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Toshiba LED 32L2600 desligando a imagem após uns minutos


Ir à solução Resolvido por Tito Fisher,

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Ola pessoal.

 

Normalmente participo do forum em outra área, mas agora preciso de uma ajudinha aqui dos mestres em TVs.

 

Estou com uma Toshiba Smart Led 32" que funciona perfeitamente durante 5 a 10 minutos, depois disso ela apaga o backlight e continua apenas com o audio .

 

Já pesquisei aqui no forum algum problema relacionado, mas não encontrei especificamente esse caso.

 

- Fiz os testes básicos, verifiquei as barras de LED e todos acendem.

- A fonte alimenta eles com aprox 44VDC . São duas barras com 6 leds cada, ligados em série.

- Fiz uma inspeção visual buscando componentes estufados ou soldas frias, mas parece tudo normal.

- Acompanhei a temperatura dos principais componentes, tanto na placa de fonte como na principal, e aparenta normalidade.

 

-Após ela desligar a imagem nem preciso aguardar , basta clicar o power no controle e ela volta .

 

´Poderiam me auxiliar nessa missão ? 

 

Caso necessário posso postar imagens para facilitar vossa ideia de diagnóstico.

 

'_'

 

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Olá colega,

desconfio do barramento de LED.

a tensão de trabalho tá correto, mas você não informou se as duas tensões de retorno delas estão iguais ou se há um consumo de corrente anormal/ so vai saber quando medir.

 

Pode também ser que o CI controlador do driver LED pode estar recebendo informação errada ou alimentação dele está com alguma variação/ da uma checada nisso aí também.

 

Notou algo mais de errado com a tv? 

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Ola  @DED21  e @Marukosu A.

 

Grato pela brevidade na resposta. 

O caminho então seria substituir as barras de Led ? 

Ou posso medir a corrente que circula nelas e identificar um led específico para  isolar e trocar  apenas o que estiver irregular?

 

A TV não apresenta qualquer outro  problema, e por sinal tem pouquíssimo uso. 

 

Certa vez consertei uma TV Samsung com problema semelhante, mas naquele caso eu abri o backlight e vi que haviam 3 leds apagados, Troquei eles e funcionou.

 

Neste caso todos eles estão acesos , por isso a minha dúvida sobre o caminho a tomar.

 

Estou com ela aberta aqui, vou medir a corrente e testar os leds individualmente , retorno em seguida.

 

'_'

 

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Se for problema de LED tem que trocar a barra toda, as duas não ficam tão caras.

 

mas a orientação é que não desmonte a tela ainda. 

 

Afere a tensão e a corrente antes pra garantir que não estja indo para o lado contrário do defeito.

adicionado 3 minutos depois
21 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Estou com ela aberta aqui, vou medir a corrente e testar os leds individualmente , retorno em seguida

Agora vi que abriu, não precisava, ao menos neste momento.

 

como as barras estão soltas, tem que testar cada barra de uma vez e não precisa ser LED por led.

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Ola, @Marukosu A.

 

Acabei de checar a corrente no barramento.

 

A corrente de carga é 300mA  nos primeiros 10 segundos, depois vai regredindo e estabiliza em 90mA .

Fiquei de olhos colados no multímetro por 8 minutos para ver se alguma coisa entrava em curto no barramento que fizesse subir a corrente para desarmar a proteção, mas não rolou isso ...   o circuito simplesmente cortou a alimentação dos leds .

 

Em um teste anterior de tensão eu verifiquei que ela entrava com 44V e em algumas vezes recuava para 38V , nos dois casos ficava ligado algum tempo antes de apagar.

 

Nesse caso o problema estaria na placa de alimentação que tem algum componente 'doido'  fazendo caquinha com a alimentação dos leds ?

 

O que me intriga é o fato do audio continuar normal, a troca de canais   , aumento de volume, etc ....  

imagino que sendo problema na placa de fonte a coisa se resuma ao circuito de proteção do BL.

 

Como localizo e testo esse componente ?

 

 

 

 

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2 horas atrás, Tito Fisher disse:

A corrente de carga é 300mA  nos primeiros 10 segundos, depois vai regredindo e estabiliza em 90mA .

 

na serigrafia dessa pci existe uma informação sobre a corrente consumida desses LEDS. É só checar se bate com o valor aferido. 90mA é muito pouco. Encontrou esse valor em cada barra ou foi a soma das duas?

