mais para abrir.

 

Estou passando o anti-vírus, vamos ver.

The problem right now.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/05/2019 às 13:33, Rodrigo Vane disse:

Bom dia pessoal!

Mandando essa mensagem só para não acharem que eu já resolvi o problema e abandonei o tópico. Acontece que ainda não voltei a usar o computador defeituoso para confirmar se as soluções realmente se aplicaram. Deixarei vocês cientes assim que conseguir mexer no aparelho.

Boa tarde pessoal!

Cheguei aqui para resolver a questão do computador e a situação piorou. Agora ele está literalmente congelando ao entrar. O mouse funciona, mas não consigo clicar em ícone nenhum. Aquelas funções básicas que são iniciadas com o windows estão demorando uma eternidade para funcionarem. 

 

Estou considerando formatar, reinstalar o windows e tudo nele, mas tenho arquivos que não posso perder e simplesmente não consigo mais entrar no "arquivos" porque nada responde.

 

O que pode ser isso? Há alguma outra coisa que posso tentar?

 

Obrigado pela atenção e deixarei vocês atualizados.

adicionado 17 minutos depois

Mais uma coisa.

Eu teclei Ctrl+Short+Del durante este travamento e momentos depois o gerenciador de tarefas abriu mostrando esses processos. Vocês conseguem seguem identificar algum aí que seja algum programa nocivo?

IMG_20190505_141829_339.jpg

adicionado 25 minutos depois
Em 28/04/2019 às 15:54, mick 07 disse:

Pra resolver seu problema de HD 100:

 

 

Estou experimentando estas soluções agora. Mas abrir o prompt de comando no modo admin está extremamente demorado. Vai levar uma década.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para acessar e copiar seus arquivos use um pendrive bootável com Linux, sem instalar. O Linux roda a partir do pendrive e permite acessar o HD. Também pode usar o Mini XP que tem no Hiren´s boot, um conjunto de utilitários. Teste esse HD com HDTunePro, abas Health e Error scan. Tente executar o Windows em Modo de Segurança. Antes de formatar pode tentar Reparar usando um pendrive de instalação no boot.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ricardov Eu conversei com um amigo meu e ele sugeriu exatamente isto que você falou. Vou entrar em modo de segurança para ver se esse problema ocorre. Se não acontecer então uma reinstalação do Windows, a que elimine as configurações atuais e mantenha as de fábrica, resolveria o problema.

 

Se estiver congelando mesmo no modo de segurança eu vou ter que formatar geral, nesse caso uso o Linux para acessar o HD e pegar o que não pode ser perdido e então formatar.

 

Eu ainda quero resolver este problema sem ter que formatar. Talvez uma reinstalação do Windows de conta. Vamos torcer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde a todos.

 

Acabei de entrar no computador no modo de segurança e o erro persiste mesmo neste modo. Nesse caso a reinstalação do Windows não resolveria o problema, resolveria?

 

Pensei que tudo estaria claro uma vez que eu conseguisse utilizar normalmente no modo de segurança. O que posso fazer?

 

Nota: Ele abre mais rápido no modo de segurança, mas ainda assim congela, mesmo na inicialização. Só é menos pior

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Ricardov disse:

Teste o HD. Se o HD estiver bom use o Linux para ver se ocorrem travamentos ou tente Reparar o Windows. Veja se não tem capacitores estufados ou muita poeira na placa.

É eu estou com o PC aberto aqui agora. Aplaca mae está ok. Troquei os cabos de alimentação e de canal com o HD e não mudou nada. 

 

Eu fui burro, ia pegar o Linux aqui nesse PC, mas ele tá inutilizável. Nada funciona normalmente. Não consigo nem fazer o teste porque simplesmente nada abre. Vou espetar o pen-drive com Linux bootavel e ver. Se mesmo neste modo travar o que quer dizer? HD defeituoso mesmo?

 

Se o HD estiver defeituoso tudo bem eu compro outro, mas eu não vou entender o porque dele ter passado no teste que fiz com o programa HD Sentinel...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Ricardov disse:

@Rodrigo Vane  sim, se travar com o Linux indica algum problema de hardware, pode ser a placa-mãe, HD, memórias, etc. Veja também se as temperaturas estão normais, aquecimento excessivo pode provocar lentidão.

Entendi. Realmente.

 Colega. Há um teste que ainda posso fazer. E se eu trouxer o HD do outro computador e rodar ele neste PC. Neste caso, se rodar tranquilamente, poderei confirmar que não há problemas fora do HD. Mas se por acaso ele der problemas então o HD não seria o problema e sim outro hardware. Em um cenário como estes qual outro componente poderia causar este travamento? A memória RAM?

 

Obs: Comprei todas as minhas peças da Kabum e no começo eles haviam me mandado dois componentes defeituosos DUAS VEZES SEGUIDAS (enviaram com problema e na hora da troca mandaram mais um defeituoso, no caso foram a placa-mãe e a placa de video). Por isso que não descarto a possibilidade de um hardware com problema. Mas não tive problemas desde então. Qual componente poderia causar lentidão no computador além do HD.

 

Nota: A placa-mãe não está com capacitores estufados ou qualquer sinal de dano. O mesmo para a placa de vídeo, embora a placa de vídeo tenha estado mais quente que os outros componentes não acho que tenha sido nada fora do normal. Aliás quais temperaturas seriam consideradas fora do normal a ponto de dar defeitos?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Colocar o HD de outro PC não dá certo porque haverá incompatibilidade de drivers. Pode levar esse HD para outro PC, instalar como HD secundário e fazer o teste com o HDTunePro como sugeri. Eu acho muito mais simples usar o Linux ou o WinPE.

