Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Led piscando por 10 anos ???


Posts recomendados

tava pesquisando uma maneira de fazer um pisca pisca pra minha bike, ate consegui usando um transistor o problema é q eu queria q ele usasse 3.7 v  eu so consigo liga ele com 12v os componentes  são  led daqueles de alto brilho transparente , um transistor bc546 no desenho abaixo ta errado,mas a ligaçao é da mesma maneira do desenho ,  capacitor 16 v 220 uf ,varrios resistores ate chegar ao valor de 6k  eu achava q se almentasse o valor do resistor ele piscaria mais lentamente, eu queria que ele desse uma piscada a cada 3  ou 4 segundos mas nao consegui, fazer isso quando coloco um valor muito alto de resistencia ele nao pisca mais ele fica aceso direto .esse é meu esquema  a pouca diferença é o transistor  e os resistores o capacitor :  

 

circuito.png.8c2330ab046d42c152beb023eb397d29.png

 

 

então eu vi um video no youtube me chamou muito a atenção, fiquei louco pra fazer ,s não entendo muito bem ós componentes que foram  usados gostaria de saber direitinho  seria legal fazer um chaveiro q piscasse 10 anos  o video me deixou confuso mostra uma protoboard e um chip integrado  segue o video 

 

 

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Glaysonmestre2014

Esse aí e o oscilador por efeito avalanche, não é algo tradicional na eletrônica. Trata-se apenas de uma "brecha" na construção dos transistores, perceba lá que o transistor está com a polaridade invertida, a flecha do BJT deve sempre apontar para o negativo. 

 

Ele apesar de simples, é meio crítico. Pois como você já percebeu, só funciona em 12V, não é com qualquer transistor e não tem uma regulagem de tempo. 

 

Existem outros circuitos melhores para fazer um led piscar. 

Os mais conhecidos são os osciladores com o 555 e o de dois transistores. 

Existem também outros usando cis lógicos da família CMOS. 

Todos esses podem ser alimentados com pilhas ou baterias a partir de 3V e tem um consumo mínimo. 

 

 

adicionado 7 minutos depois

Tava esquecendo de falar sobre o vídeo... 

Trata-se de uma espécie de ladrão de joule com um CI CMOS 4001, achei muita coisa pra pouca coisa. É apenas um circuito didático, um tipo de mini inversor de tensão, já que tem que alimentar o 4001 de 3V com apenas 1,5V.

 

Tem circuitos que fazem a mesma coisa com menos componentes. Até mesmo com o oscilador de dois transistores da pra fazer isso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, Renato.88 disse:

circuitos que fazem a mesma coisa com menos componentes

Se achar que deve, mostre-nos. Mas a exigência é que:

-use uma só pilha

-dure 10 anos

 

Eu amei o circuito apesar da dúvida dos 10 anos. Pra se ter uma ideia da durabilidade:

-carregue um capacitor duns 1000...10000uF com uns 2V e conte quanto tempo ele vai piscar

-se tiver um daqueles de décimos de farad a farads, melhor ainda.

 

Vislumbrei uma utilidade bem legal, didática e quase prática pra ele é usá-lo com aquelas pilhas de limão ou batata. Muito melhor do que só ficar vendo quantos V dá no multímetro. Coisa típica dos videos sem noção do ytb.

 

Vislumbro também um projeto maluco extremamente minimalista que quase sinto vontade fazer só de scng.

A receita:

Ingredientes...

-um relógio de parede que ia pra sucata devido a problema mecânico ou algo do gênero

-um trafo qualquer

-uma pilha

-dois leds

Modo de preparo:

-remova a caixinha eletro-mecânica do relógio. Despreze as demais partes.

-dessolde cuidadosamente os fios que vão pra bobina do relógio

-solde com cuidado o secundário do trafo nos terminais do relógio

-ligue os dois leds em antiparalelo e no primario do trafo

Como servir:

-coloque agora a pilha e torça pra ver os leds piscarem por anos com pilha alcalina original. As do paraguai podem piscar por meses ou dias.

 

...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Se achar que deve, mostre-nos. Mas a exigência é que:

-use uma só pilha

-dure 10 anos

Com uma pilha de 1,5V posso garantir, agora pra durar 10 anos, acho que não confio nem nesse do vídeo postado acima.

