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litosoft

RESOLVIDO Escolha de nobreak: Ragtech 1200S ou SMS Station II 1200VA?

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A princípio, estava quase já comprando este conhecido nobreak SMS de R$ 475,00 »

- Nobreak SMS 1200va Bivolt - Station II - 27392

Mas aí, achei este Ragtech por R$ 359,90  e realmente fiquei na dúvida, porque nunca tive um desta marca »

-  Nobreak Ragtech Easy Pro 1200s USB-Ti Black Entrada 115V, 127V, 220V Saída 115V 4162

Agradeceria se me pudessem orientar sobre a melhor escolha... Estarei usando uma fonte Corsair de 550W dimensionada pelas melhores calculadoras de PSU

(que sugeriram por unanimidade 1000va para meu caso)

As especificações de ambos seguem abaixo. Grato @>-->--- 
                                                                                                                                                                                  

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Imagem do SMS

- Marca: SMS
- Modelo: 27392 

Especificações: 
- Bivolt: Entrada 115/127V~ ou 220V~ e saída 115V~
- Filtro de linha
- Estabilizador interno com 4 estágios de regulação
- Forma de onda senoidal por aproximação (retangular PWM)
- DC Start
- Battery Saver: evita o consumo desnecessário da carga da bateria, preservando a sua vida útil
- Autodiagnóstico de bateria: informa quando a bateria precisa ser substituída
- Recarga automática das baterias em 4 estágios, mesmo com o nobreak desligado
- Recarregador Strong Charger: possibilita a recarga da bateria mesmo com níveis muito baixos de carga.
- True RMS: analisa os distúrbios da rede elétrica e possibilita a atuação precisa do equipamento. 
- Ideal para redes instáveis ou com geradores de energia elétrica.
- Autoteste: ao ser ligado, o nobreak testa os circuitos internos, garantindo assim o seu funcionamento ideal.
- Interativo - regulação on-line.
- Inversor sincronizado com a rede (sistema PLL).
- Porta fusível externo com unidade reserva. 

Proteção:
- Sobreaquecimento no transformador
- Potência excedida
- Descarga total da bateria
- Curto-circuito no inversor
- Surtos de tensão entre fase e neutro
- Sub/sobretensão da rede elétrica. Na ocorrência destas, o nobreak passa a operar em modo bateria

Informações adicionais:
- Circuito desmagnetizador: garante o valor de tensão adequado para equipamentos de informática, áudio e vídeo (cargas não lineares).
- Led colorido no painel frontal: indica as condições de funcionamento do nobreak - modo rede, modo inversor/bateria, final de autonomia, subtensão, sobretensão, entre outras informações.
- Alarme audiovisual: sinalização de eventos como queda de rede, subtensão e sobretensão, fim do tempo de autonomia e final de vida útil da bateria, entre outras informações.
- Botão liga/ desliga temporizado com função Mute: evita o acionamento ou desacionamento acidental, além de desabilitar o alarme sonoro após a sinalização de algum evento
- Microprocessador RISC/FLASH de alta velocidade: aumenta a confiabilidade e o desempenho do circuito eletrônico interno. 
                                                                                                                                                                                  

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Imagem do Ragtech

- Marca: Ragtech
- Modelo: 4162

 

Especificações:
- Potência Nominal: 1200
- Fator de potência: 0.7
- Faixa de regulação em modo rede: 174 até 260V (M2)
- Faixa de operação em modo rede: 166 até 266V (M2)
- Rendimento: >95% com rede e > 85% com inversor
- Regulação de saída do inversor: <+/- 2% com carga linear
- Tempo de acionamento do inversor: 0.8 ms
- Tempo de carga da bateria interna (até 80%): 8 horas
- Forma de onda do inversor: Senoidal pura
- Frequência de saída do inversor (+- 1%): 60Hz
- Regulação em modo rede (atende NBR 14373): -4% / +4% (M2)
- Powerlook - battery save (auto-desligamento): disponível (modelos com USB)
- Proteção eletrônica contra sobrecarga
- Proteção contra surtos de tensão varistor 65j (8x20us)
- Número de tomadas: 6x
- Dimensão: 168 x 138 x 375 mm

 

