Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Limpeza de Computador - Ar Comprimido


Visitante

Posts recomendados

Olá novamente!

Antes de tudo, quero esclarecer que o meu computador não está superaquecendo nem nada desse tipo, porém gostaria de algumas dicas quanto a limpeza mesmo.

Também peço desculpas se estiver na área errada, não achei outra área relacionada a limpeza antes de abrir o tópico.

 

Pois bem, conforme o tempo passa, minha máquina vem acumulando um pouco de poeira na superfície da placa-mãe e da GPU, outras áreas como o gabinete/fonte/etc em si, limpo tranquilamente com um pano, e uso um pincel para limpeza das fans, porém não me atrevo a fazer o mesmo com as placas porque tenho receio de provocar alguma estática ou coisa do tipo.

 

Pesquisei um pouco sobre limpeza, vi que alguns recomendam o uso de pincéis antiestáticos (até feitos de pelo animal até onde vi) ou o ar comprimido, estou interessada no ar comprimido porque parece ser o modelo mais eficiente mas confesso que não sei absolutamente nada sobre isso, até procurei por "ar comprimido" no Mercado Livre, e o que encontrei foram produtos como este: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-906318423-ar-comprimido-aerosol-spray-200g164ml-air-duster-implastec-_JM?quantity=1

 

Portanto, a minha dúvida é, é este o produto que usam na limpeza quando se referem ao ar comprimido ou é outra coisa? Além disso, se for o caso, posso usar esse tipo de produto com segurança? Minha intenção mesmo é remover a poeira das placas e outras áreas que o pincel não alcança.

 

Obrigada~

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Amanda Gonçalo Na questão de estática, os componentes hoje em dia já tem uma proteção contra isso, ou seja, se seu hardware for antigo recomendo utilizar luva anti estática ou pulseira anti estática, pincel anti estática não é necessário, mas se seu hardware for mais atual, pode colocar a mão, mas com cautela (se sua memória RAM não tiver dissipador, não coloque o dedo nos chips de memória).

 Esse spray de ar comprido é próprio para limpezas e remoção de poeira, como está escrito na descrição do produto a e jamais sopre ou fale sobre os componentes, pois pode acabar caindo saliva e ocasionando algo pior, como um curto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qualquer pincel macio serve. A não ser que você more num lugar extremamente seco tipo Brasília e esfregue o pincel alucinadamente acho difícil ter problema com estática. O ar comprimido funciona mas também não é milagroso, tem que ser usado junto com o pincel. Os únicos cuidados são desconectar as fans ou segurar as hélices quando passar, já que o giro é capaz de induzir corrente; não passar muito perto, especialmente usando o biquinho redutor, pra que o jato muito forte não danifique nenhum componente; dar pequenos jatos, porque a descompressão resfria muito e se exagerar pode formar algum gelo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse ar comprimido que você linkou é extremamente caro ao meu ver. Você pode procurar por um compressor de ar ou aspirador se quiser seguir nesta linha. Mas, um pincel macio é bem eficaz para limpeza da placa. Seria interessante você adquirir um filtro de poeira para sua cpu caso ainda não possua. (Já vi alguns fazendo com meia calça:hehehe: mas não sei dizer sobre a efetividade).

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao pincel, pode ser um pincel macio, de preferência anti-estática ou de cerdas naturais (pincel de cerdas sintéticas não são recomendados pela estática e pela dureza).

Esse spray de ar comprimido é bom, mas não utilize muito próximo ao hardware pois ele condensa o vapor de água do ar, principalmente em partes metálicas. Se for utilizar ar comprimido terá que remover as memórias e a GPU, pois quase sempre entra poeira nos slots. Para finalizar utilize spray limpa-contato nos slots para garantir que nada ficou por lá.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Leonardo Rey @Amanda Gonçalo  Basicamente eu sigo o que o Leonardo falou, uso um pincel qualquer mas verifico se não está com "pelinhos" caindo, e uso secador de cabelo no frio, uso na potência máxima mas não aproximo tanto dos componentes, acredito que o ar comprimido seja mais potente e está na faixa dos 65 R$, você pode limpar e economizar bastante ao escolher o secador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido, agradeço a todos pelas dicas.

Quanto aos filtros de poeira, já coloquei dois na frente das fans frontais porque da última vez que fui limpar tinha até fio de cabelo em uma dessas fans. 😅

 

Como eu não tenho um aspirador de pó em casa, por enquanto vou focar no pincel macio mesmo (preferencialmente antiestática), e pensar um pouco mais sobre o spray mesmo.

De toda forma, posso passar delicadamente esse pincel nos slots também?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Math.Pi me fez lembrar de bons tempos. hahaha' Também já lavei placa com água. E não tinha essa de isopropílico, era água mesmo. Rapaz, e o medo de ligar e não ter deixado tempo suficiente para secar e tomar aquele esporro do chefe hehehe.

Pode passar o pincel sem problemas, @Amanda Gonçalo.

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, lHenrique_10 disse:

@Math.Pi me fez lembrar de bons tempos. hahaha' Também já lavei placa com água.

Se descarregar completamente os capacitores dá para lavar com água sem problemas. Ao final é só deixar escorrer bem e borrifar isopropílico por toda a placa para garantir a secagem completa que não tem erro.

adicionado 4 minutos depois
15 horas atrás, Amanda Gonçalo disse:

Como eu não tenho um aspirador de pó em casa, por enquanto vou focar no pincel macio mesmo (preferencialmente antiestática), e pensar um pouco mais sobre o spray mesmo.

De toda forma, posso passar delicadamente esse pincel nos slots também?

O problema de só usar o pincel é que você simplesmente pode estar empurrando a poeira de um lugar para o outro. Ar soprado é a melhor forma de limpeza, principalmente porque ele irá remover poeira de locais onde o pincel não consegue acessar. Tenho amigos que vão em borracharia usar o compressor e depois dão um graninha para o borracheiro... Hahahaha

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...