Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sugestão sobre PC com Ryzen 5


Ir à solução Resolvido por Pietro Luigi,

Posts recomendados

   Boa tarde pessoal.

 

   Vou comprar um novo PC e sou semi-analfabeto no assunto, rs...

   Pesquisei algumas coisas aqui no Clube do Hardware e a minha ideia de preço seria até uns R$ 2.500,00. 

   O computador seria usado para trabalho no dia a dia (utilização, basicamente, de editor de texto, browser e leitor de pdf) e sou um entusiasta de jogos mais antigos, principalmente emuladores (gostaria de rodar os jogos de PS1 com qualidade superior).

   A minha ideia, considerando que não faz tanta diferença rodar os jogos mais atuais em hd e com configurações mais exigentes, seria um ryzen 5 2400g pela opção de vídeo integrado.

   A primeira dúvida, considerando que os emuladores dependem mais do desempenho de apenas um núcleo, é se o processador daria conta tranquilo. Vi um vídeo dele rodando emulador de PS2 em 60 fps e até de PS3. Ele da conta disso realmente?

   Se eu quiser jogar um jogo dos mais novos, resident evil 2, ou algum mais exigente apenas em hd, não full, acham que rola?

   Compensa investir em duas memórias de 8 GB ou vai ser muita memória que acaba até ficando ociosa? Seria melhor duas de 4 GB com 3.000 mhs? Faz diferença essa velocidade dela correto?

   Se futuramente eu fosse colocar uma gpu Radeon RX 580 8 GiB funcionaria bem?

   Ou acham que para o meu tipo de utilização seria melhor um ryzen 5 1600 com essa placa de vídeo? Ou teria alguma outra com melhor custo benefício?

   Também, como 3ª opção, um ryzen 3 2200g faria um bom trabalho? Ele aguenta uma placa de vídeo mediana?

 

   Por favor, se tiverem paciência, deem sugestões sobre a configuração, uma placa-mãe com bom custo-benefício, hd, preciso de um ssd? E cooler? Fonte com bom custo benefício também. Também preciso que conecte wi-fi, preciso de uma placa específica?

 

Obrigado, por enquanto!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

@Glauco Labriola Boa tarde e bem vindo ao fórum.

 

35 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

A primeira dúvida, considerando que os emuladores dependem mais do desempenho de apenas um núcleo, é se o processador daria conta tranquilo. Vi um vídeo dele rodando emulador de PS2 em 60 fps e até de PS3. Ele da conta disso realmente? 

Sim

Desde o lançamento da arquitetura Zen houve muita evolução por parte dos desenvolvedores dos emuladores, o RPCS3 e Dolphin já roda muito bem com 8 núcleos e Vulkan por exemplo, o PSX2 também já roda bem.

 

39 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

Se eu quiser jogar um jogo dos mais novos, resident evil 2, ou algum mais exigente apenas em hd, não full, acham que rola?

 

Mano, o video integrado dele é bem decente vio, olhe abaixo:

 

 

48 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

Compensa investir em duas memórias de 8 GB ou vai ser muita memória que acaba até ficando ociosa? Seria melhor duas de 4 GB com 3.000 mhs? Faz diferença essa velocidade dela correto?

8Gb é o minimo p/ jogar a ampla maioria dos jogos atualmente.

Vídeo integrado é SEMPRE com 2 pentes de memórias iguais p/ ativar o dualchannel e conseguir muito mais desempenho.

Então 2x4Gb 3000Mhz vão conseguir muito mais desempenho da iGPU do que 1x8 3200Mhz por exemplo.

Mas p/ IGPU o DualChannel conta mais que a velocidadeefetiva da RAM.

 

Veja abaixo:

 

 

53 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

Se futuramente eu fosse colocar uma gpu Radeon RX 580 8 GiB funcionaria bem?

Sim.

 

53 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

Ou acham que para o meu tipo de utilização seria melhor um ryzen 5 1600 com essa placa de vídeo? Ou teria alguma outra com melhor custo benefício?

O melhor custo/benefício atualmente é o R5 1600(R$600) + RX570 4Gb(R$600).

 

54 minutos atrás, Glauco Labriola disse:

Também, como 3ª opção, um ryzen 3 2200g faria um bom trabalho? Ele aguenta uma placa de vídeo mediana?

O problema do 2200G é que ele não possui o SMT habilitado, sendo assim uma CPU 4/4 enquanto o 2400G é 4/8.

 

1 hora atrás, Glauco Labriola disse:

Por favor, se tiverem paciência, deem sugestões sobre a configuração, uma placa-mãe com bom custo-benefício, hd, preciso de um ssd? E cooler? Fonte com bom custo benefício também. Também preciso que conecte wi-fi, preciso de uma placa específica?

Paciência eu tenho mano, só falta um pouco de tempo mesmo.

Quanto ao Wi-fi fica um pouco complicado manter o custo/benefício, atualmente há poucas opções devido a poximidade do lançamento da nova geração de CPU e Chipset.

 

Eu faria o seguinte, devido há alguns fatores como lançamentos Ryzen 3000 e NAVI, desabastecimento Intel e queda de preço dos itens atuais do mercado.

 

Há kits com o R5 2400G por R$1800 que atendem o que você quer, mas bem básicos(placa-mãe muito básica, 1 só pente de RAM, fonte simples e por ai vai.

 

CPU = Ryzen 24000G (Aqui eu procuraria um usado, as lojas ainda enfiam muito a faca devido a iGPU, porém usado você consegue unm perço muito mais em conta.

MOBO = uma boa placa B450/350 com boa dissipação no VRM já ficando preparando p/ um up-grade no futuro quando for necessário. Há vários modelos com preço bom na Terabyte. Fique esperto também nos fóruns de usados, há opções muito baratas que valem a pena.

RAM = 2x4Gb p/ ativar o Dualchannel, independente da velocidade, mas óbvio que 3000Mhz é mais rápido que 2133Mhz.

SSD/HDD = Vai de acordo com a sua necessidade, mas recomendo pelo menos o SSD de 240GB(há modelos na promo por R$160) p/ instalar o S.O. e os programas mais utilizados.

FONTE = PCYes 450/550w. Aqui fique esperto pois já cansei de ver prmom da 550 custando op mesmo da 450.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...