Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen: OC + clock dinâmico é possível?


Shaman93
Ir à solução Resolvido por ThiagoLuiz,

Posts recomendados

Bom dia, gostaria de saber se é possível fazer overclock do processador (um R5 2600 no caso) sem perder a funcionalidade de clock dinâmico, que baixa o clock pra ~1.5 GHz em idle ou perto disso quando a demanda é baixa. Usando o Ryzen Master consigo esse efeito, o problema é que ele não salva as configurações, sendo necessário reaplicar o OC toda vez que desligo o sistema. Teria alguma forma de conseguir o mesmo pela BIOS, pra tornar a alteração permanente?
Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala @Shaman93!

 

Sim, é possível mas precisa ser modificando o P-States. Dá uma googada por "ryzen p state oc guide" e encontrará muito material!

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Você tem sentido necessidade de fazer OC? Pergunto porque o 2600 é muito pra sua 580!

Tenho um 1600x e troquei minha 580 por uma Vega 64. Tá rodando fino, sem OC.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Não quero te desanimar com OC mas há dois conteúdos que considerei e além do já citado anteriormente, para não fazer OC.


Um deles é de um canal que acho bem da hora, o "moleque" é fera! É o Actually Hardcore Overclocking.

Ele tem um vídeo explicando que o por quê de não valer o esforço de fazer o OC via P-States (Why pstate overclocking on Ryzen CPUs isn't worth the effort).

 

O outro é sobre o OC direto sem ser pelo P-States onde o consumo energético aumenta muito e o ganho de performance não. Logo, não vale a pena tanto pelo consumo tanto por "injetar" mais tensão no processador.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Gastei rios de dinheiro com minha mobo (~R$1600,00 no Kabum) e não fiz OC (porque achei que não valia).

Talvez quando eu trocar meu processador por um Ryzen 4xxx eu pense em fazer rs (triste história, fim). huahuahaua

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ThiagoLuiz Valeu pelo material! Dando uma olhada por cima, a ideia básica é que a economia de energia pela redução do clock é mínima, de forma que não valeria a pena, seria isso?

Sobre a intenção do OC, não seria pra jogo, realmente em stock ele segura com folga a RX 580. É pra renderizar uma série de microscopias pra uma pesquisa, andei fazendo as contas e em stock vai levar cerca de 3000 horas pra processar todo o material que eu tenho, qualquer redução de tempo é bem vinda, mesmo que eu gaste alguma grana a mais em conta de luz. Ruim que eu dei um leve azar na loteria do silício e o meu chip precisa de 1.275 V pra 3.9 GHz e 1.3625 V pra 4 GHz, mas as temperaturas continuam boas, tanto chip quanto vrm abaixo de 70. Em stock ele fica a 1.23 V e a 3.75 GHz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
5 minutos atrás, Shaman93 disse:

Valeu pelo material! Dando uma olhada por cima, a ideia básica é que a economia de energia pela redução do clock é mínima, de forma que não valeria a pena, seria isso?

Isso!

 

Eu diria o seguinte: Tem tempo e paciência? Faça pelo P-States. Caso o contrário, faça estático.

 

17 minutos atrás, Shaman93 disse:

É pra renderizar uma série de microscopias pra uma pesquisa

O software não identifica a GPU? Pois ela pode vir a ser melhor que o CPU.

 

18 minutos atrás, Shaman93 disse:

Ruim que eu dei um leve azar na loteria do silício e o meu chip precisa de 1.275 V pra 3.9 GHz e 1.3625 V pra 4 GHz, mas as temperaturas continuam boas, tanto chip quanto vrm abaixo de 70. Em stock ele fica a 1.23 V e a 3.75 GHz.

Cara, se te deixa feliz, o meu não chega a 4GHz e pra bater 3,9GHz são necessários mais de 1,4V.

 

Estou procurando o estudo onde fala do consumo energético. Assim que der eu posto aqui.

adicionado 24 minutos depois

Lembre-se de setar o Windows para High Performance!

 

Não encontrei o estudo exato que gostaria (feito pelo Gamer Nexus) mas encontrei este que demonstra algo similar.

Com o Ryzen 5 1600x OC com todos os núcleos à 4.1GHz o ganho geral pra Enconding foi de 8% (página 4).

Para jogos, baseado no consumo de energia, não vale mas como seu caso é um pouco diferente. Avalie a viabilidade de se fazer OC.

 

Boa sorte!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...