Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade para ryzen ou intel?


Posts recomendados

Bom dia senhores, a situação é a seguinte, recentemente comecei a trabalhar com edição de vídeos em 4k, tratamento de cor e etc, utilizando programas de edição mais pesadinhos, e aí notei que o meu tão "fodastico" pc gamer nao passa de um brinquedo, muito lento e travado para esse tipo de atividade, a minha dúvida seria num possível upgrade para um ryzen 7 2700x e consequentemente uma placa-mãe melhor (x470) ou já partir logo para um intel i9-9900k (+ placa-mãe), que seria mais barato que migrar tudo para um threadripper. Vim aqui então pedir a opinião dos senhores sobre isto.

 

Minha configuração é a seguinte:
 

Ryzen 5 1400 em stock

placa-mãe MSI B350M

8gb hyperx (que será aumentado nesse provavel upgrade de processador e placa-mãe)

Zotac RTX 2060

e uma fonte CM Masterwatt semi modular de 550w

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@zunino1

Primeiro ponto é: GPUs são mais rápidas pra renderizar que CPUs, assim, verifique (no software) se quem está executando a atividade é de fato a GPU (Essa informação é baseada na minha experiência com o Sony Vegas, logo, nada científico).

 

Segundo: sugiro que aguarde o lançamento do Ryzen 3xxx (3ª gen) pois, caso os rumores se confirmem, um Ryzen 7 se transformará em um atual Threadripper (em número de Cores/Threads), além da chegada dos Ryzen 9.

Baseado nos valores do atual cenário (Ryzen vs Core i), os Ryzen (3ª gen) compensarão muito mais em todos os aspectos, haja vista a melhoria de clock e o famigerado IPC.

Como não é um investimento barato (para jogos é gasto, para trabalho é investimento), acredito que seja a escolha mais plausível (aguardar).

 

Em relação à RAM, seria legal se pudesse esclarecer como está o comportamento de seus atuais 8GB. Acredito que seja insuficiente mas não quero simplesmente falar algo como "compre 32GB" pois, conforme falado anteriormente, não é barato.

Neste aspecto, acredito que a frequência delas possa dar uma certa ajuda/agilizada. Independentemente da quantidade, tente comprar módulos de 2933MHz ou superior (módulos de 3000MHz ou 3200Mhz, por exemplo).

Em placas mãe, de forma geral, um par de slots sempre trabalham com frequências maiores que o outro par. Assim, leia o manual de sua placa-mãe!

 

Minha fonte (500W Gold) não suporta meu processador Ryzen 5 1600x (95W) + minha RX Vega 64 (295W) (mesmo com UnderVolting) quando exigidos ao máximo*.

Faça um estudo legal para não ficar na mão quanto a elas.

 

*Eu tinha uma RX 580, por isso a escolha dessa fonte.

 

Segue uma tabela sobre os rumores a respeito dos Ryzen 3 gen.

 

image.png.e210fed7941607f1df8d13f047c96174.png
.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Angern

a minha mobo é uma MSI Pro-VDH B350M.

 

@ThiagoLuiz

pois então, eu também sempre achei que uma boa placa gráfica iria ajudar bastante nessa parte de edição e tal, mas acontece que mesmo configurado o software para usar a gpu (já testei em 2 programas diferentes), eu acho que mudaram e não usam mais tanto, pois quando estou editando dou uma olhada em como está o uso do sistema quando da umas travadas tensas, e é sempre o processador em 100% (o que já pode responder o seu questionamento sobre a memória ram, elas limitam um pouco sim mas em geral é o processador que está me limitando, porém de qualquer forma irei fazer sim um upgrade nelas).

 

Quanto aos ryzen 3ª geração, eu ouvi falar, mas o problema é que não estou conseguindo trabalhar direito dessa forma, então não sei se da pra esperar, ainda mais que nem sei quando lança.

 

Obs: o meu problema maior não é na renderização final do projeto, e sim durante a edição mesmo, previews do vídeo e etc, trava demais e não consigo nem ter muita precisão num corte por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, zunino1 disse:

Obs: o meu problema maior não é na renderização, e sim durante a edição mesmo, previews do vídeo e etc, trava demais e não consigo nem ter muita precisão num corte por exemplo.

Isso aconteceu muitas vezes comigo mas não me recordo se continua (tem alguns meses que não crio nada) e acredito que você consiga contornar seu problema adequando as configurações de software.

Obs: também tenho 8GB de RAM e quando estou renderizando elas não são totalmente consumidas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz

pois é, a minha dúvida era qual desses 2 upgrades que falei no post principal do tópico, valeria mais a pena para o que eu quero, tendo em vista que se eu quiser fazer um upgrade para um r7 2700x, terei que trocar de placa-mãe de qualquer forma, pois a minha não aguentaria muito bem esse processador, e já que terei que comprar outra placa-mãe, um i9 não cairia bem? Ou seria muito mais caro para pouca diferença?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Okay.

Entre um Ryzen 2700x e um I9 eu optaria por custo x benefício (Ryzen) mas o i9 é mais forte.

Com a diferença de custo é possível adquirir mais RAM ou mais SSD...

 

... além de uma picanha e uma puro malte :D.

 

Brincadeira.

 

Vale ressaltar que você poderá, futuramente (2020-2021) comprar um Ryzen 4 geração mantendo a mobo. (por isso optei por uma boa mobo).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 minutos atrás, badanheiras disse:

@ThiagoLuiz Sobre os lançamentos dos Ryzen 3XXX, já existe uma data concreta? Estou aguardando o lançamento deles para montar uma nova máquina, mas toda vez que leio sobre eles existe um desencontro de informações e nenhum consenso sobre o lançamento.

Ainda não está certo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

@badanheiras

 

Então, segundo os rumores, começarão a aparecer neste mês (Maio) mas obviamente serão os high end.

Alguns outros serão divulgados 3º trimestre e os outros na conferência CES.

 

Ou seja, os intermediários, equivalentes aos Ryzen 5 2600 só devem aparecer depois de Setembro/Outubro. Nesse caso tenho dúvidas se vale a pena aguardar...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, badanheiras disse:

 

Ou seja, os intermediários, equivalentes aos Ryzen 5 2600 só devem aparecer depois de Setembro/Outubro. Nesse caso tenho dúvidas se vale a pena aguardar...

Francamente acho besteira ficar esperando... em informática. SEMPRE vai ter algo novo, a cada 6 meses no máximo tudo muda, se você ficar esperando não vai comprar nada, simplesmente isso... eu à uns 15 anos atrás pensava assim, em esperar sempre algo novo, mas aprendi a curtir o momento, o presente. Senão, você não compra nada, não usufrui de nada, só esperando algo que não tem um fim, simples assim.. ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa noite à todos, um tempo atrás abri esse tópico com uma dúvida, e venho aqui para utilizar do mesmo pois ainda estou na mesma situação. 

 

Agora com o lançamento dos ryzen 3000, estou na dúvida entre:

 

R7 3700x + Gigabyte Aorus Elite x570,

ou

i9-9900k + Gigabyte Aorus Elite Z390

 

Ambos pelo mesmo preço, o que me dizem sobre isso? Alguma sugestão do que devo escolher? Meu uso será para edição de vídeos, mas claro, também uso para jogar, por diversão somente.

 

Desde já agradeço a atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...