Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC não dá vídeo após trocar GTX 960 por GTX 1660Ti


Posts recomendados

Boa noite galera, estou com um problema muito estranho com o meu PC.

Mês passado comprei uma placa-mãe Asus Prime B450M Gaming/BR, um Ryzen 5 2600X e 16GB de memória 2666MHz e acabei ficando sem dinheiro pra placa de vídeo então continuei usando a minha GTX 960 da Zotac, sem nenhum problema. Semana passada comprei uma GTX 1660Ti da Galax e ela chegou hoje. Instalei tudo certinho e quando tentei ligar o PC não deu vídeo nem nada. Achei estranho, pois todas as ventoinhas estão rodando normalmente, o bipe que o PC faz é o normal de quando liga mas nada acontece depois. Tentei outro monitor, outro cabo, outra entrada, nada resolveu.

 

Achei então que o problema era a placa de vídeo e enviei um email pra loja, que só devem me responder na segunda. Depois disso, fui na casa de um amigo para testar e ter a certeza de que o problema era a placa. Cheguei lá, conectei no PC dele (que é um i7 4790k) e funcionou perfeitamente. Dai começamos a testar um monte de coisa pra tentar descobrir o problema no meu computador, isso foi o que a gente tentou:

 

1- Conferimos cada cabo um monte de vezes

2- Tentamos ligar sem memoria, com uma memória, com duas (sem memoria deu um bipe diferente o que é normal)

3- Demos clear no cmos

4- Removemos a bateria e deixamos desligado por um tempo

5- Desconectamos todos os perifericos, hds e ssds

6- Conectamos a fonte dele direto na minha placa (deixamos o resto do meu pc usando a minha fonte mesmo)

7- Colocamos minha placa antiga de novo e usamos o DDU pra desinstalar os drivers da placa

8- Atualizamos a BIOS

 

Nada disso funcionou, o problema permaneceu exatamente o mesmo. Obviamente não tentamos ligar o monitor direto na placa-mãe porque esse ryzen não tem placa integrada. A única diferença (além do fato de não ter vídeo) que notei com a placa nova é que o meu teclado o "procedimento" normal quando eu ligo o PC é: todas a luzes do numlock, caps e scrollock ficam acesas por um tempinho, depois todas apagam e depois só o numlock volta aceso e dai meu mouse liga também. Reparei que com a placa nova instalada, o teclado acende as três luzes e elas permanecem acesas o tempo todo (deixamos mais de 5 minutos ligado e nada aconteceu).

 

A única coisa que não testamos foi ligar a fonte dele no meu PC todo. Mas acredito que se o problema fosse a minha fonte, a placa teria funcionado quando ligamos a fonte dele somente na minha placa, não?

 

Se eu mandar a placa pro RMA, eles vão testar e ver que a placa está funcionando normalmente (assim como funcionou no PC do meu amigo) e vão me mandar a placa de volta. O problema nao é nem a placa e nem no meu pc (ja que ele funciona com a minha 960). O que pode estar acontecendo? Já nao sei mais o que tentar! Qualquer ajuda é bem vinda, obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phantomsoul  Se a compra foi online, você pode desistir do produto em até 7 dias após o recebimento do mesmo.

 

Eu sinceramente estou sem muitas ideias do que você pode fazer para tentar corrigir.

 

1) Quando você diz sem vídeo, você ainda tem acesso a BIOS? Ou é tela preta durante todo o processo?

2) Você testou com todas as possibilidades de cabos HDMI, DVI e DisplayPort?

3) Você testou no monitor do seu amigo?

4) Quando você atualiza os drivers você faz isso manualmente? Ou utilizou algum programa como DriverBooster? Se sim para a segunda opção, talvez tenha algum driver instalado de maneira errado. Se não, verifique se todos os drivers da placa-mãe estão instalados corretamente.

5) DDU foi usado em modo de segurança? E o driver for baixado diretamente do site da AMD?

6) Talvez formatar o PC seja uma opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Eu não quero desistir da placa, quero usá-la! kkkkk

 

Bom, quanto as suas perguntas:

1) Sem video total mesmo. Nem acesso a bios, nada. O monitor fica falando sem sinal, como se o computador tivesse desligado

 

2) Sim, testei todas as 3 saidas (no pc do meu amigo, todas as 3 funcionaram. No meu, nenhuma funcionou)

 

3) Sim, testei em 2 monitores dele e em 2 monitores meus

 

4 e 5) Baixei a BIOS no site da ASUS e o driver de vídeo no site da nvidia

 

6) Será q formatar vai mudar alguma coisa mesmo? Ele não dá vídeo nem com os hds e ssds desconectados, nem entra na bios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phantomsoul Realmente, se você fica sem acesso até na BIOS, formatar não seria uma opção.

 

Essa tela sem sinal apontaria para o cabo como principal suspeito - eu já vi pessoas que tiveram problemas com cabos HDMI que funcionavam no xbox mas não no PC, nunca soube o porque exatamente deste comportamento - mas dar sem sinal em todas as saída é bem estranho.

 

Os cabos utilizados foram: só com um tipo de saída? Ou foram usados adaptadores?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Testamos HDMI, DisplayPort e DVI.

 

Nos meus dois monitores, um HDMI e um DVI, usei os meus cabos (inclusive, o cabo DVI é o que estou usando agora nesse momento, conectado na minha placa antiga). Ficou sem sinal nos dois.

Nos monitores do meu amigo, usamos os cabos HDMI e DisplayPort dele. Quando a placa estava no PC dele, a placa deu vídeo em ambos os monitores. Quando conectamos a placa no meu PC, usando os mesmos cabos e mesmos monitores, ficou sem sinal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody Apenas um update: voltei na casa do meu amigo e testei a fonte dele conectada no meu PC todo (não só na placa de vídeo) e funcionou. Então o problema era mesmo a minha fonte. Fui meio burro de não testar isso mas ok... To pensando em comprar uma Corsair CX550M, você sabe se é boa o suficiente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@phantomsoul Sim, uma CX550M é uma boa fonte.

 

Só tome cuidado, que nessas fontes modulares e semi-modulares você pode ligar o cabo no local errado da fonte e queimar algum componente do seu PC. Ou perder algum dos cabos e depois se precisar deles ter que comprar uma fonte nova.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...