Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC pra edição de vídeos até R$4.500


Ir à solução Resolvido por ThiagoLuiz,

Posts recomendados

  Estou começando a trabalhar com edição de vídeos profissionalmente, meu computador atual é extremamente low-end e preciso de upgrade. Meu orçamento não é grande coisa, já tenho certeza sobre quase tudo que vou comprar porém a GPU me deixa indeciso. Preferi optar por essas configurações: AMD Ryzen 5 2600, Fonte EVGA 550W 80 Plus (não preciso de mais do que isso), 32GB de Ram HyperX 2666Mhz, Placa-mãe da ASUS baratinha só pra tankar o socket do processador e a ram ddr4... enquanto a GPU estou entre GTX 1060 6GB e GTX 1070 8GB. Só tenho, no máximo 4,5K pra gastar.
Sei que renderização de vídeo é base em processador além de tudo, mas também uso meu computador para jogar nas horas vagas com amigos alguns jogos bem pesados. Não pretendo trocar meu setup até uns anos pra frente e não sei se realmente preciso de uma GTX 1070, talvez a 1060 satisfaça minhas necessidades...

Alguém poderia me ajudar nisso? Ah, e o meu monitor é um UltraWide Curvo, 34" 2560X1080 21:9

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Celso F L Junior utilizo o Sony Vegas por hobbie, e baseado nessa experiência discordo completamente de você ao mencionar que render é baseado em CPU pois um vídeo que gasto 40 min pra renderizar pelo CPU, gasto 6 min pelo GPU.

Outro aspecto é quanto à RAM pois tenho somente 8GB e nunca tive estouro enquanto renderizando (não estou falando para comprar 8GB apenas).

Pois bem, minha opinião é que você deve equalizar melhor seu orçamento. Como?

  • Ryzen 5 1600 ou Ryzen 5 2600 ou caso encontre em promoção o Ryzen 7 1700
  • GTX 1080 (se encontrar)
  • 16GB RAM porém de maior frequência (3000MHz ou 3200MHz).
  • Mobo B350/B450 ou X370/X470

 

Obs: Tenho uma RX Vega 64 e em relação ao Sony Vegas citado é mais chato de defini-la como preferencial para renderização.

Como você vai trabalhar de forma profissional, sugiro que de fato se mantenha com as nVidia.

adicionado 4 minutos depois

Substitua a GTX 1080 por RTX 2070 ou RTX 2060

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi. Trabalho com Premiere e After Effects, tenho 10GB de Ram atualmente e quando estou usando expressões, desfoques de movimentos e trabalhando com muitas composições o app começa a travar e apresenta problemas por uso excessivo de memória... Também estou procurando a GTX 1080, mas pelos gráficos do gpuboss.com a diferença entre ela e a 1070 é mínima... Só valeria a pena se fosse a 1080Ti, de fato =x, mas só a 1080 ultrapassaria MUITO meu orçamento.

Não entendo muito de mobo, mas vi em alguns vídeos da pichau e rocketz alguns testes de desempenho entre uma placa-mãe convencional e a mais cara do mercado, a diferença não foi tanta :x poderia me falar mais sobre isso?

Falei sobre a base da render ser mais na CPU porque noto quando estou renderizando no Premiere que o uso dela fica sempre 90%+ enquanto da GPU não ultrapassa dos 70%. PS: Uso a renderização da GPU. Atualmente tenho um i5-2500 e uma GT 710.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Celso F L Junior disse:

Não entendo muito de mobo, mas vi em alguns vídeos da pichau e rocketz alguns testes de desempenho entre uma placa-mãe convencional e a mais cara do mercado, a diferença não foi tanta :x poderia me falar mais sobre isso?

Desempenho realmente não é influenciado pela placa-mãe. Logo, uma A320 vai dar o mesmo desempenho da X370. Mas, a redução de desempenho é sim influenciada pela placa-mãe. As mais caras possuem componentes mais robustos, mais fases nas VRMs e até mesmo dissipador nelas. O risco de throttling (redução da frequência do processador para evitar aquecimento) em placas de entrada é real, com consequente redução de desempenho. Então, sim, vale a pena investir em placas mais robustas, principalmente em aplicação profissional do equipamento. 

