Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC reiniciando sozinho quando entro em algum jogo


Ir à solução Resolvido por DAnielFg,

Posts recomendados

Boa noite. o Clube do Hardware é minha ultima esperança, se não vou sai formatando tudo! 😅

 

ate o dia 9 de maio  meu pc estava fluindo muito bem sem nenhum problema de travamentos ou reinicialização, no dia 10 de maio o windows atualizou e apos essa atualização desliguei o pc, como trabalho em regime de embarque so liguei o pc ontem e ai começou minha dores de cabeça.

1- fui jogar apex legend o pc reiniciou assim que chegou na tela de exibição

football manager que é um jogo leve pára a GPU reiniciou depois de 1 hora de jogatina ( a temperatura da GPU chegou no max 57 cº e CPU chegou no max 48ºc)

fui testar  the wicher  3 tudo no alto joguei por 30 minutos e so reinicializou depois que eu sair do game ( temp max GPU 74 Cº e CPU 56 cº)

2 - realizei o mentest e deu tudo ok

3- fiz de tudo que vi nos forums que o pessoal tava com o mesmo problema e nao deu certo.

4- percebi que ate um pouco de gargalo esta dando quando abro o msi aftburne junto com alguns jogos (football manager por exemplo) coisa que nao acontecia antes.

5- desmontei e reconectei todos os cabos de força dos periféricos so nao desmontei o processador porque esta bem encaixado, com pasta térmica de prata e nao esta sujo o cooler.

6- despois de montado fui testa apex legend e joguei durante 3 horas sem travas ou reinicialização, fui almoçar e quando vou repetir o teste começou a reinicializar de novo.

 

nao sei mais o que fazer, vi em alguns foruns que amd esta com problemas no win 10

meu setup:

ryzen 1600

rx580 8gb

PM asus prime b350m-k

8 gb de ram ddr4

ssd 120 gb kingston (OS)

HD 500 gb para jogos e arquivos

fonte corsai 430cx 

obs: driver e bios tudo atualizados

 

estou desconfiando da fonte porém faz 1 anos que tenho esse setup e ele veio apresentar esse problema agora justamente apos a atualização do windows

 

me ajudem😪

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DAnielFg

Eu desconfiaria da RAM, porque suas temperaturas subiram, então a GPU estava com energia suficiente, logo a fonte dificilmente é problema...

Tentaria o seguinte, testar o PC "a frio" e "quente", deixa ele desligado algumas horas, liga e já faça algo que daria o reset, depois deixa o PC ligado, navegue no forum etc, e veja se o comportamento do reset é igual. Quando ele reinicia, você volta a fazer o que estava fazendo ou xinga ele e vai embora? Se volta a fazer o que estava fazendo, o comportamento é idêntico?

 

Outra coisa, você recebe alguma tela azul? Quando o windows inicia ele reclama que não foi desligado corretamente? Já verificou o log de erros do windows para ver se alguma ação ocorreu no momento que ele reiniciou? Já desligou o reinicio automático em caso de erro?

 

Por via das dúvidas, a fonte está com a ventoinha funcionando e sem obstrução?

 

E por último, drivers estão atualizados? Já tentou reinstalar o driver da GPU?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rolf William Gewers

O

Citação

utra coisa, você recebe alguma tela azul?

  Não

Citação

Quando o windows inicia ele reclama que não foi desligado corretamente?

nao

 

Citação

Já verificou o log de erros do windows para ver se alguma ação ocorreu no momento que ele reiniciou?

erro 916

Citação

Por via das dúvidas, a fonte está com a ventoinha funcionando e sem obstrução?

esta rodando normalmente

Citação

E por último, drivers estão atualizados?

Citação

Já tentou reinstalar o driver da GPU?

sim, todos os drivers estão atualizados, a bios tambem.

 

 

fui fazer o teste do furkmark e so de clicar pra testa o windows reiniciou.

 

Citação

Tentaria o seguinte, testar o PC "a frio" e "quente", deixa ele desligado algumas horas, liga e já faça algo que daria o reset, depois deixa o PC ligado, navegue no forum etc, e veja se o comportamento do reset é igual

.vou tentar fazer isso 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@DAnielFg

O furmark judia pra caramba da GPU, se só de dar o start ele já da o reset, achou o bug... GPU, agora precisa triangular para identificar qual o problema nela.

