Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Devo trocar Celeron G530 + 2GB DDR3 por i5-3570 + R5 230 + 8GB RAM


Posts recomendados

Então, tenho um pc antigo que é de 2013, e ele é daqueles Positivo péssimos. A configuração dele é:

 

Intel Celeron G530 2.4GHZ (2 núcleos)

2GB de RAM DDR3

placa-mãe POS-EIH61CE LGA 1155

 

Bom, não trabalho, então não tenho dinheiro pra altos orçamentos, uma tia minha que vai comprar as peças. Pra economizar, não vou trocar a placa-mãe, então quero pegar um processador de 3ª geração mesmo. Já a memória ram de 8gb, e juntando com a de 2gb que já tenho, ficaria com 10GB de RAM instalada. E a placa de vídeo, que é o que mais tem dado dor de cabeça rsrs, a opção de menor preço que achei foi uma R5 230 2GB DDR3. Também teria que trocar a minha fonte atual. 

 

Então as peças seriam essas:

 

Core i5 3570 + RAM 8GB

 

AMD R5 230 2GB + FONTE ATX 500W 

 

Sairia tudo por R$ 1.008. Não quero que passe disso, mas queria saber se tem opções melhores nessa faixa de preço. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No processador será um baita salto. A placa de vídeo não é muita coisa, o gráfico integrado do i5 me parece mais atraente do que a R5 230, por mais que ela entregue mais desempenho. Fora o que você já encontrou, eu consideraria um Athlon 200GE, sistema novo. Mas ir de i5 não é ruim, perto de seu celeron atual.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

No processador será um baita salto. A placa de vídeo não é muita coisa, o gráfico integrado do i5 me parece mais atraente do que a R5 230, por mais que ela entregue mais desempenho. Fora o que você já encontrou, eu consideraria um Athlon 200GE, sistema novo. Mas ir de i5 não é ruim, perto de seu celeron atual.

 

Eu considerei também um AMD Ryzen 2200g. Vi muitas recomendações, alguns dizem até que o vídeo integrado dessa placa dá conta sozinho de jogos pesados. Eu queria pegar, mas teria que trocar toda a configuração pra instalar ela. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas bem, você já terá que trocar processador e está adquirindo memórias também. Ainda não falamos da fonte, sendo que a sua atual pode causar problemas em futuros upgrades - se puder informar o modelo, ajuda a destacar se há ou não necessidade de troca. Levando em conta tudo isto a comprar, fica faltando apenas a placa-mãe para um Ryzen 3 2200G, que é bem superior ao i5 e ao Athlon. Aos meus olhos vale bem mais partir para uma nova plataforma, que vai durar bem mais tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Bakura Ryo disse:

Mas bem, você já terá que trocar processador e está adquirindo memórias também. Ainda não falamos da fonte, sendo que a sua atual pode causar problemas em futuros upgrades - se puder informar o modelo, ajuda a destacar se há ou não necessidade de troca. Levando em conta tudo isto a comprar, fica faltando apenas a placa-mãe para um Ryzen 3 2200G, que é bem superior ao i5 e ao Athlon. Aos meus olhos vale bem mais partir para uma nova plataforma, que vai durar bem mais tempo.

 

A fonte atual tem 120W se não me engano. Nem a pau rodaria as novas peças. 

 

Sobre os outros componentes, pesquisei e vi que daria pra comprar uma placa de vídeo GTX 750ti pra rodar com o processador i5. Acho que valeria mais a pena que o R5 230 não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, LSH disse:

 

A fonte atual tem 120W se não me engano. Nem a pau rodaria as novas peças. 

 

Sobre os outros componentes, pesquisei e vi que daria pra comprar uma placa de vídeo GTX 750ti pra rodar com o processador i5. Acho que valeria mais a pena que o R5 230 não?

Vale muito mais a pena se for uma 750ti, outro mundo.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 13/05/2019 às 17:36, LSH disse:

 

A fonte atual tem 120W se não me engano. Nem a pau rodaria as novas peças. 

 

Sobre os outros componentes, pesquisei e vi que daria pra comprar uma placa de vídeo GTX 750ti pra rodar com o processador i5. Acho que valeria mais a pena que o R5 230 não?