De que forma fez essa medição?

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Em um teste anterior de tensão eu verifiquei que ela entrava com 44V e em algumas vezes recuava para 38V , nos dois casos ficava ligado algum tempo antes de apagar.

 

fazendo as contas...

2 barras com 6 LEDs = 12 LEDs

Cada LED é de 3 com uma pequena variação para mais.

3V x 12 = 36V (36v é a tensão mínima que acendem todos os LEDs)

Você disse 38V, nesse valor a tendência é que eles mantenham-se acesos ou com um brilho bem pequenino.

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Nesse caso o problema estaria na placa de alimentação que tem algum componente 'doido'  fazendo caquinha com a alimentação dos leds ?

 

.Exatamente! Para ser mais preciso no circuito driver LED.

Dependendo da forma como fez a pesquisa para encontrar o consumo de corrente e a tensão de retorno dos LEDs dá para ter uma noção se descartamos a barra ou não.

 

De fato, o problema pode ser ainda nos LEDs, não é raro encontrar componentes que apresentam defeitos com o tempo de uso/ e um LED não é uma exceção.

 

Se tiver como construir um testador de LED que seria o ideal. Testaríamos de forma isolada do circuito e não teríamos intervenção do televisor para aumentar ou reduzir o brilho deles. Seria uma forma ideal para medi-los. Deixa eles ligados no testador por um tempo igual ao período que a tv demora para desligar. Se for algum deles que estão apresentando o defeito, verá o brilho aumentar ou cair. Simples!

 

2 horas atrás, Marukosu A. disse:

Pode também ser que o CI controlador do driver LED pode estar recebendo informação errada ou alimentação dele está com alguma variação/ da uma checada nisso aí também.

 

Se o desligamento do comando BL-on vir do micro, o controlador vai obedecer e diminuir a tensão dos LEDs, mas nunca zerar. Para ver se o micro está fazendo isso, basta checar no terminal correspondente qual é o nível de tensão presente.

 

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

O que me intriga é o fato do audio continuar normal, a troca de canais   , aumento de volume, etc ....  

 imagino que sendo problema na placa de fonte a coisa se resuma ao circuito de proteção do BL.

Na maioria dos TVs da categoria é assim mesmo. Depende do nível das proteções. Algumas são chatas e outras não.

 

2 horas atrás, Tito Fisher disse:

Como localizo e testo esse componente ?

 

Localize os fios de alimentação dos LEDs, segue as trilhas e verás um IC é nele que deve dedicar atenção.

Na dúvida sobre o funcionamento, informe o código dele e baixe também seu datasheet.

 

Fique a vontade para perguntar.

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Olá. Ache e publique o esquema. Sim tenho contato com este mundo também bem como nosso amigo Brunão  @BCP (infelizmente não me lembro de outro). Sim pode ser um ou + leds querendo partir. E sim, mesmo usada a barra de led é bem carinha. Chato de trocar, mas avalie comprar alguns leds. E siga as dicas do simpático amigo @Marukosu A. .

 

Juntos somos+ e somamos+... eis mais uma minimicronanopico filosofia de fundo de quintal mas coerente com este forum...😁

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Ola, @Isadora Ferraz e @Marukosu A.

 

Consegui o manual de serviço com o diagrama da referida fonte, mas confesso que I am still half lost  on it...

 

Ali diz que a especificação do input voltage do backlight é 27 ~ 35Vdc  mas ao mesmo tempo diz que a output voltage é 76 ~ 90Vdc .

 

A unica coisa que bateu com o teste foi a corrente inicial de 300mA que relatei antes.

 

Segue anexo o manual de serviço e uma tela com o diagrama para interpretação dos mestres, meio que sem abusar da paciência e da boa vontade na minha tarefa.

 

 

TOSHIBA+TCL+L32S4900S+PLE55+-1A+REV.1.1+FONTE.pdf diagramaPLE55.pdf

adicionado 0 minutos depois

Ola, @Isadora Ferraz e @Marukosu A.

 

Consegui o manual de serviço com o diagrama da referida fonte, mas confesso que I am still half lost  on it...

 

Ali diz que a especificação do input voltage do backlight é 27 ~ 35Vdc  mas ao mesmo tempo diz que a output voltage é 76 ~ 90Vdc .

 

A unica coisa que bateu com o teste foi a corrente inicial de 300mA que relatei antes.