Reinstalar os drivers, mas faça uma reinstalação total, retira os antigos, reinicia, deixa o windows colocar os dele, confirma a versão, caso ele esteja usando algum cache etc... pode até aproveitar e fazer um teste no furmark nesse momento, e ai sim instala os novos.

Tenta trocar os cabos de energia da GPU, use outro.

 

E por último, testa outra GPU... Esse problema pode ser o VRM dela, se sobrecarga, antes do VRM explodir a fonte da o reset para prevenir problema.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara... o pc inteiro está em stock? Processador, memória e gpu? Isso me soa como overclock instável de gpu... o adrenalin faz isso, fecha jogo e volta as configurações caso esteja ultrapassando os limites.

 

Já tentou rodar um teste resetando as configurações da bios e a gpu como de fábrica? Tive dois problemas com ryzen até agora e deu pra resolver. O primeiro foi os drivers do chipset... toda vez que eu instalava o pacote... o windows update por não sei qual motivo passava por cima dos drivers da amd e instalava genéricos da microsoft... A solução foi baixar o pacote da amd, desconectar a internet e aí sim instalar. Depois disso até uns spikes de umas semanas atrás pararam. (Começou depois de um update do windows).

 

O outro problema foi configurar memória... meee, é possível conseguir arrancar bom desempenho delas mas tudo precisa ser feito manualmente. Deu até que bom o resultado. E olhe que é uma daquelas corsair baratinha que agora custa 150 pila o pente.

 

Um outro teste que eu faria é diminuir 50mv do estado 6 e 7, e no estado 5 uma média entre o valor do 6 com undervolt e o estado 4. Uns 20mv a 30mv da memória também dá pra reduzir.

 

514445526_Anotao2019-05-17195832.thumb.jpg.be3a7bb5dae0c7616324d885c148fd0e.jpg

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

30 minutos atrás, Rolf William Gewers disse:

@DAnielFg

O furmark judia pra caramba da GPU, se só de dar o start ele já da o reset, achou o bug... GPU, agora precisa triangular para identificar qual o problema nela.

Reinstalar os drivers, mas faça uma reinstalação total, retira os antigos, reinicia, deixa o windows colocar os dele, confirma a versão, caso ele esteja usando algum cache etc... pode até aproveitar e fazer um teste no furmark nesse momento, e ai sim instala os novos.

Tenta trocar os cabos de energia da GPU, use outro.

 

E por último, testa outra GPU... Esse problema pode ser o VRM dela, se sobrecarga, antes do VRM explodir a fonte da o reset para prevenir problema.

vou fazer isso, vou reseta o windows, vou reinstalar tudo de novo, vou abrir novamente o gabinete e verificar novamente os cabos, instalar os drivers sem internet. depois eu venho aqui e falo se deu certo.

 

o pior é que nao tenho outra GPU pra testar e onde moro no interior é difícil, o maximo que consigo fazer segunda se nao der jeito aqui é levar pra um técnico testar a fonte e a gpu.

32 minutos atrás, Anderson K disse:

Cara... o pc inteiro está em stock? Processador, memória e gpu? Isso me soa como overclock instável de gpu... o adrenalin faz isso, fecha jogo e volta as configurações caso esteja ultrapassando os limites.

 

Já tentou rodar um teste resetando as configurações da bios e a gpu como de fábrica? Tive dois problemas com ryzen até agora e deu pra resolver. O primeiro foi os drivers do chipset... toda vez que eu instalava o pacote... o windows update por não sei qual motivo passava por cima dos drivers da amd e instalava genéricos da microsoft... A solução foi baixar o pacote da amd, desconectar a internet e aí sim instalar. Depois disso até uns spikes de umas semanas atrás pararam. (Começou depois de um update do windows).

 

O outro problema foi configurar memória... meee, é possível conseguir arrancar bom desempenho delas mas tudo precisa ser feito manualmente. Deu até que bom o resultado. E olhe que é uma daquelas corsair baratinha que agora custa 150 pila o pente.

