Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

placa-mãe F2A68HM-S1 aguenta TDP do Athlon x4 860k?


Posts recomendados

Estou com uma duvida, estou querendo adquirir um Athlon x4 860k para colocar em uma placa-mãe F2A68HM-S1 que no momento esta com uma APU A46300(65w).

Se eu trocar o meu A46300 pelo Athlon x4 860k(95w) ele irá funcionar?

Fui no site do fabricante que diz que é compatível mas estou com medo pois meu processador atual o TDP dele é de 65w e o Athlon 860k e de 95w.

link lista das cpus  compatíveis: https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/GA-F2A68HM-S1-rev-11#support-cpu

link do processador: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1167879573-athlon-x4-860k-fm2-37ghz-40ghz-_JM?quantity=1

 

A minha duvida é se ele irá funcionar pois tem pessoas que disseram que na placa da Gigabyte ele não funciona, mas não sei se foi por causa da memoria ser de 1333mhz , sendo que o processador usa 1866mhz.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá tenho um processador com tdp de 95w percebia que ele ficava muito quente com clock de fabrica, fui na bios e diminui de 95w para 65w, ele ficou em 60º sobre estresse não subiu e nem abaixou manteve esta temperatura.

Gostaria de saber se tem algum risco para ele se ficar setado em 65w.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, XxSuperSanxX disse:

Olá tenho um processador com tdp de 95w percebia que ele ficava muito quente com clock de fabrica, fui na bios e diminui de 95w para 65w, ele ficou em 60º sobre estresse não subiu e nem abaixou manteve esta temperatura.

Gostaria de saber se tem algum risco para ele se ficar setado em 65w.

Qual placa-mãe permitiu isso? Que eu saiba o CPU vem com um processo de fabricação que dissipa até "X" W, exemplo 65, 95, 105W (no caso do meu) e até mais.

 

O que geralmente se faz para economizar energia e esquentar menos, é diminuir o vcore que é a tensão do processador na BIOS e nas opções de energia do Windows, selecionar "economia de energia", que automaticamente o sistema faz o possível para gastar menos energia possível, esquentando menos também, lógico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A minha placa-mãe é uma F2A68HM-S1 da Gigabyte, e está com um athlon x4 860k 3.6ghz~4.0ghz, quando ele estava a 95w em jogos ficava muito quente mesmo com um water cooler 240T, e começava a perder fps, antes eu tinha um A4 6300 que estava com overclock a 4.2ghz a 65w.

Fiz alguns testes e parece estar de boa, pretendo deixar ele no mesmo clock do antigo, só que tinha um pouco de medo se havia algum risco para ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diminuir a tensão para um valor ainda aceitável não danifica o processador. O que detona eles são as sobretensões que o pessoal mais "hardcore" faz nos overclocks agressivos, isso sim tem risco em potencial de danificar um processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só pra querer saber mesmo, qual é teu gabinete? Possui outras ventoinhas nele? É beeeeeeem incomum que justo um Athlon X4 esteja ficando quente assim, ainda mais com water cooler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A sua ideia de limitar a potencia máxima foi ótima, evita um monte de problemas muito comuns, causados por erros e superaquecimento, como se costuma ver neste forum diversas reclamações. Se o seu sistema atende às suas necessidades do jeito que está, evite mexer de novo. Operar abaixo da potência máxima aumenta a vida útil do sistemas em geral, reduz o consumo de energia e gera menos calor e menos ruído. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...