Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se
Guilherme De Lima

Arduino Um único PushBotton para controlar um RGB

Posts recomendados

Sei que pode ser algo bem bobo, mas sou iniciante em Arduíno.

Queria uma ajuda para fazer um código que um único botão controlasse um Led RGB exemplo:

1º click, acende a cor vermelha

2º click, acende o azul

.

.

.

4º click, acende vermelho e azul formando roxo

ai depois de uma certo nº de clicks o contador volta pra 0 para recomeçar

eu já tentei declarar uma variável com valor 0 e a cada click ir somando 1 a ela. porém algo da errado e já na segunda cor não funciona, 🙄 

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Guilherme De Lima ,

Bem-vindo ao Fórum.

Não posso te ajudar no código, mas posso te ajudar em alguns conceitos....

É muito importante que você trate da maneira correta o botão, pois existem ruídos quando ele começa a fechar o contato, e esses ruídos chamam-se bounces ; isso faz com que o botão simule centenas e até milhares de fechamentos. Para evitar isto, usa-se uma técnica chamada Debounce , que nada mais é do que garantir que o botão tenha apenas um único acionamento em um tempo predeterminado, geralmente de 20 ou 30 milisegundos.

A ideia é justamente ir incrementando essa variável e conforme o valor dela ir acionando as saídas RGB. Pode ter um total de 8 combinações, indo de totalmente apagado até totalmente aceso na cor branca.

Poste o seu programa para que possa ser ajudado ok ?

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
14 horas atrás, aphawk disse:

Não posso te ajudar no código

tmj

Em 11/05/2019 às 22:34, Guilherme De Lima disse:

tentei declarar uma variável com valor 0 e a cada click ir somando 1 a ela. porém algo da errado e já na segunda cor não funciona

ok..está no caminho certo. Esta variável pode ser uma indexadora pra uma tabela onde nesta você define 'manualmente' o que que acionar

p.ex.

unsigned char const tabela[]={0b00000001,0b00000101,0b01010101,0b10101010}