Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe pra Ryzen 5 2600, gabinete Aerocool GT-S, GTX 1660Ti


Posts recomendados

Boa madrugada pessoal,

 

Estou a um tempo já "montando" um pc para jogar e trabalhar e reunindo informações das melhores peças e me adequando as mudanças que estão ocorrendo. Mas a bendita da placa-mãe sempre me deixa com duvida se é realmente a melhor escolha.

 

Eu já tenho comprado um gabinete Full Tower, porém em resumo, isso foi ideia do meu pai há uns bons anos atrás (mesmo, esse gabinete é antigo), onde ele montou um branco para serviço da empresa. Há um Black Edition guardado aqui esperando uma luz no fim do túnel: Gabinete Aerocool GT-S Black Edition

 

Eu olhei como fazer a montagem e notei por um video, que a placa-mãe da ASUS Prime A320 MK, que seria uma dessas opções, só tem uma entrada pra cooler externo, e nesse full tower vem com 3! Fora a questão dos Usbs, controle de fan e outras coisas que nem sei. Mas como eu disse também, meu pai deu uma nota nesse gabinete, mas o interior dele vai ser mais "humilde", digamos:

 

  • Ryzen 5 2600
  • GTX 1660 TI 6GB
  • Fonte Corsair 550W 80 Plus Bronze
  • 2 TB Seagate / 240 GB SSD KingstonA400/CrucialBX500
  • 2 Pentes de 8GB 2666 Mhz ou 1 de 16 GB 2666 Mhz ( O que vocês acham? )

 

Se puderem indicar uma placa-mãe que seja compativel com esse gabinete (Quesito de entradas para fan e afins, como sata 3 para maior velocidade dependendo do ssd que eu comprar), mas custo/benefício, preços até 650 talvez. Agradeço!

 

Sobre Monitor penso no LG 29UM69G Ultrawide, teclado e mouse da logitech (G413 [Já vi por 300] / G502 [150] OU Mx master 2s [250]), mas só se vier a calhar.


:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SparD3V , pelo link do gabinete, lá informa que ele vem com um controlador de fans. Nesse caso, as fans são ligadas no gabinete. Não vi mais detalhes pois estou no celular, mas se sei pai possui um, veja como estão ligados lá, só para confirmar.

 

Aí nesse caso, pode pegar a placa-mãe que preferir, nesse valor encontra algumas x370 em promoção, e algumas x350/450 começando nos 340.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @SparD3V bem vindo!

Esse gabinete parece ser de muito boa qualidade. Quanto a compatibilidade, pode ficar tranquilo. Praticamente qualquer placa-mãe existente vai nesse gabinete, ele suporta os formatos Micro-ITX, Micro-ATX, ATX, EATX e XL-ATX.

Com relação aos fans extras, controladores, etc fica tranquilo. Minha placa-mãe só tem um slot pra case fan, mas eu uso cinco deles. É só usar fans que tenham conector molex (ainda presente nas fontes) e conectar diretamente nela, ou comprar um adaptador (1,50 cada).

Com relação  a memória, recomendo a leitura:

 

Estou de acordo com as indicações do amigo @dudaskank . Qualquer uma delas vai casar bem com o restante da tua configuração. Só fica atento no caso da MSI B350 se for mesmo comprar um SSD M.2, pois ela não possui essa entrada.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner A B450M gaming da GigaByte tá me parecendo boa, 460 a vista, boa construção, marca boa, a mesma que faz a aorus. Vocês sabem algo sobre ela? Pontos positivos e negativos?

 

Vou procurar saber sobre esse molex e adaptadores. Já o SSD acho que seria o normal, sem ser o M2.

 

Achei engraçado que a maioria das placas são M-ATX. ATX são mais aquelas cara 800 reais up. E-ATX não vi nenhuma ainda, mas nem vou pesquisar que deve ser absurda de cara, então essa XL então ... Ahahahah deve beirar uns 2k

 

valeu também @dudaskank!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SparD3V  Dá uma olhada nesse tópico, abra as seções:

"Spoiler: Informações de fases nas placas AM4 e avaliação da capacidade do VRM"

e também

"Spoiler: Taxa de retorno das placas mãe por ano e marca"

 

Eu, pessoalmente, pegaria a MSI B350M por 340 e com os 120 restantes pularia pra um SSD 480GB

adicionado 2 minutos depois

Complementando, a ponta da direita, pega na fonte e a da esquerda no fan:

image.png.d34f7c401c8509d85a37f0422e8b5753.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner @Hanner O SSD de 240 atualmente acho que ainda estaria bom. Talvez eu aumente futuramente. placa-mãe é um negocio complicado, melhor construção só tem nos modelos mais caros, aquelas que não precisam de espelho custam 780 ou mais.

 

Achei na Kabum um Ryzen 7 2700 com uma A320M-k (Não sei se é a BR) pelo preço do ryzen 7 2700: 1300 a vista. Acho que compensa tá levando esse ai que ja vem a placa que por uns 50/100 a mais que a 2600 (900 reais + mais uma placa de 300 reais), sobe ainda mais a potencia do processador né? Ps.: Acho que a plca mãe teria que atualizar a bios para suportar o ryzen ne?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SparD3V

Se você casar um Ryzen 5 1600 com uma boa placa-mãe ouso dizer que vai ter performance superior do que um 2700 numa A320.

Digo isso porque as A320 são muito fraquinhas pra levar 8c/16t. Os reguladores de tensão dela vão fritar quando entrar uma tarefa que demande mais do processador. Nesse momento a placa-mãe vai baixar o clock do processador (às vezes pra valores muito baixos como 500mhz) e isso causará uma queda de performance brutal. Caso seja um jogo por exemplo, é o momento da famosa travada. A esse efeito dá-se o nome de Thermal Throttling, é uma tecnologia excelente pois evita a queima do chip quando ele está muito quente baixando a velocidade de operação dele. Porém, não é algo que você quer acontecendo no seu pc. Insisto:

 

Ryzen 5 1600: 640 reais

MSI B350M: 340 reais

Total: 1000

Invista os 300 restantes no tesouro selic

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner É. Realmente com vários vídeos vi que tem esse novo "panorama" de circuito de placa-mãe que tem componentes x, y e z que servem pra a, b e c e que dependendo do fator d do processador não vai fluir bacana. Vou seguir seu conselho! Com o tempo do o upgrade se eu ver necessidade! Obrigado! Também pelos ensinamentos e indicações de conteúdo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...