Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Som parou de funcionar após formatação


Posts recomendados

Boa tarde.

 

Vou tentar resumir a minha situação: Meu PC estava completamente empoeirado e lento. Abri pra remover o excesso de poeira usando um pincel seco e, após ter tido um problema para reiniciar, resolvi formata-lo de vez. Bem, formatei, reinstalei o Windows e tudo está funcionando... Exceto o som!

Já tentei reparar de todas as formas que lembrei:

 

  • Verifiquei se o serviço de som estava ativo
  • Desinstalei e reinstalei drivers
  • Baixei os drivers direto da fabricante da placa-mãe
  • Tentei usar o solucionador de problemas do Windows

 

E nada! Quando verifico no gerenciador de dispositivos, ele me mostra tanto o dispositivo onboard quanto o da placa de vídeo, porém quando entro nas propriedades de reprodução de som, ele só me mostra o dispositivo da placa de vídeo. Enfim, cheguei num beco sem saída e já não sei mais se é um problema de hardware ou software.

Estou cogitando formatar novamente e, em ultimo caso, levar em um técnico... Mas quero tentar todas as possibilidades antes de chegar nesse ponto.

Por isso vim aqui procurar por uma solução.

 

Estou incluindo em anexo as imagens do gerenciador de dispositivos e da propriedade de som.

Especificações do meu PC:

  • Windows 10 x64
  • Placa de vídeo: NVidia Geforce 960
  • placa-mãe: QBEX QBEX-H61H2-M17

 

Desde já agradeço pelo suporte.

 

entrada.PNG

saída.PNG

gerenciador de dispositivos.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Xeviousbr disse:

Já vi gente reclamando que determinada atualização do windows dava este problema e foi reconhecido pela Microsoft.

 

E uma outra atualização resolveu.

 

Então se for por aí, seria o caso de forçar a atualização para a última atualização do windows 10

 

Então, após a formatação eu já realizei todas as atualizações, incluindo a mais recente. O audio já não tava funcionando logo quando eu formatei, antes de instalar qualquer atualização (meu setup do Windows é de 2017) e antes de formatar estava funcionando normalmente. Antes da formatação meu Windows também tava atualizado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, gabrielflach disse:

Já rentou remover os drives da placa-mãe, e após isso, remover o dispositivo, marcando a caixa de seleção para remover os drivers restantes?

 

 

tela.png

 

Eu desinstalei os drivers, mas não lembro de ter marcado essa caixa... Eu vou tentar dessa forma e já mando a resposta aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Irkon disse:

 

Eu desinstalei os drivers, mas não lembro de ter marcado essa caixa... Eu vou tentar dessa forma e já mando a resposta aqui.

 

É... Deu na mesma

 

6 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Irkon Olá, boa tarde e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, faça o seguinte, baixe o Display Driver Uninstaler, desisntale a GPU e instale o driver.

Como você estava instalando o driver?

Windows Update? Driver Booster?

 

 

Não utilizei nenhum software terceiro pra atualizar, só o próprio Windows Update.

A GPU eu instalei pelo site da própria fabricante.

 

Vou tentar fazer isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Irkon Faça o que falei então, antes de desinstalar, vá no site da nvidia e baixe o driver da sua GPU e então faça o teste. Pode ter sido algum problema com a instalação do Windows Update.

Você conectou corretamente o cabo HD Audio na placa-mãe?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@Irkon Faça o que falei então, antes de desinstalar, vá no site da nvidia e baixe o driver da sua GPU e então faça o teste. Pode ter sido algum problema com a instalação do Windows Update.

Você conectou corretamente o cabo HD Audio na placa-mãe?

 

Fiz o que você falou e continua na mesma. Eu vou abrir a máquina pra ver se não soltou nenhum cabo acidentalmente e já retorno.

adicionado 25 minutos depois
25 minutos atrás, Irkon disse:

 

Fiz o que você falou e continua na mesma. Eu vou abrir a máquina pra ver se não soltou nenhum cabo acidentalmente e já retorno.

 

Abri a máquina. Nenhum cabo foi desconectado, estava tudo normal. o HD Audio é no formato de uma caixinha prateada, não é cabeado. Aparentemente estava bem firme também.

adicionado 49 minutos depois

E aí, galera... Mais alguma ideia? Será que eu devo partir pra outra formatação?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Irkon disse:

 

adicionado 49 minutos depois

E aí, galera... Mais alguma ideia? Será que eu devo partir pra outra formatação?

 

No meu caso eu formatava, e deixava o Windows procurar os drives.
Não achei o modelo da sua placa-mãe na internet, somente a ECS H61H2-M17. Só uma dúvida, qual o Windows você instalou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, gabrielflach disse:

 

No meu caso eu formatava, e deixava o Windows procurar os drives.
Não achei o modelo da sua placa-mãe na internet, somente a ECS H61H2-M17. Só uma dúvida, qual o Windows você instalou?

 

Bom... Formatei novamente e o problema persiste. Tô quase convencido de que se trata de um problema físico mesmo. Algo deve ter dado problema com a entrada de alto-falante/fone (aquela verdinha), pois é a única que não está sendo reconhecida de jeito nenhum. Outra situação curiosa é que ele tá detectando microfone, só que eu não tenho nenhum tipo de microfone no meu PC. Enfim, é uma situação bem bizarra.

Respondendo sua pergunta, instalei Windows 10. Uso ele desde quando lançou e nunca tinha passado por nenhum problema desse tipo. Ainda tô aberto a qualquer outra solução antes de ter que pensar em gastar dinheiro numa placa offboard ou num técnico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, gabrielflach disse:

Os drives que você baixou são para o Wi dows 10?

Outra dúvida, seu pc tem saída de som frontal?

 

Sim, os drivers que eu baixei foram específicos pro Windows 10 x64

E eu não tenho saída de som frontal

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, boa tarde.

 

Enfim, cheguei à conclusão de que a saída de som já era mesmo. A única saída que eu encontrei foi comprar uma "mini" placa de som usb. Anexei uma imagem dela para, se caso alguém passar pelo mesmo problema que eu passei, poder indicar... Foi bem baratinha, coisa de uns 10 reais.

 

Não era bem a solução que eu queria, mas foi a mais barata e, o mais importante, funcionou.

 

Se o moderador quiser, pode fechar o tópico. Obrigado a todos que tentaram ajudar, agradeço muito!

Capturar.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...