 

Segue anexo o manual de serviço e uma tela com o diagrama para interpretação dos mestres, meio que sem abusar da paciência e da boa vontade na minha tarefa.

 

 

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  • Membro VIP
4 horas atrás, Tito Fisher disse:

27 ~ 35Vdc  mas ao mesmo tempo diz que a output voltage é 76 ~ 90Vdc .

Aquilo é uma fonte stepup. Ou seja entra 27... sai 90 pros leds. Analisemos rapidamente...

-R637,638,640 controlam o limite de tensão pra não explodir C616 e C616A. OVP algo como Over Voltage Protection. Ela pode estar atuando caso um led se abra e desligando conforme você menciona.

-A corrente que é a que interessa, é controlada por R632,633,634. Perceba que se remover um deles, o brilho diminuiria.

-O brilho que você controla pelo controle remoto, vem pro pino DIM que estimo ser um sinal PWM filtrado por R612 e C607

-BL_ON manda ligar/desligar o led

-ADIM algo como analog dim que não sei de onde vem. Provavelmente um valor fixo

 

Analise/meça cada idem conectado à análise superficial (ou chute) acima

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23 horas atrás, Tito Fisher disse:

Em um teste anterior de tensão eu verifiquei que ela entrava com 44V e em algumas vezes recuava para 38V , nos dois casos ficava ligado algum tempo antes de apagar.

Agora que temos o esquema, informa que ponto usou que retornou com esses 44V .

 

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Ola @Isadora Ferraz e @Marukosu A. .

 

Acredito que estou chegando perto da solução ( com a vossa valorosa colaboração ) .

 

Fiquei mais um tempo garimpando na net e descobri que esses leds são de 6V , então  ligados 12 pçs em série precisaria uma tensão perto de 72V saindo da fonte, isso ?

 

Quando ligo a TV sem as barras de led conectadas  a tensão da fonte aparece  uns 78 a vai caindo até zerar.

 

Com as barras ligadas a tensão fica pelos 44V e as vezes 38V , teoricamente bem abaixo do necessário ( penso eu )  

Esta placa tem proteção por sobretensão e subtensão também ?

 

Estou tentando criar uma fonte DC  de uns 72V  por 300mA  para deixar somente as barras ligadas algum tempo até ver se ela abre um led e desliga.

 

Vi também  na internet que alguns desses defeitos podem ser resolvidos atualizando o firmware da TV, inclusive já baixei ele e só preciso remontar a sujeita para tentar esse caminho .

 

Mais tentativas, mais pesquisas, e o sucesso é questão de tempo.

 

'_'

 

adicionado 3 minutos depois
39 minutos atrás, Marukosu A. disse:

Agora que temos o esquema, informa que ponto usou que retornou com esses 44V .

 

Ola.

 

Medi na traseira do conector onde tem dois fiozinhos indo para as  barras de led. 

 

Xo tirar uma foto aqui e anexar ...

 

 

44vled.jpg

adicionado 27 minutos depois

 

 

 

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54 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Fiquei mais um tempo garimpando na net e descobri que esses leds são de 6V , então  ligados 12 pçs em série precisaria uma tensão perto de 72V saindo da fonte, isso ?

 

tensão mínima para condução.

 

54 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Quando ligo a TV sem as barras de led conectadas  a tensão da fonte aparece  uns 78 a vai caindo até zerar.

 

Acho que nesse televisor essa tensão nunca cai a zero.

Pois o conversor step-up apenas empurra para cima o valor de uma tensão que já deve estar lá. (como exemplo a tensão de 38... 44V que depois sobe para os 78V em diante - até o limite do projeto).

 

55 minutos atrás, Tito Fisher disse:

Com as barras ligadas a tensão fica pelos 44V e as vezes 38V , teoricamente bem abaixo do necessário ( penso eu )  

 

Eu ia te pedir para confirmar qual é a tensão de cada LED.

Pois se o LED for de 6V e com essa tensão de no máximo 44V, nada acende mesmo.

Por essa razão te perguntei "que ponto usou que retornou com esses 44V " com a TV ligada.

 

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

 Esta placa tem proteção por sobretensão e subtensão também ?

 

O CI tem proteção OVP, por quê?

 

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Estou tentando criar uma fonte DC  de uns 72V  por 300mA  para deixar somente as barras ligadas algum tempo até ver se ela abre um led e desliga.

 

Perfeito! assim vai eliminar de uma vez suas dúvidas com relação ao barramento.

