Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quantos amperes tem um capacitor de 2,7 por 10F?


erich8

Posts recomendados

Que tal um circuito prático ?

 

https://www.instructables.com/id/The-Forever-Rechargeable-VARIABLE-Super-Capacitor-/

 

Simples e funcional pelo que lí ... para poder alimentar o seu notebook você simplesmente retiraria as baterias dele e usaria este circuito no lugar da fonte de alimentação do mesmo ! A maioria dos notes usa tensão em torno de 18,5 Volts na fonte.

 

Mas para isso tem de usar um conversor DC-DC que suporte um mínimo de 3,5 A  para garantir um bom tuncionamento.

 

Eu também mudaria um pouco o circuito de carga, acho pouco 1A de corrente... usaria uns 3A senão demoraria muito tempo para carregar os capacitores.

 

 

Para quem quer aprender mais sobre o assunto :

 

https://batteryuniversity.com/learn/article/whats_the_role_of_the_supercapacitor

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Renato.88 disse:

Não serve pra alimentar o notebook por muito tempo

 
27 minutos atrás, aphawk disse:

ara poder alimentar o seu notebook você simplesmente retiraria as baterias dele e usaria este circuito no lugar da fonte de alimentação do mesmo ! A maioria dos notes usa tensão em torno de 18,5 Volts na fonte.

 E agora hein? Meu voto vai pro amigo Renatinho. Como Paulão deve saber, não é só questão de tensão. Tem que haver corrente também. E corrente por bastante tempo. Ou seja

V*I * I*H (inventei esta fórmula agora). Ele tem V e I mas pouco H

Talvez os 2000F possa te dar tempo pra salvar os arquivos do seu trabalho.

Nossos amigos França e Moris que são bons nestas contas. Se achar que deve deve participar.. Meus dados chutes

  • 2000F
  • 19V até cair pra 16V
  • 3A

Estimo minutos...

Os seus de 25F deve durar menos ainda, claro. E de novo, se aquele pacotão for seu, deves ligar o máximo em paralelo que puder numa série de 7 ou 8 pra dar + de 18V

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Isadora Ferraz ,

 

Pois é .......  dessa maneira que você colocou a coisa fica ainda pior ...

 

Imagine que a curva de descarga seja constante, como uma bateria. Nesse caso, a tensão caindo de 19 para 16 significa que ainda tem muita energia que não seria mais aproveitada, ou seja, é um desperdício de 84% de toda a energia disponível.

 

Mas a realidade é ainda mais perversa : como a curva de decaimento é exponencial, acho que ficam sobrando mais de 95% de toda a capacidade possível !

 

Gastar uma baita grana para se aproveitar menos de 5% ......

 

Ainda acho que a ideia do autor que eu citei acima é a melhor opção. Perde-se uns 10% de rendimento no conversor DC/DC , e depois o notebook também perde mais uns 7% do rendimento internamente, mas é possível utilizar mais de 80% da energia armazenada no capacitor.

 

Com 400F o autor diz que consegue escutar música em duas caixas acústicas pequenas de computador por cerca de duas horas, supondo que essas caixas trabalhem com 5V, e com 1A, chuto que tem uns 5W/h de potencia. Se o note utilizar 18,5 por uns 2A, ele consome uns 37W. Creio que conseguiria funcionar o noteboook por uns 10 minutos ....

 

Paulo

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2019 às 19:07, aphawk disse:

A energia armazenada uma vez que os capacitares estarem totalmente carregados será de :

 

1/2 * 3,3 * 7,2 * 7,2 = 85,5 Joules 

 

Agora é que a coisa pega .... se essa energia fosse descarregada de forma constante ( sabemos que decai exponencialmente infelizmente ),  durante 1 segundo teríamos 85,5 Watts.

 

Continuando a suposição : se o notebook consumir uma média de 1000 mAh , o consumo equivalente seria de 7,2 * 1 = 7,2 Watts, e assim o seu notebook poderia trabalhar por 85,5 / 7,2 = mais de 11 horas !!!!!!!

Uma pequena distração: mais de 11 segundos!!!!!!!

@erich8 , desista da ideia de utilizar super-capacitores como bateria, não são adequados para isso. A função deles é manter estável a tensão em momentos de pico de consumo e o uso mais frequente é em aparelhos de som super-potentes em automóveis onde picos de consumo tendem a arrear a tensão de bateria. No intervalo dos picos o capacitor se recarrega e a balada segue com o som legal.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa Paulão. A ideia era pro garoto ter uma noção do tempos caso quisesse fazer experimento simplista visto que parece que é um meio sem noção (no bom sentido claro). Mas claro seu aproveitamento seria pequeno mas teu aproveitamento seria maior. Provavelmente a esta altura ele já deve ter tido um choque de realidade e um choque térmico de água fria que Serjão lhe deu ...

 

Mudando de pato pra ganso, penso que um supercap destes pode ser usado como uma bela e cara chupeta wireless (outra invenção momentânea). Algo como, bateria descarregada coloco ele em paralelo, espero um tempinho e quiçá dá na partida. Penso que 1 a 2 segundos a 150A pode dar. Bem pelo menos na teoria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Mudando de pato pra ganso, penso que um supercap destes pode ser usado como uma bela e cara chupeta wireless (outra invenção momentânea). Algo como, bateria descarregada coloco ele em paralelo, espero um tempinho e quiçá dá na partida. Penso que 1 a 2 segundos a 150A pode dar. Bem pelo menos na teoria...

