Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desligamento automático de carga de bateria


Posts recomendados

Ola.

 

Acredito que o caminho não seja  este ,

já que baterias de litio ( essas 3.7V  ) tem  uma dinâmica

de carga diferente das baterias chumbo-acido do seu projeto.

 

voce está certo no quesito tensão, não pode de forma alguma ultrapassar os 4.2V  mas ...

 

Não significa que quando atingido esse referencial ela esteja carregada.

O que precisa ser monitorada é a CORRENTE de carga para desligar o circuito,

mantendo constante a tensão em 4.2V

 

O que já fiz com êxito foi clonar ( apenas por hobby mesmo )  esses módulos prontos que tem no ML por 10 R$ onde voce alimenta com 5V e normalmente 1A  um  TP4056 .    Ele monitora a corrente e quando esta vier abaixo de 10% do fator C   a bateria estará carregada. 

 

'_'

 

edit :  veja abaixo um exemplo. 

 

 

 

 

tp4056.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu amigo Tito, sempre solicito. Inclusive você foi um dos primeiro a me dar um retorno na minha primeira postagem aqui. Obrigado

Eu já adquiri um LM2596 e um TP 4056, mas tenho umas sucatas que gostaria de usar, com isso aprender um pouco dos conceitos da eletrônica(já evolui muito desde minha primeira postagem).

Pretendo fornecer a carga de 4,2v para este projeto através do modulo LM2596 alimentado por uma bateria de 12v./12Ah.

Tenho como regular a tensão através do TL431?

Modificando os valores dos resistores consigo ajustar a tensão para trabalhar com este projeto dentro dos 5v? Inclusive tenho baterias de chumbo de 4v que poderia usar este projeto.

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...