Uma das alternativas é usar um LM3909, sim a National desenvolveu nos anos 90 um circuito integrado que serve somente para piscar Leds com pilha comum:

http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/8869-conheca-o-lm3909-art1499

http://solarbotics.net/library/datasheets/LM3909.pdf

 

Uma outra alternativa foi usar um circuito já conhecido, mas que eu não vi ninguém usá-lo para este fim:

imagem300.GIF.e0583a7e9ebfd066696a27070f020a9b.GIF

Alterando os capacitores mudamos a frequência das piscadas e em R4 regulamos o brilho do led. Se deixar sem o R4 teremos o led aceso "direto", pois sei lá qual o motivo a frequência vai para 60kHz.

O indutor de 800uH é daqueles usados nas lâmpadas de Led.

 

Nessa mesma linha dá pra fazer circuitos parecidos com outros tipos de osciladores.

E olha aí o Led aceso "direto" em 1,5V:

(quanto tempo dura eu não sei)

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Eu tinha uma lanterninha de valor sentimental de 1 pilha e 5 leds. Tinha 1 ou 2 transistores e 1 indutor .. acho. Se 1 dia eu achá-la talvez levante o circuito e publique.

 

Há uns 10 anos fiz também um pisca led com pic10f200 pra simular um alarme no carro. Sim sei.. coisa de pobre mesmo. Coloquei pilha moeda. Perdi o treco. Mas acho que tá piscando até hoje...

Algo como...

wdog=on...
#define led GPIO0
for(;;)
{
led=1;delay(10);led=0;
asm("sleep");
}

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa amigo @Ricardo S Ferreira ! mas kd:

-o consumo quase zero? um prerequisito

-a graça? sou phd em pisca led com mc.

-o dinheiro? o meu foi de graça

-o tempo pra esperar chegar? o meu foi imediato

-a máquina do tempo? há dez anos isso era um sonho

As vezes 'minimali$mo' fala + alto kk

abç

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

a máquina do tempo? há dez anos isso era um sonho

Eu vi um led desse que pisca sozinho faz tempo, na década de 90. 

Eu usava ele pra brincar, foi meu primeiro "projeto de eletrônica" eu ligava vários ou Leds comuns em série com ele e via todos piscarem. 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

há dez anos isso era um sonho

... de consumo...😜

10 anos pra manter a coerência com o título do tópico😉

Passado sempre presente...Nos 80's só milionário tinha pastilha pisca pisca

pastilha-pisca-pisca-15-w-110v-ou-220v-4

Brunão @BCP, apesar do off topic, conexão com o tópico mantida, ok?

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
7 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

... de consumo...😜

10 anos pra manter a coerência com o título do tópico😉

Passado sempre presente...Nos 80's só milionário tinha pastilha pisca pisca

pastilha-pisca-pisca-15-w-110v-ou-220v-4

Brunão @BCP, apesar do off topic, conexão com o tópico mantida, ok?

abç

Tranquilo! Estou acompanhando! :hehehe:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou me aventurar fazer esse que dizem durar  dez anos  estou com dificuldade de achar o fio 24 awg aqui em casa tem varios tipos de fio mas medir que é o problema, primeiro vou criar o toroide , achei outro video que o cara diz durar um ano  , mas eu sou ambicioso quero 10 anos hehe

  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz com certeza os comentários mais engraçados 😂

 

Fiz as contas: piscando a cada 4s por 10 anos e 100ms duração de cada piscada, seria equivalente a 133 minutos do Led aceso direto,  desconsiderando o consumo do circuito oscilador, mas creio que seja possível sim, o problema é que as pilhas iriam se estragar antes dos 10 anos. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, mlegnari disse:

@Isadora Ferraz com certeza os comentários mais engraçados 😂

 

Fiz as contas: piscando a cada 4s por 10 anos e 100ms duração de cada piscada, seria equivalente a 133 minutos do Led aceso direto,  desconsiderando o consumo do circuito oscilador, mas creio que seja possível sim, o problema é que as pilhas iriam se estragar antes dos 10 anos. 

quanto tempo daria então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, mlegnari disse:

@Glaysonmestre2014 eu acredito que a capacidade da pilha supra o circuito por 10 anos mas na prática já comprei pilhas com mais de 4 anos paradas em estoque que estavam vazias

Eu tenho um controle remoto de uma TV comprado no final de 2009 que ainda funciona com a pilha que veio nele. 