Recursos:
- Troca Fácil de bateria pelo usuário
- Tecnologia Senoidal - line interactive de acordo com a norma NBR 15014
- Microprocessador FLASH e função true RMS
- Seleção automática (true full range) 115V, 127V e 220V (modelo TI)
- Chave liga/desliga temporizada com função MUTE
- 6 Tomadas de saída protegidas contra falta de energia
- Indicador visual do nível de bateria e potência (bargraph)
- Powerlook: evita a descarga desnecessária de bateria (battery save - só modelos cbu e USB)
- Conector tipo engate rápido para expansão de bateria (somente modelos cbu)
- DC-start: partida mesmo sem rede elétrica
- Porta USB - software gratuito na internet (somente modelos cbu e USB)
- Guia de cabos
- Gerenciamento da vida útil da bateria com autodiagnóstico de baterias (só modelos cbu e USB)
- Auto-partida: liga automaticamente o nobreak no retorno da rede

 

Proteções:
- Filtro de linha contra distúrbios na rede elétrica
- Estabilizador com 11 estágios de regulação ON-LINE (modelo TI)
- Proteção contra sub e sobretensão
- Proteção contra sobrecarga, curto-circuito e sobretemperatura
- Proteção contra descarga total das baterias
- Fusíveis e varistores de ação rápida
- Protetor telefônico para placa fax/modem
- Proteção contra potência excendida (sobrecarga), curto-circuito e sobretemperatura
- Fusíveis reserva (opcional - não inclusos)

 

 

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@litosoft Dentre esses o segundo é melhor, ele conta com senoidal puro, que é o indicado para sua fonte, nada de comprar nobreak sem senoidal puro.

 

Porém acredito que deve ter alguns melhores no mercado, só que precisa investir mais, e vale a pena investir mais se tiver algum outro melhor.

 

Não entendo afundo do assunto, mas como sua fonte tem pfc ativo, sei que precisa de nobreak com senoidal puro, se não for assim, esqueça, pois vai ser um estabilizador com bateria e não vai prestar.

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@litosoft Qual é o objetivo da compra? Os dois modelos citados têm estabilizador interno e vão prejudicar a fonte de alimentação...

 

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Não entendo afundo do assunto, mas como sua fonte tem pfc ativo, sei que precisa de nobreak com senoidal puro, se não for assim, esqueça, pois vai ser um estabilizador com bateria e não vai prestar.

Esses equipamentos que ele mencionou são exatamente estabilizadores com bateria de moto. O problema aí é o estabilizador. O formato de onda só vai ser relevante no momento em que faltar energia. O estabilizador funciona o tempo inteiro.

 

2 horas atrás, Elder Nauvirth disse:

Porém acredito que deve ter alguns melhores no mercado, só que precisa investir mais, e vale a pena investir mais se tiver algum outro melhor.

Na realidade não vale a pena, as pessoas geralmente não precisam disso. A menos que o comprador realize algum tipo de serviço que realmente não possa ser interrompido. Proteção de equipamento se faz com aterramento adequado e uso de filtro de linha com DPS.

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Visitante

ja tive de ambas marcas, inclusive esse mesmo ragtech de 1200VA..

 

e particularmente, se eles nao mudaram o inversor, nao compre.. porque o bicho quando tá operando faz um barulho irritante.. parece um vespeiro ativo, um ZZZZZZZZZZZZZ constante e alto..

 

os da sms tb fazem barulho mas esses da ragtech sao mais.. mas isso há 4 anos, nao sei se esse problema foi corrigido..

  • Obrigado 1

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@KairanD Não estaria comprando um nobreak se não precisasse!

Sou astrólogo e dou consultas de 2 horas de interpretação de Mapa Astrológico, via skype, por vezes, internacionais.

Eu já tenho um SMS do modelo citado sustentando uma configuração Mainstream com uma fonte Corsair 450W já faz alguns anos, operando tudo sem problemas. 

Acontece que por causa de 'El Niño', as tempestades frequentes, faltas de energia recorrentes, etc. que vim descobrir no novo local ao qual me mudei, estou montando uma segunda configuração, sobressalente, também Mainstream e mais porreta que a primeira. 

O SMS atual, o qual cuido exaustivamente de não viciar a bateria, já tem segurado blecautes por 40 minutos, de boas... tempo suficiente para eu poder encerrar a consulta tranquilamente... sem stress! Modem, Desktop e Monitor que ficam ligados nele, então para quem está do outro do lado do Skype, o blecaute é apenas a queda da iluminação da minha sala... e é importante para mim que isto continue assim!