 

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Vi também  na internet que alguns desses defeitos podem ser resolvidos atualizando o firmware da TV, inclusive já baixei ele e só preciso remontar a sujeita para tentar esse caminho .

 

Esse defeito é Barra de LEDs ou circuito driver LED;

acho que não adianta ir para esse lado.

 

1 hora atrás, Tito Fisher disse:

Medi na traseira do conector onde tem dois fiozinhos indo para as  barras de led. 

 

Só tem dois fios - alimentação e retorno.

 

Se não for os LEDs, desconfie de um defeito intermitente em D601.

Por enquanto, no aguardo dos testes.

Boa sorte aí.

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bem,  to na luta  @Marukosu A.!!

 

 

Como eu não tinha onde encontrar hoje um trafo 36+36  resolvi usar algumas fontes 12V que achei por aqui.

Somei 3 delas para obter 36V e alimentar apenas uma barra de cada vez.

 

Está ligada faz algum tempo nos valores abaixo ( apenas 6 leds )

 

O que to notando é o valor da corrente, antes estava em 180mA , já está em 190mA  e piscando eventualmente para 200mA .

 

A tensão da fonte externa sem carga marca 40Vca .

 

Acredito que se as barras estejam normais vou precisar fazer algo para a fonte conseguir fornecer a tensão que diz no esquema dela,  algo perto de 72V .

 

Ou ... comprar outra fonte, né ?

 

'_'

 

 

 

 

 

 

dc-amp.jpg

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1 minuto atrás, Tito Fisher disse:

Opa, 

 

Olhei sim, @Marukosu A.

 

São de 6V  300mA   1,8W 

 

Bem, passou quase 1 hora e a barra tá acesa, com as medidas estabilizadas.

Vou agora alimentar a segunda barra e depois apareço com o resultado .

 

'_'

 

A ideia é comparar resultados de uma com a outra.

Resultados diferentes para elas indica problemas

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Opa, voltando !

 

Fui jogar umas partidas de Fortnite no PS4 enquanto o circuito ficou ligado.

 

Resultados :  

Medidas quase idênticas nas duas barras , corrente e tensão  equivalemtes no intervalo de 1h.

Medindo isoladamente cada led a variação foi muito pequena ,  entre 6,00V e 6,05V 

 

Com base nos resultados com o teste dos leds posso considerá-los  normais e crucificar a fonte ?

 

Existe nela algum componente sabidamente responsável por tornar ela fraca ? 

 

Alguma caminho para saber porque ela não consegue gerar os 80V conforme "promessa de campanha" ? 

 

A parte chata nisso é que  são quase todos SMD , vai dar uma trabalheira remover cada um para testar, né ?

 

Sei que deve existir um "pulo do gato" nessa área de reparar fontes, por outro lado o preço de uma nova não é tão salgado.

 

Vou pro site do ML ou tenho alguma chance de recuperar essa  aqui ?

 

'_'

 

 

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@Tito Fisher esse seu "testador de barra" não chegou perto do limite de corrente dos LEDs no circuito, assim, posso dizer uma coisa:

Acho que seria muito interessante seguir a outra dica da Isadora neste momento.

5 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

-A corrente que é a que interessa, é controlada por R632,633,634. Perceba que se remover um deles, o brilho diminuiria.

 

Veja bem, seu testador não permitiu que os LEDs alcançassem seu brilho máximo, mas nenhum deles se apagou durante esse tempo em que permaneceram ligados. Porque não retiras um dos resistores para baixar a corrente que passam pleos LEDs? Até ajuda a prolongar a vida útil deles!!!!

 

Se for os LEDs os causadores de todo esse mal, a TV não vai desligar mais porque a corrente que passam por eles agora é menor;

Se NÃO for os LEDs, o problema permanece e a gente se vira com o que tem, até termos certeza de quem é o causador dos sintomas da TV, mas com os olhos no circuito driver LED.

 

O que acha?

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14 horas atrás, Marukosu A. disse:

esse seu "testador de barra" não chegou perto do limite de corrente dos LEDs no circuito,

 

Sim, como mostrei na foto dos multímetros a alimentação externa proveu 190mA  em uma régua de 6 leds.

Quando o barramento inteiro estava alimentado com a fonte original  a corrente se manteve em apenas 90mA e mesmo assim a fonte desarmou .

