Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell G7 "gamer" travando muito


Posts recomendados

Boa noite pessoal,

 

Estou tendo um problema bem sério com meu notebook Dell G7. A mais ou menos 1 mês e meio atrás comprei meu primeiro Dell G7 na Ponto Frio pois estava melhor preço entre os concorrentes. A configuração dele é a mais básica do G7: Windows 10 Home, processador Intel Core i5 8300H, 8Gb DDR4 2666Mhz, placa de vídeo NVIDIA Geforce GTX 1050Ti, HDD 1Tb (Híbrido) e sem SSD de fábrica. No entanto nos primeiros dias até o 6º dia o computador começou a travar DEMAIS utilizando uma máquina virtual em paralelo com meu computador real, memória RAM utilizando em 100% e disco rígido em 100% também, sem contar as 4 ou 5 vezes durante esses 6 dias que apareceu erro de tela azul, com os seguintes códigos: VIDEO_TDR_FAILURE e CRITICAL_PROCESS_DIED.

 

Antes de chegar no 6º dia, eu entrei em contato com a DELL, tentaram instalar drivers de fábrica que faltavam, no entanto sem sucesso pela travasseira que estava tendo no notebook fora erros de tela azul, tudo isso com um técnico da DELL em acesso remoto no meu notebook. Eles falaram então que iriam chamar um técnico para substituir meu HD que segundo ela estava com problema. Nem uma semana de uso e meu computador com defeitos e invés de substituírem o produto, queriam trocar o HD defeituoso de um notebook de R$4.600,00(!!!).

 

Como meus pais são advogados, eles me lembraram que todo consumidor tem direito de trocar seu produto num período de 7 dias após recebe-lo, sendo assim eu devolvi meu Dell G7 na ponto frio, ganhei crédito no mesmo valor do produto e tive então a brilhante ideia de comprar o mesmo notebook, pensando que é um excelente notebook e só tive a má sorte em receber um produto defeituoso.

 

Após receber esse novo G7 com mesmas configurações, o note parece estar melhor, roda sem travar sem estar usando uma máquina virtual em paralelo. Mas uma coisa que percebi é que mesmo sem nenhum aplicativo aberto ele utiliza em média 45% da memória, e o HD oscila de 0 a 100% de utilização.

 

Bom, o problema deste novo notebook começa quando abro uma máquina virtual, que configurei com memória de 4Gb e utilização da metade dos núcleos do processador. Utilizo ele em paralelo com meu pc real, e a travasseira começa. Verifico o desempenho do computador através do gerenciador de tarefas e meu notebook fica com o consumo da memória em 100% e HD em 100%, assim como o primeiro notebook que devolvi para a Ponto Frio. Liguei para a Dell novamente para tentar solucionar o problema, dai a primeira atendente fez um acesso remoto no meu notebook, atualizou todos os drivers de fábrica pendentes, e repassou para o suporte técnico especializado para detectar o problema do notebook travando. O atendente do suporte técnico especializado simplesmente me disse na maior cara de pau que eu comprei um computador que não atendia minhas exigências, que eu deveria comprar um computador melhor, que tivesse mais memória e um SSD. Como assim compro um notebook de um valor de uma moto (R$4.600,00) e que deveria pagar mais ainda para poder abrir uma máquina virtual em paralelo com ele?! Lembro que eu tinha um Acer de 2012 e que durou até 2017, e nunca me deu problema. Como assim tenho dois notebooks gamer e ambos já dão problema em menos de uma semana?!

 

Depois desse dia resolvi comprar um SSD M.2 PCIe x2 NVMe da Corsair, modelo MP300, com leitura sequencial máxima até 1580 MBps e gravação sequencial máxima até 920 MBps, mas ainda não instalei ele para saber se o problema resolveria.

 

Enfim, quero saber se somete ele vai resolver meu problema com o notebook travando? Tem alguma configuração que posso desabilitar para que esses problemas possam melhorar? Devo comprar mais uma memória além do SSD? Se sim, posso comprar com mesmas configurações só que de marca e latência diferentes? Outra informação importante é que nos últimos dias utilizando ele está dando erro de tela azul novamente, com a seguinte erro: VIDEO_TDR_FAILURE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complicado seu caso ... verificou as temperaturas do processador e da GPU durante o uso que você faz da máquina virtual? Não sei se continua assim, porém, num passado não muito distante eu ouvia diversos relatos de notebooks da Dell com problemas de aquecimento que acabavam por ocasionar diversos problemas (incluindo travamentos e perda de desempenho) - tudo isso por conta da solução de resfriamento possuir deficiências.