A segunda configuração que estou montando -que me exige uma fonte de 550W- além da sua utilidade primordial, provavelmente irá entrar em ação CASO eu precise de um timing de consulta além dos 40 minutos de blecaute segurados pelo primeiro nobreak! Ou seja, para os casos em que após meia hora de blecaute ainda haja tempo remanescente de consulta. Então eu ligaria este nobreak, ativaria a segunda configuração e restabeleceria a consulta via Skype por ele, quando estivesse prestes a esgotar a bateria do primeiro.

Eu tenho um aterramento profissa aqui... e não sei o q é um filtro de linha com DPS... mas vou pesquisar e estudar se a possibilidade de ter um procede.... No momento estou mais preocupado com definir qual seria a proteção Clamper correta para proteger tudo isto de raios.... porque El Niño vai longe... e já tive prejuízos com raios!

Agora que já contei minha vida e expliquei claramente porque preciso de um nobreak, você poderia ter a gentileza de me assessorar na melhor compra possível dentro do orçamento apresentado?

Ficarei muito grato. Inclusive se puder me esclarecer qual sua visão sobre as vantagens de um filtro  de linha com DPS e como liga ele... se Antes ou Depois do nobreak.

Andei lendo algumas opiniões no fórum quanto a nobreaks e tal.... acontece que foi a única solução possível que resolveu meus problemas, sem investir um olho da cara... e tem funcionado. Sem conhecer maiores detalhes, eu compraria o SMS, mesmo sendo mais caro.... mas fiquei encasquetado com esse outro modelo mais em conta, que parece entregar a mesma coisa. 

OBS> Meu SMS que tenho há alguns anos não faz barulho nenhum... descartando a possibilidade aventada pelo  @rodrigo.dcvieira.  Quanto ao Ragtech já li por aí que quando entra em modo bateria é escandaloso... e como gravo o áudio das consultas para depois entregar ao cliente, isto seria um bom empecílio se tal escândalo for capturado pelo microfone.

@>-->---

 

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10 minutos atrás, litosoft disse:

@KairanD Não estaria comprando um nobreak se não precisasse!

Acredite, a maioria das pessoas que aparece por aqui procurando dicas para comprar esse tipo de coisa não precisa e nem deve. São pessoas que apenas jogam, por exemplo, e querem proteção para seus equipamentos, achando que o shortbreak é a solução apropriada para isso.

 

Não parece ser seu caso, contudo, já que você tem um trabalho que não pode ser interrompido.

 

11 minutos atrás, litosoft disse:

Eu já tenho um SMS do modelo citado sustentando uma configuração Mainstream com uma fonte Corsair 450W já faz alguns anos, operando tudo sem problemas. 

Meu tio fuma há 20 anos e está bem... O que não quer dizer que fumar faz bem à saúde. Seu nobreak prejudica o trabalho da fonte, principalmente por ter o maldito estabilizador integrado. Temos alguns tópicos fixados neste setor e vídeos no canal do Clube do Hardware explicando como isso acontece. É fato indiscutível.

 

13 minutos atrás, litosoft disse:

A segunda configuração que estou montando -que me exige uma fonte de 550W...

Qual configuração seria essa?

 

14 minutos atrás, litosoft disse:

Eu tenho um aterramento profissa aqui... e não sei o q é um filtro de linha com DPS... mas vou pesquisar e estudar se a possibilidade de ter um procede.... 

 

Ficarei muito grato. Inclusive se puder me esclarecer qual sua visão sobre as vantagens de um filtro  de linha com DPS e como liga ele... se Antes ou Depois do nobreak.

O DPS (dispositivo de proteção anti-surtos) é justamente o aparelho feito para segurar surtos de tensão e evitar danos a seus equipamentos. Quedas de energia em si não provocam danos, mas sim os surtos e variações que as acompanham (principalmente na volta da energia).

 

16 minutos atrás, litosoft disse:

Agora que já contei minha vida e expliquei claramente porque preciso de um nobreak, você poderia ter a gentileza de me assessorar na melhor compra possível dentro do orçamento apresentado?

 

Andei lendo algumas opiniões no fórum quanto a nobreaks e tal.... acontece que foi a única solução possível que resolveu meus problemas, sem investir um olho da cara... e tem funcionado. Sem conhecer maiores detalhes, eu compraria o SMS, mesmo sendo mais caro.... mas fiquei encasquetado com esse outro modelo mais em conta, que parece entregar a mesma coisa. 