 

Isso me faz pensar se tem algum jeito de ligar essa fonte PLE55 sem estar conectada na placa principal, apenas injetando alguma tensão em BL-ON , ou de outro modo que vocês me indiquem fazer.  Com isso eu isolaria qualquer interferência da placa principal nesse desligamento inesperado dos leds.

 

'_'

 

adicionado 7 minutos depois
13 horas atrás, DED21 disse:

Mede a sua fonte na hora que liga se a fonte for a +-75v

 

Ola .

 

A tensão medida no alimentação do barramento não vai além de 44V com eles conectados,  eu só consegui uma tensão momentânea maior de 70V quando liguei a TV com o conector do barramento desplugado.

 

A corrente no momento inicial vem o máximo da especificação do dispositivo, os 300mA  , mas decai rapidamente e permanece baixa até que o barramento seja desligado sem aviso prévio.

 

Como voce deve ter acompanhado os posts, eu alimentei com uma fonte externa e joguei 6V por 190mA em cada led por bastante tempo e não houve variação .  

 

Assim fico propenso a supor que a fonte não esteja com potência suficiente seja de corrente ou tensão para alimentar o barramento .

 

 

adicionado 13 minutos depois
19 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Analisemos rapidamente...

-R637,638,640 controlam o limite de tensão pra não explodir C616 e C616A. OVP algo como Over Voltage Protection. Ela pode estar atuando caso um led se abra e desligando conforme você menciona.

-A corrente que é a que interessa, é controlada por R632,633,634. Perceba que se remover um deles, o brilho diminuiria.

 

Ola,  entendi essa parte, e justamente neste ponto que pretendo atuar. 

A fonte não está dando suficiente corrente e tensão para o barramento, e ( penso eu  na minha tosquice ) esteja desarmando por falta e não por excesso .

 

Tem como eu ligar a fonte com ela desligada da placa principal ?

Ou mesmo com ela ligada na principal, onde posso atuar para que o suprimento de tensão seja aumentado ?

 

'_'

 

 

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Dica...

Teste led a led na potência máxima dele. Ele sendo de 6V 2W aplique 300mA. Coloque fonte 12V e um resistor 15R as vezes menos. Aplique e permaneça por algum tempo. Meça simultaneamente a Vdc dele.Se começar a piscar... led já era...

(já já te mando mp você... vai rir...kk)

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Ola  Sra.  @Isadora Ferraz

 

Estou fazendo isso agora, alimentando cada um deles com 6.3V  e 280mA individualmente.

Peguei uma fonte de 12V por 1.5A e coloquei 20R no circuito .

Quanto tempo seria pra algum sujeito desse pipocar ?

 

( ainda boto fé que o problema esteja na fonte da TV , mas  vou fazer todos os testes que me recomendarem aqui, porque ainda sou sardinha e vocês são tubarões nesses mares ) 

 

'_'

 

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6 horas atrás, Tito Fisher disse:

Sim, como mostrei na foto dos multímetros a alimentação externa proveu 190mA  em uma régua de 6 leds.

 

Sim, a corrente que circula num LED é igual em todos. Assim, para 300ma tá um pouco longe.

 

6 horas atrás, Tito Fisher disse:

Isso me faz pensar se tem algum jeito de ligar essa fonte PLE55 sem estar conectada na placa principal, apenas injetando alguma tensão em BL-ON , ou de outro modo que vocês me indiquem fazer.  Com isso eu isolaria qualquer interferência da placa principal nesse desligamento inesperado dos leds.

Claro que dá.

 

4 horas atrás, Tito Fisher disse:

Estou fazendo isso agora, alimentando cada um deles com 6.3V  e 280mA individualmente.

Peguei uma fonte de 12V por 1.5A e coloquei 20R no circuito .

Quanto tempo seria pra algum sujeito desse pipocar ?

dado o tempo de uso deles, deixe apenas por 2 ou 3min.

Eu não recomendo mais que isso.

 

4 horas atrás, Tito Fisher disse:

( ainda boto fé que o problema esteja na fonte da TV , mas  vou fazer todos os testes que me recomendarem aqui, porque ainda sou sardinha e vocês são tubarões nesses mares ) 

 

Pode ser um problema na fonte, não descarto. Talvez até uma solda fria em algum capacitor ou diodo. Não custa nada olhar direitinho. Olha aquele diodo e o mosfet do circuito booster (Step-up) e veja se não estão abertos ou coisa do tipo.

 

 

Esses TVs dão mais problema de LED mesmo.

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