Para temperaturas use um software para monitorar como CPU-z e poste aqui as telas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, Ricardov disse:

Colocar o HD de outro PC não dá certo porque haverá incompatibilidade de drivers. Pode levar esse HD para outro PC, instalar como HD secundário e fazer o teste com o HDTunePro como sugeri. Eu acho muito mais simples usar o Linux ou o WinPE.

Para temperaturas use um software para monitorar como CPU-z e poste aqui as telas.

 

Mas aí que tá, não posso mais usar nenhum software. Vou com o Linux mesmo porque qualquer funcionalidade no windows está brutalmente comprometida. Amanhã testarei com o Linux e postarei aqui o que acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde pessoal!

Tenho boas e más notícias. A boa é que rodei a versão experimental do Ubunto pelo meu pen-drive e está rodando perfeitamente, mesmo usado ele naquele computador defeituoso. Agora a má é que iniciei o processo de instalação e o Linux não detectou um sistema operacional neste computador sendo que eu tenho sim o Windows 10 instalado desde sempre. Ele alerta "Atualmente não foi detectado nenhum sistema operacional neste computador. O que gostaria de fazer?" (Deem uma olhada no anexo )

Agora estou querendo criar uma partição de uns 200GB para colocar o Ubuntu e ver se roda tranquilo, se rodar então uma reinstalação do windows poderá ser a solução, caso contrário então o HD pode estar realmente com problemas e deverei comprar um novo.Boa tarde pessoal!
 

IMG_20190507_150240_199.jpg

adicionado 36 minutos depois

EDIT . Estou fazendo esta atualização rápida para vocês porquê acabei de tentar particionar o meu HD para colocar o Ubuntu e não me foi permitido. Reparem nas imagens.

 

Tentei acessar os arquivos do computador e estou sendo bloqueado porque alerta falta de arquivos e coisas do tipo. Para mim isto e sinal de arquivo corrompido ou componente defeituoso. Para mim o que resta agora e enviar a minha maquina para o tecnico para que ele pelo menos recupere os arquivos e, se ele puder confirmar o problema no HD, que eu compre um novo.

IMG_20190507_153744_835.jpg

IMG_20190507_152058_461.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Ricardov disse:

@Rodrigo Vane  antes de instalar acesse o HD com o Ubuntu Disk Utility e veja como está o particionamento.

Eu estou usando a versão experimental do Ubunto pelo meu pen-drive aqui, eu não cheguei a encontrar esse programa. Aqui tem o "Disk Usage Analyser, o "Gparted" e o "Disks". Pelo Gparted eu pude ver que as partições estão como eu esperava que estivessem, quase 1TB para o windows e algumas menores. Da uma olhada, vou postar a imagem aqui. Sendo que as partições que mostram aquele símbolo de alerta vermelho não me permitem alterá-las. Não posso sequer reduzi-las para criar um espaço limpo para instalar o Ubuntu.

IMG_20190507_162409_221.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Ricardov disse:

@Rodrigo Vane seria o Disks. No Gparted você consegue mexer com essas partições, mas veja uns tutoriais antes para não dar zebra. Com o Linux o PC funciona corretamente? esse disco tem arquivos importantes ou tem backup?

Sim tem fotos de família, mas nunca fizemos backup. Sempre pecamos nisso.

 

Eu conversei com o pessoal aqui e achamos melhor mandar para um técnico. Esse problema foi se deteriorando com o tempo, me lembro até de ter falado aqui que os programas só "demoravam para abrir", papo de uns 5 minutos. Agora aumentou para quase uma hora para conseguir usar as coisas. Um declínio gradativo desses pode bem ser problema de hardware. O Linux (Ubuntu) está funcionando bem, mas estou usando ele a partir do meu pendrive, sem usar uma partição do HD, pelo menos sabemos que os outros componentes estão funcionando bem. É até um alívio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal!

 

Queria atualizar vocês com as últimas notícias. Mandamos o computador para um técnico e realmente o problema estava no HD. O técnico disse que o HD está com Bad Block e que a origem do problema é física. Eu me perguntei se a origem realmente é essa, até porque li que se a origem do Bad Block foi pelo bug de algum programa então a solução é até simples. Mas estou convencido de que realmente o problema foi de origem física, afinal se todo esse desfecho fosse de origem digital então nós teríamos conseguido chegar a uma solução breve aqui.

 

Estamos trocando o HD e o técnico vai tentar recuperar os arquivos. Até onde sei esse problema impede o acesso aos arquivos dependendo de onde estejam. Espero que de tudo certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Solução

Boa tarde colegas!

Pra mim este tópico já havia sido fechado pelos administradores, fiquei surpreso que não. Suponho que ainda falte a conclusão final do desfecho. Então vamos lá:

1 - O problema foi no HD interno do computador. Recebeu Bad Block físico e se tornou extremamente lento.
2 - Não sabemos o que causou o Bad Block, mas provavelmente foi alguma pancada que o computador recebeu durante a obra que foi feita no cômodo que o computador se encontrava.

3 - Enviamos para o conserto e o HD foi completamente trocado, compramos um de mesmo tamanho, porém de marca diferente (não vou conseguir dizer qual marca) e conseguimos recuperar a maioria dos arquivos, ficamos aliviados por isso.

4 - O computador roda normalmente e não tivemos mais problemas.

Agradeço a todos que se propuseram a ajudar na solução do problema e agradeço ao fórum por ter permitido que o post ficasse em aberto por tanto tempo.

Um forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...