Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite pessoal,

É o seguinte, estou montando uma fonte de bancada ajustável, tenho um trafo de 15+15 x 10A, estava pensando se existe uma possibilidade de montar uma fonte assimétrica usando este trafo, "dividindo" a saída deste trafo em duas fontes, de maneira que eu possa liga-las em série ou paralelo, conforme a minha necessidade de ter maior corrente ou maior tensão. Segue o que havia pensando em fazer:

image.png.ffcc60e31961c8a2d797e1905388c035.png

Será que eu consigo ligar as duas pontes em série ou paralelo? Ou eu iria fechar curto no secundário?

Postado
2 horas atrás, Renato.88 disse:

Pra fazer isso não precisa de duas pontes, basta apenas uma ligada nos extremos do transformador.

@Johnny Teles , a ligação é simples. Coloque as entradas ~ nas extremidades do transformador, o + é o V+, o - é o V- e o center tape é o GND.. Isso reduzirá as perdas dos diodos pela metade.

Boa sorte no seu projeto.

adicionado 3 minutos depois

Sobre a ligação paralelo esquece. Isso só seria possível se tivesse 2 secundários isolados entre si.

• Obrigado 1
Postado

@Sérgio Lembo pelo que eu entendi, ele não quer que a fonte seja simétrica. 

Também dá pra usar de outro jeito, o menos da ponte é o GND, no center tap vamos encontrar algo próximo de 20V/10A e no positivo teremos 40V/5A.

Dá pra usar as duas tensões, eu já fiz o mesmo com um trafo de 9+9V. Uso os 9 e os 18V.

Postado

No fim é a mesma coisa, veja:

imagem600.GIF.0f35bb9549654b3691fe9f801654a4f0.GIF

Entre 20V e GND estamos usando os dois enrolamentos em paralelo.

E ao pegar 40V e GND temos os enrolamentos em série, nesse caso a capacidade de corrente diminui pela metade.

(Os capacitores de 1000uF são só exemplos, óbvio que deve ser bem mais)

• Obrigado 1
Postado
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

a ligação já é naturalmente série. Leia de novo a pretensão: em série ou paralelo.

Em paralelo sem os diodos não dá, só se fosse assim como você disse antes:

imagem601.GIF.8b9676b29afc52bb4776515d22b4ea1c.GIF

Teria que mexer no trafo, mas não vejo vantagem.

Do jeito que eu mencionei acima se tem o mesmo resultado sem alterar o trafo.

E ainda é possível usar as duas tensões ao mesmo tempo.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Acompanhe a corrente se em série...

image.png

[fio de baixo trafo][cobrinha esquerda de baixo][+de baixo](contato)[-de cima][cobrinha direita de cima][centertape]

É impressão minha ou vai dar um baita curto?... Poizé... Desligue logo o desenho!!

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado

Obrigado pelas respostas pessoal, pelo que entendi não iria dar certo, pois queria duas fontes independentes, então resolvi desmontar o trafo e separar os secundários, tive que desenrolar metade do secundário, dali eu cortei a bobina e puxei uma pontinha pra fora. 

Minha dúvida é se há diferença o sentido que fiz o enrolamento e se eu deveria ter isolado os dois com fita. Eu ainda não fechei o trafo porque vou usar fita kapton mas estou sem...

IMG_20190505_203025.jpg

IMG_20190505_203840.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Aí sim. Não faz diferença o sentido e não precisava isolar com fita (mas eu isolaria só de scng.. e também tentaria enrolar certin bunitin...). Se você prometer que não vai encostar os fio na chapa E, eu deixo você remontar sem a tal fita.

• Curtir 2
Postado

Obrigado pela resposta @Isadora Ferraz, infelizmente não consegui deixar o enrolamento muito bonitinho, pois o fio esmaltado por ser grosso ficou no formato que estava e eu não quis ficar mexendo muito para não quebra-lo, além disso o enrolamento debaixo também já não estava muito bonito, então o de cima meio que fica o mesmo formato do de baixo. 

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!