 

GTX 750Ti seria uma boa opção, dependendo sempre do preço que for encontrada, obviamente. A preocupação fica ainda por conta da fonte, que pode dar uma dor de cabeça tremenda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 15/05/2019 às 12:14, Bakura Ryo disse:

 

GTX 750Ti seria uma boa opção, dependendo sempre do preço que for encontrada, obviamente. A preocupação fica ainda por conta da fonte, que pode dar uma dor de cabeça tremenda.

 

Em 14/05/2019 às 07:20, Henrique Ariel AG disse:

Vale muito mais a pena se for uma 750ti, outro mundo.

 

Olha, eu revi tudo e selecionei essas peças:

 

Core i5 3570 + Memória Markvision 8GB - R$ 659,90

 

Asus GTX 750Ti 2GB GDDR5 - R$420,00

 

Gabinete NOX PAX NXPAX (Mid Tower) - R$ 105,90

 

Fonte Knup 500W - R$ 84,99

 

Assim, a minha placa-mãe dá conta da Placa de Vídeo e do processador, agora não sei se esse é o gabinete certo. Pesquisei muito e foi o melhor que eu achei (apesar da fonte ser em cima). A fonte é outro problema, porque não sei se ela dá conta. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Serei franco aqui, está fazendo errado ao combinar as peças para montar o sistema. Por partes:

 

Processador + Memória: está adquirindo um processador com 7 anos de lançamento pelo preço de um processador da geração atual. A memória que vem junto com este vale menos que R$100, a maior parte é gasta justamente no processador antigo e superfaturado.

 

Informações sobre a data de lançamento e litografica deste i5:

image.png

 

Processador atual concorrente, custando valor próximo, novo e melhor em todos os aspectos: Ryzen 5 1600 - R$ 619,00 à vista no boleto.

 

Placa de vídeo: novamente, componente está com preço inflacionado. Está custando o valor de uma GT 1030 GDDR5 nova. Ao meu ver, R$250,00 é o máximo a se pagar numa GTX 750Ti nos dias de hoje. Eu não tenho recomendado a GT 1030 mas é uma opção muito melhor que esta placa por você escolhida.

 

Fonte: aparentemente foi escolhida por preço, o que é um erro tremendo. A fonte é o componente do seu computador que "carrega tudo nas costas", se for mau escolhida ela pode vir a danificar seu sistema e até mesmo colocar sua saúde em risco. Sua fonte atual de 120W é uma destas escolhas ruins, usar ela ou o modelo da Knup escolhido com um sistema de maior desempenho é certeza de problemas. O mínimo que recomendo é a PCYes Electro V2 400W White, que é inclusive a mesma fonte que uso em meu sistema atual.

 

Quanto ao gabinete, ficarei lhe devendo por não entender o suficiente deste componente. Por ter escolhido um modelo muito barato, procure por limitações pois elas estarão presentes.

 

E novamente sou relembrado do porque não gosto do mercado de usados, voltando à conclusão de que é melhor partir para um novo sistema.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LSH , o Ryzen 3 2200g e o I5 vão te dar performances parecidas. Porém a conta do colega ele esqueceu da placa-mãe, que ficou faltando rs.

 

Como o orçamento está bem apertado, para peças novas apenas o Athlon cabe, e já terá um bom salto no desempenho:

 

Kit Athlon 200GE + placa-mãe Asrock A320 - R$ R$ 569

Fonte Aerocool KCAS 400 - R$ 142

2x Memória 4 GB DDR4 - R$ 130 mais ou menos no Mercado Livre = R$ 260, ou na Cissa a R$ 150 com garantia vitalícia

 

R$ 971~1011, porém com fonte boa, aí mais pra frente pegaria uma VGA para jogar um pouco. Mesmo assim, o iGPU do Athlon é bem superior ao de uma R5 230. Vai chegar próximo do nível da GT 1030 DDR4.

 

Ou outra opção, também não é rui,, é pesquisar melhor no ML.

 

Achei um i5 3570 (confirme que funciona na sua placa-mãe apenas) por R$ 355, pegaria apenas mais 4 GB de RAM para dar uma economizada (menos de R$ 100 acho), a mesma fonte ali de R$ 142 e uma GTX 750 TI ou até uma GTX 960 quem sabe (no Aliexpress estão com bom preço).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...