Nesse orçamento não tem como adquirir um nobreak, apenas um shortbreak, como os que você mencionou. Infelizmente não há muita saída a não ser conviver com o fato de que prejudica a fonte. O @faller entende bem mais sobre o assunto e pode ajudar a encontrar uma opção menos ruim.

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10 minutos atrás, KairanD disse:

Qual configuração seria essa?

Não sei porque a configuração é necessária pra responder a questão... Já citei originalmente que a fonte de 550 foi assim dimensionada pelas melhores calculadoras de PSU... Mas td bem... vou citar, ver o q vai sair disso...

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adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, litosoft disse:

Não sei porque a configuração é necessária pra responder a questão... Já citei originalmente que a fonte de 550 foi assim dimensionada pelas melhores calculadoras de PSU... Mas td bem... vou citar, ver o q vai sair disso...

image.thumb.png.e2e0d183edc673f6d70b1a06aed35432.png

Além disso aí vai ter uma webcam e um modem pendurados no nobreak, @KairanD

Mas como o uso da Unidade de DVD externa é esporádico e ainda não tem todas as unidades de armazenamentos citadas, compensei tudo e já fui pensando no upgrade.


@>-->--

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@litosoft Esse resultado está completamente distante da realidade, muito superestimado. Essa máquina definitivamente não precisa de uma fonte de 550W. A carga máxima em load passa muito longe de 500W.

 

Por isso a configuração é necessária para responder a questão.

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agora, KairanD disse:

@litosoft Esse resultado está completamente distante da realidade, muito superestimado. Essa máquina definitivamente não precisa de uma fonte de 550W. A carga máxima em load passa muito longe de 500W.

 

Por isso a configuração é necessária para responder a questão.

@KairanD você está dizendo que TODAS as calculadoras de PSU que usei da web estão erradas?!?!

@>-->---

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@litosoft Estou dizendo que superestimam o resultado, de uma forma muitas vezes exagerada (fora o fato de você ter selecionado algumas coisas erradas). Essa sua máquina fica anos-luz de distância de consumir 500W como a calculadora aponta. Pesquise você mesmo o consumo desses componentes em testes de sites confiáveis, e leia o tópico abaixo:

 

image.png

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2 minutos atrás, KairanD disse:

@litosoft Estou dizendo que superestimam o resultado, de uma forma muitas vezes exagerada (fora o fato de você ter selecionado algumas coisas erradas). Essa sua máquina fica anos-luz de distância de consumir 500W como a calculadora aponta. Pesquise você mesmo o consumo desses componentes em testes de sites confiáveis, e leia o tópico abaixo:

 

image.png

E o que foi que eu selecionei 'errado' @KairanD ?!?

@>->---

 

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@litosoft Seus HDs não são IDE, sua placa-mãe provavelmente não tem dois slots M.2, você provavelmente não vai usar dois SSDs PCI-Express (o mesmo slot de placas de vídeo e, ainda mais, acima de 500GB) e não vai conectar 5 dispositivos USB que puxem a quantidade absurda de carga que a calculadora vai considerar.

 

Essas calculadoras são referências grosseiras. É importante tomar cuidado na hora de selecionar e saber interpretar os resultados.

 

Uma fonte de 400W já seria suficiente para sua configuração. Pegar uma de 500W seria pela questão da eficiência energética em atividades frequentes de carga (como jogos e aplicações 3D).

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9 horas atrás, KairanD disse:

@litosoft Seus HDs não são IDE, sua placa-mãe provavelmente não tem dois slots M.2, você provavelmente não vai usar dois SSDs PCI-Express (o mesmo slot de placas de vídeo e, ainda mais, acima de 500GB) e não vai conectar 5 dispositivos USB que puxem a quantidade absurda de carga que a calculadora vai considerar.

 

Essas calculadoras são referências grosseiras. É importante tomar cuidado na hora de selecionar e saber interpretar os resultados.

 

Uma fonte de 400W já seria suficiente para sua configuração. Pegar uma de 500W seria pela questão da eficiência energética em atividades frequentes de carga (como jogos e aplicações 3D).

