Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos amperes tem um capacitor de 2,7 por 10F?


erich8

Posts recomendados

2 horas atrás, Renato.88 disse:

No exemplo A você soma a tensão, a capacidade é a mesma.

Vão suportar 13,5V mas a capacidade continua em 10F.

 

No segundo exemplo está somando a capacidade, mantendo a tensão. 

Terá 50F, mas continua com 2,7V.

 

E no terceiro vai somar os dois, terá 5,4V e 50F. 

obrigado, eu tava pensando que o exemplo A os farads seriam divididos por 5, entao não á uma divisão de tensão ou de capacitância?

 

e quantos amperes tem um destes capacitor 2,7 por 10F?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, erich8 disse:

e quantos amperes tem um destes capacitor 2,7 por 10F?

 

Pergunta errada, meu amigo .....

 

Capacitor possui CARGA. Em funcionamento sobre regime senoidal, pode-se sim falar em corrente circulante em um capacitor, e ela varia conforme a capacitância do mesmo.

 

Mas, no mundo real, os capacitores possuem uma pequena impedância interna, que sempre acaba limitando a corrente de surto.

 

Se a sua ideia é calcular qual a corrente de descarga de um capacitor desse, precisa primeiro medir essa impedância interna dele, assim pode-se dizer qual o valor máximo da corrente de pico, mesmo que seja por alguns milésimos de segundo apenas, e de qualquer maneira essa corrente irá diminuir exponencialmente com o tempo.

 

E talvez fazer um curto-circuito em um capacitor desse tipo pode até mesmo causar danos ao mesmo.

 

Paulo

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
3 horas atrás, Renato.88 disse:

Vão suportar 13,5V mas a capacidade continua em 10F.

se estão em série, de fato...

57 minutos atrás, erich8 disse:

o exemplo A os farads seriam divididos por 5

 

Pra altas capacitâncias e altas correntes existe até circuito pra dividir a carga e descarga de ultracapacitores

placa-de-circuito-proteco-para-super-cap

ou seja, não simplesmente ir aplicando na prática a teoria da associação de capacitores... Há forças ocultas envolvidas...

 

Corroborando Paulão @aphawk ...

a05fig01b.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tenho uma bateria de notebook lenovo do g450. e gostaria de fazer uma experiência com ultra capacitores. sei que ela tem seis pilhas dentro dela. entao pensei em retirar as pilhas e colocar uns ultra capacitores aproveitando o controlador de carga da bateria.
gostaria de saber quantas horas esta bateria com ultracapacitores duraria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2019 às 18:05, erich8 disse:

gostaria de saber quantas horas esta bateria com ultracapacitores duraria.

 

Vou apenas ilustrar os problemas para responder sua pergunta :

 

Vamos supor que suas baterias são de níquel-metal, então 6 x 1,2 = 7,2 Volts.

 

Suponha agora associar 3 capacitores em série = 3x 2,7 = 8,1 Volts, então atende à tensão das baterias.

Mas 3 deles em série baixa a capacitância total para 10/3 = 3,3 Farads.

 

Supondo que você vai ligar os capacitores em paralelo com a bateria, então a tensão deles será a mesma das baterias, certo ?  teremos 7,2 Volts.

 

A energia armazenada uma vez que os capacitares estarem totalmente carregados será de :

 

1/2 * 3,3 * 7,2 * 7,2 = 85,5 Joules 

 

Agora é que a coisa pega .... se essa energia fosse descarregada de forma constante ( sabemos que decai exponencialmente infelizmente ),  durante 1 segundo teríamos 85,5 Watts.

 

Continuando a suposição : se o notebook consumir uma média de 1000 mA , o consumo equivalente seria de 7,2 * 1 = 7,2 Watts, e assim o seu notebook poderia trabalhar por 85,5 / 7,2 = mais de 11 segundos !!!

 

Mas agora vem o balde de água : a energia decai exponencialmente, e logo a tensão do capacitor cai, não conseguindo mais alimentar o seu notebook ....

 

Resumindo

 

Não sei como calcular quanto tempo vai durar na realidade. Se eu chutasse, diria que nem meio minuto a mais.

Vamos ver se alguém com mais matemática do que eu consegue te responder ...

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Permita-me apenas uma visão prática da coisa. Teoria deixo pros 'novatos'...

 

SUPER CAPACITOR.jpg

se este pacotão de capacitor for seu (ái que inveja) você deve fazer algo como a associação C

paralelo duplo.jpeg

com muitos mas muito mais capacitores - algo como 30 ou + em cada linha - até o limite do espaço e refazer as contas do Paulão. Um note pode consumir uns bons 5A ou + da bateria. E claro você não deve usar pra jogar algum jogo pesado. O tempo seria apenas de poucos minutos o suficiente pra você salvar seu trabalho na falta de luz. Trabalho e não jogo, entende?