11 minutos atrás, Celso F L Junior disse:

Também estou procurando a GTX 1080, mas pelos gráficos do gpuboss.com a diferença entre ela e a 1070 é mínima...

Se a diferença de desempenho fosse realmente mínima, a diferença de preço também não seria? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Kleber Peters disse:

Se a diferença de desempenho fosse realmente mínima, a diferença de preço também não seria? 

Diferença mínima ao caso. Edito games, vlogs, nada em 8K, 16K. No máximo um 4K, no máximo estourando mesmo. Por isso falei que seria desnecessário para mim uma GPU muito cara, já que eu não iria utilizar 100% do seu potencial. A 1080 é bastante cara em relação a 1070, que poderia cumprir a mesma função no meu caso. Pensando mais longe ainda, a 1060 me permitiria uma fonte mais barata (6 pinos) e, consequentemente, maior investimento para RAM ou Mobo melhores. Certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, estou no trabalho e por isso estou conciliando meu tempo aqui, com isso não dá pra escrever textos mais elaborados mas quero dizer que a 1060 não seria tão boa opção pois como seu monitor é ultrawide, ele exige um pouco mais da GPU e uma 1070 seria mais indicada.

 

Nosso amigo Peters explicou sobre a dúvida da mobo.

 

Quando possível, tento adequar uma sugestão dentro do seu orçamento (que é 4,5k pra máquina montada, certo?).

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, ThiagoLuiz disse:

Cara, estou no trabalho e por isso estou conciliando meu tempo aqui, com isso não dá pra escrever textos mais elaborados mas quero dizer que a 1060 não seria tão boa opção pois como seu monitor é ultrawide, ele exige um pouco mais da GPU e uma 1070 seria mais indicada.

 

Nosso amigo Peters explicou sobre a dúvida da mobo.

 

Quando possível, tento adequar uma sugestão dentro do seu orçamento (que é 4,5k pra máquina montada, certo?).

Isso mesmo. Fico grato se puder me ajudar, tô muito indeciso em relação a tudo 😭

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Segue:

Sem contar o gabinete, o computador fica em, aproximadamente, R$4200,00.

Substitua conforme seu interesse. Só acredito que dessa forma o PC fica bem equilibrado.

Quanto à fonte ser 750W, uma de 500W é o suficiente mas fui nessa de economizar e agora terei que gastar com outra fonte pois quando comprei a minha, eu tinha uma RX 580 e depois de trocar pela RX Vega 64 a fonte trabalha no gargalo (no benchmark do jogo Ghost Recon Wildlands meu PC desliga).

adicionado 3 minutos depois

Ah, a GTX 1070 cai muito bem também!
Se o custo for menor, pode adquiri-la pois ficará excelente!

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, ThiagoLuiz disse:

Segue:

Sem contar o gabinete, o computador fica em, aproximadamente, R$4200,00.

Substitua conforme seu interesse. Só acredito que dessa forma o PC fica bem equilibrado.

Quanto à fonte ser 750W, uma de 500W é o suficiente mas fui nessa de economizar e agora terei que gastar com outra fonte pois quando comprei a minha, eu tinha uma RX 580 e depois de trocar pela RX Vega 64 a fonte trabalha no gargalo (no benchmark do jogo Ghost Recon Wildlands meu PC desliga).

adicionado 3 minutos depois

Ah, a GTX 1070 cai muito bem também!
Se o custo for menor, pode adquiri-la pois ficará excelente!

Entendi, mano. Parece ser muito bom. Vou seguir sua recomendação, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Celso F L Junior essa configuração está bem acertada para edição de vídeos... Com relação a uso de memória, o After Praticamente vai usar o quanto você tiver... Já fiz o teste e coloquei 28GB no PC (3x8 +4) e durante uma preparação usando alguns efeitos, o after chegou a utilizar tudo e até mexeu com o arquivo de paginação de 4GB no SSD que deixei habilitado.

 

E tem gente que reclama do Chrome...

 

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...