A mobo que vou pegar é uma  Gigabyte B450 Aorus Elite e tem SIM 2 conectores MINI-PCIe  M.2  NVMe 1.3 [interface PCIe Gen3x4] que até podem compartilhar o barramento de dados... mas que em termos de consumo de energia vão hospedar SIM 2 SSD M.2 NVMe de 500GB cada!!!! É justamente nestes M.2  NVMe  que irão residir 2 OSs diferentes, trabalhando siultaneamente em Dual Boot! Operando taxas de leitura de 3500 MB/s e Escrita de 2300 MB/s

image.png.896472d1c611b0b670f82d3af04a7795.png

Fora isso, nas portas SATA serão conectados eventualmente 2 HDs SATA de 7.200 RPM para propósitos de backup que na hora de emitir o report a calculadora identificou como sendo IDE 7.2K por alguma 'desatualização' do formato de saída... mas que foi perguntado corretamente no input! Sendo que estes HDs são conectados externamente aos brackets alimentados pela fonte interna da máquina, na mesma tensão em que antigos IDE eram alimentados... já que fazer girar discos usa a mesma potencia, independentemente se a porta que os conecta à mobo é IDE ou SATA!

Entretanto, desde o Windows 3.1 que não misturo Sistema com Dados... então, embora os M.2  NVMe  de alta performance lidem com 'Sistema', outros 2 SSD de dados de 480GB cada serão conectados às portas SATA também, garantindo taxas de transferência de +- 500MB/s

image.png.9ed221eafd58c703c8818707ea783c47.png

Portanto, esta sua observação>

Seus HDs não são IDE, sua placa-mãe provavelmente não tem dois slots M.2, você provavelmente não vai usar dois SSDs PCI-Express (o mesmo slot de placas de vídeo e, ainda mais, acima de 500GB)

está completamente fora de contexto!

(continua depois da imagem da mobo destacando os dois Slots M.2)

image.thumb.png.11598162196813ac302699269643f8fb.png

 

Quanto a eu "não conectar 5 dispositivos USB que puxem a quantidade absurda de carga que a calculadora dimensionou" saiba que os seguintes USB estarão conectados simultaneamente:

- 1 USB Modem WiFi (porque depois dos raios não ligo mais o modem ao PC via placa de rede, já que funciona como um caminho 'Terra' para descargas que vem pela linha telefônica, fodem o modem e queimam o chip de rede da motherboard!!!)

- 1 USB Webcam para usar o Skype

- 1 USB Teclado

- 1 USB Mouse (gamer)

- 1 USB 3.0 Pendrive 

- 1 USB Mesa Digitalizadora Wacom

- 1 USB Impressora Inkjet

Isso já da 7 USBs... mas como A Wacom e a impressora não estão sempre ativas ao mesmo tempo eu mesmo informe 5 para manter a coisa dentro de parâmetros coerentes não hyper-dimensionados! Ainda uma USB extra poderá ser usada para recarregar um celular!

O gasto total REAL de consumo, sem SLI nem Crossfire (que ainda pode rolar no futuro) deu mais um pouco nas calculadoras mais sofisticadas por causa dos 32 GB de memória RAM y um leve overclock que será praticado para acelerar as RAMS de 2933MHz aos 3200 que a Mobo comporta!

Mano! Eu não estou comprando uma fonte de 700w, 800w, 900w ou mais como o link que você me passou ostenta!

Eu estou comprando uma fonte para atender uma demanda humildemente dimensionada em 450W REAIS acrescidos de um 20% de margem de folga [90W] que me deixa confortável para não ter que substituir a fonte até o fim de sua vida útil, ainda me dando liberdade para improvisar algumas surpresas no futuro!

450W + 90W = 540W 

Tô pegando a de 550W por uma questão de meticulosa avaliação de custo/benefício, Eficiência do Selo Bronze, promoção (a de 500W está mais cara que a de 550W) e de um super-bom senso!

image.thumb.png.02a5bd6acf519080015e50d8d6be68f8.png

Então, vamos recapitular!

Eu pergunto sobre uma escolha simples entre 2 nobreaks...

Aí você

1° vem questionar se preciso mesmo de um nobreak

2° afirma que não vale a pena

3° sugere que 'Nesse orçamento não tem como adquirir um nobreak, apenas um shortbreak' e que então o que estou citando não são nobreaks!

4° Questiona meu cálculo de PSU sugerindo que forneci informações erradas e colocando em xeque que meu hardware permita os itens informados.... quando na vdde está tudo corretíssimo!

 

... mas não se digna a emitir alguma resposta que me auxilie ou que resolva meu problema de segurar a onda dos blecautes que estão rolando!

 

você está muito por fora e muito engando sobre tudo!