 

Quando ao erro 'VIDEO_TDR_FAILURE' o mesmo é ocasionado por uma incompatibilidade dos drivers com o Windows 10. Recomendo que tente desinstalar o driver atual com o DDU e depois baixar a versão mais recente do driver da sua GPU no site da nVidia.

 

Eis um link explicando um outro procedimento -> https://answers.microsoft.com/pt-br/insider/forum/all/erro-videotdrfailure-no-windows-10/3ffa77d8-392e-4500-a25a-8436f48d0463?auth=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, eu tenho o Dell G3 com mesma configuração e posso garantir que seu problema se resume a duas coisas: falta de memória RAM e falta de SSD. Você mesmo já descobriu o gargalo de HD e RAM, agora é buscar solucionar isso.

 

O HD no Windows 10 é bastante utilizado pra leitura e gravação de arquivos, e quando fica em 100% ele vai travar o notebook, não importando que ele tenha a configuração mais top do mercado. 

 

Quanto à memória RAM, faça instalação limpa do Windows, porque o sistema de fábrica vem com um monte de programa inútil da Dell.

 

Eu coloquei mais 8GB de RAM, um SSD e fiz instalação limpa, virou outro notebook.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ítalo Bandeira Não verifiquei as temperaturas da CPU e nem da GPU. Em relação ao resfriamento da Dell, ela como todos os outros concorrentes eu vi reclamações de problema de refrigeração, como o Acer Nitro 5 e o Samsung Odyssey em uso intensivo. O meu ainda não utilizei em uso intensivo, então aparentemente não esquenta muito e as a refrigeração não fazem muito barulho.

 

Quanto a desinstalar o drive da GPU, como eu faço? DDU é um programa? Nas minhas primeiras renderizações que eu fiz neste pc eu verifiquei que a GTX 1050Ti estava sendo utilizada, e depois com esses problemas de erro de ela azul, verifiquei que minhas renderizações estão utilizando apenas a placa gráfica integrada da Intel, e nem ativa a GPU dedicada.

adicionado 6 minutos depois

 

adicionado 7 minutos depois
22 horas atrás, mick 07 disse:

Amigo, eu tenho o Dell G3 com mesma configuração e posso garantir que seu problema se resume a duas coisas: falta de memória RAM e falta de SSD. Você mesmo já descobriu o gargalo de HD e RAM, agora é buscar solucionar isso.

 

O HD no Windows 10 é bastante utilizado pra leitura e gravação de arquivos, e quando fica em 100% ele vai travar o notebook, não importando que ele tenha a configuração mais top do mercado. 

 

Quanto à memória RAM, faça instalação limpa do Windows, porque o sistema de fábrica vem com um monte de programa inútil da Dell.

 

Eu coloquei mais 8GB de RAM, um SSD e fiz instalação limpa, virou outro notebook.

 

 

Pior que pensei que fosse isso mesmo, falta de memória e inclusão de um SSD... Como minha grana é curta, acabei comprando apenas um SSD. Entre escolher no momento uma memória ou um SSD NVMe, qual das duas escolheria agora para aliviar um pouco esses travamentos? Fiz uma boa escolha? Eu comprei um Corsair MP300, mas me arrependi pois vi outros SSDs melhores por um preço menor. Estou para pegar um XPG SX8200 PRO ou WD Black com 3d nand, que possuem taxas de leitura entre 3000 e 3500Mps de leitura e gravação, superiores ao Corsair MP300.

 

Como faço uma instalação do windows limpo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Gonçalves de Oliveira - DDU é um programa utilizado para remover o driver de vídeo que estiver em uso e permite que seja realizada uma instalação limpa com o próximo driver que você quiser instalar. Isso evita problemas durante e depois da instalação.

 

Enquanto seu SSD não chega você pode tentar o procedimento e verificar se surtiu efeito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...