Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte dupla com único trafo com center tap


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

É o seguinte, estou montando uma fonte de bancada ajustável, tenho um trafo de 15+15 x 10A, estava pensando se existe uma possibilidade de montar uma fonte assimétrica usando este trafo, "dividindo" a saída deste trafo em duas fontes, de maneira que eu possa liga-las em série ou paralelo, conforme a minha necessidade de ter maior corrente ou maior tensão. Segue o que havia pensando em fazer:

image.png.ffcc60e31961c8a2d797e1905388c035.png

Será que eu consigo ligar as duas pontes em série ou paralelo? Ou eu iria fechar curto no secundário?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Renato.88 disse:

Pra fazer isso não precisa de duas pontes, basta apenas uma ligada nos extremos do transformador.

@Johnny Teles , a ligação é simples. Coloque as entradas ~ nas extremidades do transformador, o + é o V+, o - é o V- e o center tape é o GND.. Isso reduzirá as perdas dos diodos pela metade.

Boa sorte no seu projeto.

adicionado 3 minutos depois

Sobre a ligação paralelo esquece. Isso só seria possível se tivesse 2 secundários isolados entre si.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sérgio Lembo pelo que eu entendi, ele não quer que a fonte seja simétrica. 

Também dá pra usar de outro jeito, o menos da ponte é o GND, no center tap vamos encontrar algo próximo de 20V/10A e no positivo teremos 40V/5A.

 

Dá pra usar as duas tensões, eu já fiz o mesmo com um trafo de 9+9V. Uso os 9 e os 18V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No fim é a mesma coisa, veja:

imagem600.GIF.0f35bb9549654b3691fe9f801654a4f0.GIF

Entre 20V e GND estamos usando os dois enrolamentos em paralelo.

E ao pegar 40V e GND temos os enrolamentos em série, nesse caso a capacidade de corrente diminui pela metade.

 

(Os capacitores de 1000uF são só exemplos, óbvio que deve ser bem mais)

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

a ligação já é naturalmente série. Leia de novo a pretensão: em série ou paralelo.

Em paralelo sem os diodos não dá, só se fosse assim como você disse antes:

imagem601.GIF.8b9676b29afc52bb4776515d22b4ea1c.GIF

Teria que mexer no trafo, mas não vejo vantagem.

Do jeito que eu mencionei acima se tem o mesmo resultado sem alterar o trafo.

E ainda é possível usar as duas tensões ao mesmo tempo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas pessoal, pelo que entendi não iria dar certo, pois queria duas fontes independentes, então resolvi desmontar o trafo e separar os secundários, tive que desenrolar metade do secundário, dali eu cortei a bobina e puxei uma pontinha pra fora. 

 

Minha dúvida é se há diferença o sentido que fiz o enrolamento e se eu deveria ter isolado os dois com fita. Eu ainda não fechei o trafo porque vou usar fita kapton mas estou sem...

IMG_20190505_203025.jpg

IMG_20190505_203840.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Aí sim. Não faz diferença o sentido e não precisava isolar com fita (mas eu isolaria só de scng.. e também tentaria enrolar certin bunitin...). Se você prometer que não vai encostar os fio na chapa E, eu deixo você remontar sem a tal fita.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta @Isadora Ferraz, infelizmente não consegui deixar o enrolamento muito bonitinho, pois o fio esmaltado por ser grosso ficou no formato que estava e eu não quis ficar mexendo muito para não quebra-lo, além disso o enrolamento debaixo também já não estava muito bonito, então o de cima meio que fica o mesmo formato do de baixo. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...