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Visitante
1 hora atrás, litosoft disse:

Será que alguém sabe dizer entre essas duas fontes, qual a melhor adquisição, sem muita pergunta?!?!

 

bem, como o negocio ficou extenso demais, fui direto nas imagens.. se as fontes estão marcadas com aquele retangulo com cores ambas sao a mesma coisa.. mesma linha VS..

 

entao pega a vs550 q tá mais barata

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7 horas atrás, litosoft disse:

A mobo que vou pegar é uma  Gigabyte B450 Aorus Elite e tem SIM 2 conectores MINI-PCIe  M.2  NVMe 1.3 [interface PCIe Gen3x4] que até podem compartilhar o barramento de dados... mas que em termos de consumo de energia vão hospedar SIM 2 SSD M.2 NVMe de 500GB cada!!!! É justamente nestes M.2  NVMe  que irão residir 2 OSs diferentes, trabalhando siultaneamente em Dual Boot! Operando taxas de leitura de 3500 MB/s e Escrita de 2300 MB/s

E você preencheu a calculadora indicando que terá quatro SSDs, dois nos slots M.2 e outros dois em slots PCI-E... 

 

A maioria das placas não tem dois slots M.2. Como você não informou a configuração completa, fui pelo caminho que provavelmente (deixei bem claro o uso da palavra provavelmente) seria o real.

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Fora isso, nas portas SATA serão conectados eventualmente 2 HDs SATA de 7.200 RPM para propósitos de backup que na hora de emitir o report a calculadora identificou como sendo IDE 7.2K por alguma 'desatualização' do formato de saída... mas que foi perguntado corretamente no input! 

Refiz o cálculo lá e isso não ocorreu. Pode ter sido algo pontual, então.

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Sendo que estes HDs são conectados externamente aos brackets alimentados pela fonte interna da máquina, na mesma tensão em que antigos IDE eram alimentados... já que fazer girar discos usa a mesma potencia, independentemente se a porta que os conecta à mobo é IDE ou SATA!

Potência (W) = Tensão (V) x Corrente (A). O consumo de antigos HDs IDE é mais alto que o de HDs Sata. Experimente você mesmo, trocando isso lá para ver.

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Entretanto, desde o Windows 3.1 que não misturo Sistema com Dados... então, embora os M.2  NVMe  de alta performance lidem com 'Sistema', outros 2 SSD de dados de 480GB cada serão conectados às portas SATA também, garantindo taxas de transferência de +- 500MB/s

Serão quatro ou seis SSDs? Você não preencheu esses dois dispositivos Sata na calculadora, mas colocou o uso de dois SSDs PCI-Express... Que têm consumo de energia consideravelmente mais alto.

 

SSD PCI-Ex.PNG

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Portanto, esta sua observação>

Seus HDs não são IDE, sua placa-mãe provavelmente não tem dois slots M.2, você provavelmente não vai usar dois SSDs PCI-Express (o mesmo slot de placas de vídeo e, ainda mais, acima de 500GB)

está completamente fora de contexto!

Aparentemente não está, excetuando a parte dos slots M.2, já que não tinha o modelo da sua placa-mãe e não tenho como adivinhar (não é minha competência).

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Quanto a eu "não conectar 5 dispositivos USB que puxem a quantidade absurda de carga que a calculadora dimensionou" saiba que os seguintes USB estarão conectados simultaneamente:


- 1 USB Modem WiFi (porque depois dos raios não ligo mais o modem ao PC via placa de rede, já que funciona como um caminho 'Terra' para descargas que vem pela linha telefônica, fodem o modem e queimam o chip de rede da motherboard!!!)

- 1 USB Webcam para usar o Skype

- 1 USB Teclado

- 1 USB Mouse (gamer)

- 1 USB 3.0 Pendrive 

- 1 USB Mesa Digitalizadora Wacom

- 1 USB Impressora Inkjet

Isso já da 7 USBs... mas como A Wacom e a impressora não estão sempre ativas ao mesmo tempo eu mesmo informe 5 para manter a coisa dentro de parâmetros coerentes não hyper-dimensionados! Ainda uma USB extra poderá ser usada para recarregar um celular!

Eu disse que você não irá conectar dispositivos que puxam a corrente elevada que a calculadora vai jogar, porque até isso é superestimado. 

 

A calculadora já possui outro local para determinar mouse e teclado. Portanto, você não os considera como dispositivos USB nesse campo. Você estaria somando duas vezes e com consumos diferentes.