 

Um outro teste que eu faria é diminuir 50mv do estado 6 e 7, e no estado 5 uma média entre o valor do 6 com undervolt e o estado 4. Uns 20mv a 30mv da memória também dá pra reduzir.

 

514445526_Anotao2019-05-17195832.thumb.jpg.be3a7bb5dae0c7616324d885c148fd0e.jpg

 

 

 

 

vou fazer isso, resetar a bios de fabrica e reinstalar tudo , so nao faço undervolt porque nao tenho experiencia. 

 

o ***** é que tudo aconteceu depois dessa maldita att do windows, estava vendo em foruns que perifericos da amd estava dando esses problemas com windows 10 =/ 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, DAnielFg disse:

vou fazer isso, resetar a bios de fabrica e reinstalar tudo , so nao faço undervolt porque nao tenho experiencia. 

 

o ***** é que tudo aconteceu depois dessa maldita att do windows, estava vendo em foruns que perifericos da amd estava dando esses problemas com windows 10 =/ 

HUAUHuhauhhua, precisa ter medo não!

Seguinte...

undervolt.thumb.jpg.05aa6b262d33369be32f29091b0592e3.jpg

 

Estado 7 tem 1175 correto? Então, -50mv fica com 1125

Estado 6 tem 1112. -50 = 1062

Estado 5 = estado 4 (1012) + estado 6 corrigido (1062)

dividido por 2 = 1037 no estado 5

 

Então os valores que você vai alterar é:

estado 5 1037

estado 6 1062

estado 7 1125

 

No caso da memória, a mesma coisa, dá pra tirar uns 30mv.

 

Depois disso vai ter a opção APLICAR, no canto superior direito e salvar perfil, recomendo que salve o perfil também.

 

Aí é ir testar a placa de vídeo.

 

A opção REDEFENIR, volta tudo ao original como veio. Então, é tranquilo!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa tarde pessoal. desculpe a demora! 

fiz o undervolt da GPU que o Anderson K indicou ,porém  no jogo do Apex o problema persiste continua reiniciando o pc assim que entra na tela principal do jogo. 

 

vou testar em jogos que não exige muito da GPU como o Football manager.

 

a GPU tem 1 ano de uso, a fonte tem 5 anos estou começando a achar que é a fonte que não ta aguentando a GPU

 

segunda vou levar para um técnico e ver se ele tem como testar com um fonte mais potente e ver o desempenho dela.

 

vocês indicaria algum programa para monitorar GPU

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Anderson K disse:

 

@Anderson K vi que o driver de video estava como se fosse da microsoft. dei uma pesquisa e fiz uma serie de etapas ate instalar o driver da amd de novo.

1- usei  o wu10man pra bloquear as att do win

2- exluir a pasta amd na unidade C:/

3- em modo de segurança desinstalei os driver de video com DDU

4- sem esta conectado a internet instalei o mais novo driver da amd 5.1 

 

e mesmo assim o driver de video continua com a assinatura da microsoft. è normal esta assim? nao deveria esta com assinatura de driver da amd ?

 

coincidentemente a data que esta no driver 09/05/19 foi quando começou a gerar os problemas de reinicialização.

 

 

 

 

driver amd.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

boa noite, gostaria de agradecer vocês que dedicaram um pouco de vosso tempo para me dar dicas

 

fiz esses passos aqui 

1- usei  o wu10man pra bloquear as att do win

2- exluir a pasta amd na unidade C:/

3- em modo de segurança desinstalei os driver de video com DDU

4- desabilitei o windows defender

5- sem esta conectado a internet instalei o mais novo driver da amd 5.1 

 

e deu certo.

 

O windows estava tipo corrompendo cada driver que instalava. 

 

a fonte nao era porque joguei durante 2 horas e a placa nao consumiu mais do que 140w.

 

valeu pessoal 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai monitorando pra ver se volta a acontecer novamente. Se voltar a acontecer, dá um pulo em assistência pra testar as peças, mas de fato andou acontecendo umas substituições bem estranhas de drivers específicos por drivers da microsoft. E nesse caso ali do provedor do driver ser a amd e o signatário digital ser a microsoft tá tudo certinho!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...