E não te esqueças do circuito que falei. Ele serve pra equalizar a tensão quando em série.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, Renato.88 disse:

Vão suportar 13,5V mas a capacidade continua em 10F.

 

4 horas atrás, erich8 disse:

o  aphawk falou que a soma dos capacitores aumenta a tensão mas diminui o farads!
mas o Renato.88 falou que no exemplo C teríamos 5,4V e 50F. quem esta certo?

exemplo C

895894677_paraleloduplo.jpeg.384641ac43b7e0a1df09721ba8758ff1.jpeg

 

Sim, o @aphawkestá certo.

Agora que eu reli e vi que falei besteira. 

Com os capacitores em série realmente se divide. 

Se for de valor igual é só dividir a capacitância pela quantidade. 

Como você mesmo já disse é só dividir por 5.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, erich8 disse:

quem esta certo?

Pelo jeito nem clicou nos links que propus e quer resposta pronta. Também parece não ter achado interessante a parte prática proposta. Mas mesmo assim eu quase consigo vos entender.. acho.. Enfim... boa sorte...

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, erich8 disse:

entao neste exemplo seria bom usar circuito para dividir a carga e descarga de ultracapacitores que o Isadora falou

Sim. 

Em série se deixar sem nada, dependendo do capacitor um vai segurar mais tensão que o outro, se passar de 2,7V pode explodir. 

 

O ideal é que as tensões fiquem abaixo do limite, por exemplo 2,4V no máximo pra cada um. 

Não se carrega um capacitor de 2,7V com exatos 2,7V. Isso reduz muito a vida útil dele. 

 

Eu por exemplo, costumo fazer fontes grandes, nessas eu deixo quase 40% de tensão sobrando, até porque os valores dos capacitores são um pouco distantes e meio que obriga a fazer isso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

capacitor C.pngnão dá 50F.. Já já alguém te dá resposta pronta...

Mais uma confirmação que você não clicou nos links...

 

33 minutos atrás, Renato.88 disse:

2,4V no máximo pra cada um. 

Não se carrega um capacitor de 2,7V com exatos 2,7V. Isso reduz muito a vida útil dele

Pro caso de fonte com ripple, sim isso faz todo sentido prático. Pro caso de acúmulo de energia, não consigo ver empecilho em acumular 2.6999999V em cada capacitor pra tornar o sistema mais eficiente. Mas de fato é bom verificar como fazem na prática onde há outra teoria. Nunca possuí um circuito destes...

2019-02-05-image-4.jpg

um pequeno sonho de consumo...

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim cada linha estão em série. Pra eu me sentir melhor, me responda... Imagine que são 6 de 3000F em série. ... Quantos F teria nesta rede? E se eu ligar 4 linhas ou rede destas em paralelo, quantos F no total?.. não se preocupe com a V ... ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Sim cada linha estão em série. Pra eu me sentir melhor, me responda... Imagine que são 6 de 3000F em série. ... Quantos F teria nesta rede? E se eu ligar 4 linhas ou rede destas em paralelo, quantos F no total?.. não se preocupe com a V ... ainda. 

seria uns 500F na linha. e si ligase 4 linhas daria o total de 2000F. esta certo?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Pro caso de fonte com ripple, sim isso faz todo sentido prático. Pro caso de acúmulo de energia, não consigo ver empecilho em acumular 2.6999999V em cada capacitor pra tornar o sistema mais eficiente. Mas de fato é bom verificar como fazem na prática onde há outra teoria.

Vou parar de comentar aqui, já percebi que até agora não dei uma dentro! :lol:

6 horas atrás, erich8 disse:

 

535870770_capacitorC.png.1391cbfaaf22cf14aab98f58d52a23d3.png

entao neste exemplo seria bom usar circuito para dividir a carga e descarga de ultracapacitores que o Isadora falou

Me passou despercebido... Mas acima já falaram que é 25F.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 minutos atrás, erich8 disse:

entao qual é a montagem correta?

Já dissemos a resposta, basta agora você calcular pra saber qual é o melhor arranjo para a tensão de alimentação que você tem. 

 

Também já foi falado que Não serve pra alimentar o notebook por muito tempo, por maior que seja a capacitância não vai durar mais que alguns minutos, pois a descarga vem toda de uma vez. Algo bem diferente do que acontece na pilha/bateria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...