 

No mais, se você tivesse um filtro de linha com DPS, como o Clamper Multiproteção, poderia proteger seu computador de surtos provenientes também das linhas de Internet e telefone. Seu shortbreak não faz isso...

 

7 horas atrás, litosoft disse:

O gasto total REAL de consumo, sem SLI nem Crossfire (que ainda pode rolar no futuro) deu mais um pouco nas calculadoras mais sofisticadas por causa dos 32 GB de memória RAM y um leve overclock que será praticado para acelerar as RAMS de 2933MHz aos 3200 que a Mobo comporta!

No cálculo ali foi passada a informação de 16GB de ram. E é com essa informação que trabalhei. Você também não informou anteriormente que pretendia fazer Crossfire ou SLI (que é outra coisa que na maioria das vezes não tem compensado).

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Mano! Eu não estou comprando uma fonte de 700w, 800w, 900w ou mais como o link que você me passou ostenta!

Eu não disse que você está comprando ou pretendia comprar. O tópico foi apenas para demonstrar como as pessoas tendem a superestimar o consumo de computadores. Na primeira parte isso é discutido.

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Eu estou comprando uma fonte para atender uma demanda humildemente dimensionada em 450W REAIS acrescidos de um 20% de margem de folga [90W] que me deixa confortável para não ter que substituir a fonte até o fim de sua vida útil, ainda me dando liberdade para improvisar algumas surpresas no futuro!


450W + 90W = 540W 

Tô pegando a de 550W por uma questão de meticulosa avaliação de custo/benefício, Eficiência do Selo Bronze, promoção (a de 500W está mais cara que a de 550W) e de um super-bom senso!

Não é assim que se deve dimensionar uma fonte. Você deve pegar a potência consumida na atividade de carga mais comum (como jogos ou trabalho em programas 3D) e dobrar esse valor. Isso porque a eficiência máxima da fonte é obtida perto de 50% de carga e você quer trabalhar dentro dessa faixa durante a maior parte do tempo em que a máquina realmente estiver puxando energia. Após essa seleção é que você confere a carga máxima (que é menor que a estimada por essas calculadoras). 

 

Resumindo: uma boa fonte de 400W já suporta essa configuração apresentada sem problemas e, portanto, você não precisa de uma fonte de 550W, como afirmei corretamente em outro ponto. Uma de 500W (ou 550W, que seja) é recomendada por conta da questão da eficiência (e também terá os cabos necessários para quase qualquer configuração que for ligar aí, excetuando-se boa parte de casos de Crossfire ou SLI). 

 

7 horas atrás, litosoft disse:

Então, vamos recapitular!


Eu pergunto sobre uma escolha simples entre 2 nobreaks...

Aí você

1° vem questionar se preciso mesmo de um nobreak

2° afirma que não vale a pena

3° sugere que 'Nesse orçamento não tem como adquirir um nobreak, apenas um shortbreak' e que então o que estou citando não são nobreaks!

4° Questiona meu cálculo de PSU sugerindo que forneci informações erradas e colocando em xeque que meu hardware permita os itens informados.... quando na vdde está tudo corretíssimo!

 

... mas não se digna a emitir alguma resposta que me auxilie ou que resolva meu problema de segurar a onda dos blecautes que estão rolando!

 

você está muito por fora e muito engando sobre tudo!

E aparentemente acertei em cheio nas perguntas...

 

Bem, primeiramente, você está em uma comunidade gratuita e de livre acesso. É magnífica a oportunidade de questionar uma coisa e, além de receber respostas sobre o assunto inicial, ainda ter acesso a informações que auxiliam em temas relacionados. Se você queria receber apenas respostas fechadas, sem alguém gratuitamente te ajudar e tentar entender direito o contexto, poderia ter procurado outras soluções, como um help desk. 

 

A maioria das pessoas que deseja comprar um nobreak está selecionando o equipamento errado (aparece aqui com um shortbreak) que, além de não ser a opção correta para o contexto em que desejam usar (simples proteção contra surtos), ainda prejudica a fonte. Portanto, é normal que isso tipo de coisa não compense e é procedimento padrão questionar o tipo de uso. 

 

Os equipamentos que você citou realmente são shortbreaks. Ou, melhor dizendo, estabilizadores com bateria. Veja que você chegou com uma ideia e teve a oportunidade de entender como isso funciona. Um nobreak de verdade, senoidal, online e de dupla conversão, custa em torno de R$1.500,00, então não tem como incluir no orçamento (dentro da faixa de preço apresentada).