Detalhe que as pilhas nem são de marca conhecida. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, mlegnari disse:

Pode ser que usando direto dure mais do que ficar parado a pilha. 

E olha que esse controle eu quase não uso, já que atualmente a TV serve somente de monitor para o PC. Mas testei essa semana e ainda funciona.

Em tempo...

Vejam uma outra versão do pisca Led mostrado acima que não usa o indutor:

imagem301.GIF.573e6075c16f5065623bd625c2aab766.GIF

Tô sem a câmera pra fazer o vídeo agora, mas testei e funciona.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renato.88 disse:

E olha que esse controle eu quase não uso, já que atualmente a TV serve somente de monitor para o PC. Mas testei essa semana e ainda funciona.

Em tempo...

Vejam uma outra versão do pisca Led mostrado acima que não usa o indutor:

imagem301.GIF.573e6075c16f5065623bd625c2aab766.GIF

Tô sem a câmera pra fazer o vídeo agora, mas testei e funciona.

 

 

eu so tenho os transistors  bc546, tl431,ap431,c546b,c33725,c945,9015,9014,bc357,9014 , não entendo muito de transistors eu uso eles a cega olhando esquemas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

eu so tenho os transistors  bc546, tl431,ap431,c546b,c33725,c945,9015,9014,bc357,9014 , não entendo muito de transistors eu uso eles a cega olhando esquemas

Nesse caso aí os transistores tem que ser iguais, se não o circuito fica "manco" pois dá diferença no ganho. 

É interessante você ir pesquisando os números dos transistores, assim você vai aprendendo pra que serve, qual a disposição dos pinos, qual a sua potência e etc. 

Pode usar os 9014 ou então os BC546 e C546, esses tem as mesmas características do BC547 que eu citei. 

O BC546 suporta até 80V, enquanto o BC547 é até 50V. 

Já o 9014 é para 30V e tem a pinagem invertida. 

Como a alimentação é somente com uma pilha, tanto faz a tensão máxima. 

 

Eu também usava eles a cega, mas só ir montando uns circuitos simples desses aí que você aprende e acostuma. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

tentei  fazer o circuito do video que o cara diz q dura 10 anos nao funcionou fiz duas vezes  o primeiro quando eu colocava a pilha ele piscava uma vez so e parava depois ele nao funcionou mais,, sera que nao teria uma maneira de  conseguir isso com um circuito mais fácil e com  componentes mais faceis de conseguir?

352938069_circuito1.thumb.png.2b480bf315bb86e06094df30c78542d1.png

599093557_WhatsAppImage2019-06-04at22_12_40.thumb.jpeg.9e341062aae4abc47ccd55e20c544101.jpeg

 

esse aqui afirma que o led vai piscar 20.000 anos  https://www.youtube.com/watch?v=0Wag2aG5xF8

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

sera que nao teria uma maneira de  conseguir isso com um circuito mais fácil e com  componentes mais faceis de conseguir?

Monta esses que eu postei, eu não garanto que funciona por 10 anos. 

Mas funciona e os componentes são fáceis de encontrar, com exceção do led e da pilha o resto era tudo sucata. 

adicionado 10 minutos depois
7 horas atrás, Glaysonmestre2014 disse:

esse aqui afirma que o led vai piscar 20.000 anos

Pelas contas dele e bateria tem que fornecer 400Ah pra durar esse tempo todo. 

Mas lembre-se que isso é só teoria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renato.88 disse:

Monta esses que eu postei, eu não garanto que funciona por 10 anos. 

Mas funciona e os componentes são fáceis de encontrar, com exceção do led e da pilha o resto era tudo sucata. 

adicionado 10 minutos depois

Pelas contas dele e bateria tem que fornecer 400Ah pra durar esse tempo todo. 

Mas lembre-se que isso é só teoria. 

mas quanto tempo ele vai durar mais ou menos nao teria como fazer uma conta ?? eu tenho bc546 serve?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...