Tem uns doidos aí pela Internet que já fizeram isso. 

A energia que eles armazenam é suficiente pra dar duas partidas. 

A partida do carro, precisa de muita potência em poucos segundos, é da mesma forma que os capacitores liberam a energia. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88

Em 19/05/2019 às 12:16, Renato.88 disse:

Tem uns doidos aí pela Internet que já fizeram isso. 

A energia que eles armazenam é suficiente pra dar duas partidas. 

A partida do carro, precisa de muita potência em poucos segundos, é da mesma forma que os capacitores liberam a energia. 

Eu já fui um destes "doidos", eu dei partida num corolla com motor 1.8 com dois conjuntos de 6 (6 x 2 em serie e paralelo) capacitores de 330F (o chinês dizia que eram de 500F x 2,7V, mas na prática mal passavam de 300F), e consegui dar partida sem muita "dificuldade" (derreti umas trilhas antes e tive que fazer uns reforços na PCI que ligava e equalizava os capacitores para aguentar o tranco). O surto de corrente passava de 700A, mas era muito rápido!

  • Curtir 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 17/05/2019 às 16:03, aphawk disse:

 

Pergunta errada, meu amigo .....

 

Capacitor possui CARGA. Em funcionamento sobre regime senoidal, pode-se sim falar em corrente circulante em um capacitor, e ela varia conforme a capacitância do mesmo.

 

Mas, no mundo real, os capacitores possuem uma pequena impedância interna, que sempre acaba limitando a corrente de surto.

 

Se a sua ideia é calcular qual a corrente de descarga de um capacitor desse, precisa primeiro medir essa impedância interna dele, assim pode-se dizer qual o valor máximo da corrente de pico, mesmo que seja por alguns milésimos de segundo apenas, e de qualquer maneira essa corrente irá diminuir exponencialmente com o tempo.

 

E talvez fazer um curto-circuito em um capacitor desse tipo pode até mesmo causar danos ao mesmo.

 

Paulo

 

 

É bom saber Paulo , valeu ! Eu tinha me esquecido que carga em coulomb também pode converter em corrente isso me deu uma ideia paulão rkkkkkrsr! Os capacitores podem sim manter a corrente de pico exponencialmente mais lento Paulo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Carlosfrances ,

 

Opa meu amigo , faz tempo ein ?

 

Bom, na verdade depende do tipo de circuito de descarga.

 

Se é sobre um resistor, a corrente decai exponencialmente.

 

Já se for sobre um indutor, ocorrerá uma oscilação senoidal, cujos picos irão obedecer a uma curva de descarga exponencial.

 

Respondendo diretamente à sua pergunta :

 

Se for usado um resistor, a única maneira de fazer o pico de corrente decair mais lentamente é aumentando a capacidade do capacitor ou aumentando a resistência.

 

Paulo

 

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, erich8 disse:

pena que é em inglês

o youtube traduz as legendas... Em algum momento no futuro..  o áudio. Ou agora? sei lá... não pesquisei

 

Você caro leitor conhece algum circuito que opera de 5 a 0,8V ou menos.? Chaveado, claro.  Pra eu carregar uns cap de 1F preu fazer uma lanterninha de led... tipo pra aproveitar até a última gota da energia do cap...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@aphawk Um componente bem interessante.

A tecnologia ainda está muito longe disso, mas algum dia os super capacitores podem chegar a ficar competitivos em relação às baterias. Nesta situação estes componentes ficarão ainda mais úteis. Mas imagino que para um sistema que tem que operar por décadas a fio sem manutenção, o que não é possível com baterias, e com equipamentos de muito baixo consumo. nestes casos também estes componentes são muito interessantes funcionando com super capacitores e pequenos paineis solares.

Isto talvez seja o futuro dos carros elétricos.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa Paulão. Bem... experimentos mentais não nos custam nada, então enquanto isso vamo quebrando o galho mentalmente com algo como...

maxresdefault.jpg

o desafio é elaborar um controle de corrente pro led. Se usarmos raros transistores de germânio de alguma sucatinha, penso que pode se aproximar bem dos 0.3V... De novo, um bom complemento pra experiências com pilha de limão/batata e afins...

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 horas atrás, aphawk disse:

O duro é achar para comprar... :

 

http://www.ti.com/product/TPS61200

Paulo, com esse circuito dá pra @Isadora Ferraz recarregar o celular dela com as batatinhas. Eu fico com as pilhas de limão e depois faço uma caipírinha com as sobras! kkkk

Querida Isadora, não fique magoada. Nâo resisto a uma piada.

Abraços ao Paulo e Isadora.

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, aphawk disse:

@Carlosfrances ,

 

Nunca ví , o que é isso ?

 

Paulo

Um tipo de fonte chaveada que serve pra inverter o sentido da corrente.

A ideia é usar a corrente negativa de uma bobina.

Eu já usei um circuito desses pra alimentar um circuito que precisava de +5 e -5V a partir de uma única bateria de 7,5V.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Renato.88 disse:

Um tipo de fonte chaveada que serve pra inverter o sentido da corrente.

A ideia é usar a corrente negativa de uma bobina.

Eu já usei um circuito desses pra alimentar um circuito que precisava de +5 e -5V a partir de uma única bateria de 7,5V.

 

Ah .... essa é a definição de Buck Boost kkkkkkkkkkk   mas Buck Boots eu continuo não sabendo o que é  kkkkkk !

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...