 

 

Boa parte das pessoas erra no dimensionamento da fonte, portanto também é procedimento padrão questionar isso. E, por sinal, o consumo da máquina e a escolha da fonte afetam a questão do nobreak. Não entendi porque o procedimento padrão possa ter te provocado assim...? Estou aqui tentando te ajudar numa boa.

 

Além de te ajudar com a questão do nobreak, indicar uma pessoa que tem amplo conhecimento sobre isso para auxiliar na seleção da melhor opção e apontar o filtro de linha com DPS como proteção (que vai te ajudar com seu problema), ainda te mostrei, gratuitamente e dedicando meu tempo, que essa configuração passa longe de consumir 500W. Boa parte das pessoas ficaria grata e mais que satisfeita de poder receber esse tipo de suporte gratuito, completo e dedicado que existe aqui no Fórum. Infelizmente, não se trata de algo universal. Se você acredita que as informações passadas não ajudaram, não sei o que pode ajudar.

 

Você demonstrou que ainda precisa compreender melhor como funciona o dimensionamento de fontes e o funcionamento desses equipamentos de proteção. Antes de questionar se estou por fora do assunto (o que não teria qualquer problema, adoraria ser corrigido, já que ninguém sabe tudo e conhecimento nunca é demais), recomendo a busca por informações, que pode ser feita inclusive aqui no Fórum.

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1 hora atrás, KairanD disse:

No cálculo ali foi passada a informação de 16GB de ram. E é com essa informação que trabalhei.


No report que subi especifica que são 2 pentes de 16GB

image.png.c3e0bb2bfa7708b233afe6b4369e83e3.png

Isso está lá em cima, pra qqer um ver...

e tem muito mais!

Só q não vou mais perder meu tempo com isto....

Segundo você minha máquina fica anos-luz de distância de consumir 500W

Só que eu não vim aqui perguntar se dimensionei a fonte certa ou não! Meu problema não são 50 watts a mais ou a menos na fonte! É manter a máquina funcionando por mais 40 minutos num blecaute!

então desisto!

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@litosoft Realmente esqueci do fato das memórias. Obrigado pela correção! De resto você aparentemente errou mesmo. E o dimensionamento da fonte tem tudo a ver com o nobreak, além de te ajudar a ter certeza da escolha. Mas cada um decide o que faz com as informações que recebe. Posso ter perdido meu tempo, mas o que importa é tentar ajudar.

adicionado 0 minutos depois

Conhecer a configuração da máquina e a fonte é essencial para compreender a autonomia do nobreak. ;)

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@KairanD seu atendimento foi excelente! Obrigado por compartilhar seu conhecimento e tentar ajudar, que no fim, é o objetivo de todo fórum!

 

@Visitante vou tentar facilitar sua vida, já que você parece querer uma solução qualquer, sem se preocupar com a qualidade da informação. Considerando que sua fonte é de (exagerados) 550w, você precisará, também, exagerar na potência do (porcaria) nobreak. Façamos a conta:

 

Uma fonte de 550w com, em média, 80% de eficiência, precisará de um nobreak (ou shortbreak, no seu caso) com, pelo menos 687,5w. Vamos arredondar para 700w, para facilitar o cálculo. Some à esse valor a demanda de todos os outros equipamentos que ligará no shortbreak (Monitor, modem, etc). Considere este valor final como a potência em Watts necessária para seu nobreak.

 

Para você calcular a potência em Watts do shortbreak, pegue a quantidade de VAs que ele possui e multiplique pelo seu fator de potência (FP). Shortbreaks porcaria normalmente possuem FP = 0,5 (consulte o FP no manual do produto). Multiplique a quantidade de VAs pelo fator de potêcia, o resultado é a potência do Shortbreak em Watts. Consulte no manual ou no SAC do produto qual é a autonomia do shortbreak para a potência do produto e pronto, resolvida sua dúvida.

 

Considerando que você não quer/pode investir em um produto de qualidade, um Nobreak de fato, Online, senoinal puro e de dupla conversão, que agrega muito mais proteção aos seus equipamentos, compre qualquer shortbreak que atenda a potência e a autonomia que você precisa, pois todos serão porcaria e prejudiciais ao seus eletrônicos. A única dica que posso dar é optar por marcas mais conhecidas.

 

Fim.

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