Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

É possível acessar pasta configurada pra ter acesso apenas por conta Admmin?


Posts recomendados

Olá,

Gostaria de saber se é possível ter acesso a uma pasta configurada para ser acessada apenas por uma conta Admin.

(Nota: não quero saber como, apenas se é possível)

Levei meu notebook recentemente para a assistência técnica e estou com medo de acessarem os dados armazenados no meu HD.

 

 1tb HDD

Win 10 home

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso porque na verdade essas permissões de NTFS e compartilhamento só protegem seu computador de acesso indevido da rede e internet. Se a pessoa tem acesso físico a seu computador ele pode conectar o HD de seu notebook no computador dele onde ele é o Admin copiar seus arquivos e se tornar proprietário deles ou dar a ele mesmo controle total sobre os arquivos.

 

porém se seus arquivos estiverem criptografados mesmo que alguma pessoa copie seus arquivos ele não vai poder acessar por causa da chave de criptografia. 

 

Também é fácil criar outra conta admin em seu notebook usando o ambiente de recuperação e acessar os arquivos dessa nova conta.

 

Outra coisa que protege é definir uma senha de boot. Só que se você mandar o seu notebook para assistência você tem que tirar a senha porque o técnico vai ter que testar o notebook e no youtube tem vários vídeos mostrando como tirar senha de boot e de BIOS (geralmente removendo a bateria).

 

Lembrando que só porque uma pessoa poderia ter acesso a seus arquivos não quer dizer que a pessoa vai ter mau índole e fazer mesmo isso né. 

adicionado 2 minutos depois
2 minutos atrás, Renan Menezes disse:

E como faço pra usar criptografia?

Para criptografar um drive inteiro use o bitocker drive encription, Para criptografar apenas alguns arquivos em um drive, selecione os arquivos ou pastas, clique com botão direito, Propriedades, Avançadas, ai vai ter opção de criptografar arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardo_br a assistência técnica levou mais de uma semana para me informar que não conseguiu encontrar o i/o para reposição na minha placa.

 

É possível que eles tenham utilizado esse tempo como pretexto para recuperar e extrair todos os dados do meu HD? Ou é algo que realmente demora para encontrar?

 

Por que não vejo motivo pra demorarem tanto só pra saber se existe no mercado a peça, ainda que seja algo tão específico como um componente SMD. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@ricardo_br lembrei agora que certa vez, enquanto tentava ligar o pc na assistência técnica (levei o note pra 3 assistências, à propósito) o notebook chegou a ligar, apresentando uma tela que pedia um código.

Será que foi esse bitlocker q tava pedindo? Não consigo lembrar exatamente o nome do código que pedia.

 

É possível quebrar essa criptografia? Nesse caso, estariam eles durante esse tempo todo tentando quebrar essa criptografia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possivel que esse código tenha sido de bitlocker sim ele pode ser configurado para pedir senha quando você tenta acessar um drive criptografado...

 

Acredito que não seja possível quebrar a senha do bitlocker porque ela é mutio forte, talvez a CIA Americana saiba quebrar mais pessoas normais não.

 

Esse código que pediu também pode ser de vírus os chamados ransomware que encryptam seus arquivos ai pedem que você pague um resgate e se você pagar (se você tiver sorte) recebe um código para liberar seus arquivos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...