Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RAID com SSDs diferentes


Ir à solução Resolvido por LNPott,

Posts recomendados

Excelente tópico, muito bem explicado de fácil entendimento.

 

No caso em qualquer tipo de RAID é sempre recomendado usar SSDs de mesma Marca, Modelo e Tamanho correto?

Porém será que haveria problemas em um RAID como este?

Por exemplo RAID 0 em 2 SSDs um SAMSUNG EVO 860 PRO 256GB e um SAMSUNG EVO 840/850 PRO 256GB?

Ou um SAMSUNG EVO 256GB e um algum de outra marca como por exemplo um HYPERX 3K 256GB?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gabriel Torres E o que aconteceria numa situação como esta, imagine que o usuário comprou 2 SSDs EVO 970 Pro de 512GB que possui:

Velocidade de leitura sequencial: 3.500 MB/ s

Velocidade de gravação Sequencial: 2.300 MB/ s

 

E então ele decidi fazer um RAID 0 em uma placa-mãe, porém embora a placa-mãe tenha 2 SLOTs M.2, um dos slots sejam X4 e o outro tenha uma bandwidth de apenas "x2" no caso funcionaria porém não teria a velocidade máxima de cada SSD correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador

@GabrielLP14 Movi seus posts para tópico próprio no setor correto para que outras pessoas possam participar.

 

Até onde eu sei, o arranjo ficará limitado ao desempenho da unidade mais lenta. Outras pessoas poderão confirmar ou refutar isto.

 

Abraços.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

@GabrielLP14 Acho que é meio lógico isso, vai limitar pela velocidade do 2x.

 

Contudo, se você ver a capacidade máxima de transferência de dados de uma linha PCIE 2x, vai ver que é de 1.97 Gb/s e essa seria a velocidade máxima deste arranjo RAID 0.

 

Pelo menos foi o que a tabela me diz isso. Me corrijam se eu estiver enganado.

 

image.png.9e5e7bfc9fb6adfce40e2fb1cf3c9b03.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
7 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LNPott A sim, entendo, acredito que seja o que nosso colega GT menciona também que a velocidade de operação será de acordo com a velocidade do menor barramento.

Exatamente o que ele quis dizer.

 

Sendo assim, haverá um "gargalo" pela limitação de banda do barramento PCIE 2x, contudo ainda vai ficar mais rápido que somete 1 SSD desse.

 

1 SSD = 3.5GB/2.5GB/s

2 SSD = 1.97*2= 3.97GB/s

 

 

Acho que dá para entender,resumindo, ganha 0.44gb/s. Talvez não seja muito para tamanho investimento. 😔

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott A sim, obrigado, uma pena eu não poder comprar um desses, pois embora minha placa-mãe tenha um SLOT M.2, ela tem uma largura de banda máxima do barramento de 10Gb/s apenas sendo no máximo uns 1250MB/s, fazendo com que não aproveite ao máximo este SSD da Samsung.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Sim sim, minha placa-mãe é uma "top" de linha para a época dela. Porém o tempo passa, e já é obsoleta:

Embora seja algo bem entusiasta, acho que quem procura um setup com as melhores peças do mercado é uma baita escolha, o que "quebra" as pernas é o valor.

GA-X99-Gaming G1 WIFI

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott Sim, eu to com dois SSDs nessa máquina atualmente, um SSD Samsung EVO 860 2TB(Sistema operacional/MZ-76E2T0B/AM) e um SSD Samsung EVO 1TB(Backup/MZ-76E1T0B/EU).

 

Embora sejam "SSDs" convencionais SATAS, são excelentes SSDs com boa taxa de escrita e leitura aleatória e sequencial.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
57 minutos atrás, GabrielLP14 disse:

@LNPott Sim, eu to com dois SSDs nessa máquina atualmente, um SSD Samsung EVO 860 2TB(Sistema operacional/MZ-76E2T0B/AM) e um SSD Samsung EVO 1TB(Backup/MZ-76E1T0B/EU).

 

Embora sejam "SSDs" convencionais SATAS, são excelentes SSDs com boa taxa de escrita e leitura aleatória e sequencial.

Muito bom, eles já são impressionantemente melhores que os velhos "Hard Disk".

 

Um simples A400 já faz uma diferença enorme desde a instalação do windows até abrir páginas recuperadas do navegador.

 

Show de bola seu Setup. Forte abraço e boa noite.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...