Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS oscilando e stuttering no CS:GO com Ryzen 5 1600 e GTX 1050Ti


Posts recomendados

Boa tarde galera. 

 

Montei um PC novo e o foco é de brincar no cs. Vou citar primeiro minha nova configuração e na sequência eu falo do possível "problema".

 

Processador: Ryzen 5 1600 - over 3.7ghz (temp. máx AIDA64 73º C - teste de stress)

Memória: Corsair Vengeance DDR4 2666mhz CL16 - 8GB

GPU:  EVGA NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti SC Gaming 4GB (1 ano de uso)

placa-mãe: MSI B350M PRO-VH PLUS

Fonte: EVGA 450w BT - Plus Bronze

HD: SAMSUMG HD502HJ (antigo)

 

Bom montei esta configuração achando que meus problemas de fps com o cs acabariam, e realmente este problema em partes foi solicionado rs, jogando fica entre 260max e 160min, mas minha preocupação não é tanto o fps, mas sim o jogo rodar liso. E ao iniciar os jogos comecei a ter alguns engasgos/stuttering e também sinto que o fps oscila muito (usando apenas net_graph param monitorar fps). Fiz diversas configurações para tentar estabilizar tanto de windows quanto de jogos (DVR, GAME MODE, TELEMETRIA ENTRE OUTROS), estou rodando tudo no low e com tudo fechado, o fps talvez tenha melhorado um pouco a oscilação, mas continuo tento stuttering durante o jogo, testei badblocks do HD, pensei em aumentar +1 pente de memória, em inserir 1 ssd só para o cs, acessei diversos fóruns, fiz de tudo quase, atualizei bios e drivers. E hoje pela primeira vez rodei o jogo com o CPU-Z para ver se estava tendo perda de clock na CPU e percebi que minha GPU está trabalhando no máx., chegando a Graphics: 1759 MHz e Memory 3504 MHz.

 

Segue foto do teste CPU-Z. Espero que alguém possa me ajudar.

 

image.thumb.png.a03016c5d80af61279cb242f274906e5.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gregório Isso ocorre em todos os jogos ou só no CSGO?

 

 Amigo, isso pode ter a ver com temperatura, a maioria das peças mais atuais contem um sistema que faz com que quando chegue a uma determinada temperatura (geralmente é entre 80~99 graus), essa peça diminui seu desempenho para consequentemente diminuir a temperatura para impedir que o mesmo queime ou desligue seu PC no meio da jogatina.

 Instale o MSI AfterBurner e monitore as temperaturas durante um jogo pesado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott, @William_1223, Ainda não utilizei o MSI AfterBurner. O que acham que eu devo monitorar?  William você comentou sobre a temperatura, seria da GPU né? Pois da CPU ja testei nos clock 3.2GHz e 3.6GHz que são os originais da CPU e tiver os stutterings tb, em 3.7GHz parece que tenho uma melhora.

Mas vou então testar com o MSI AfterBurner e mostro aqui novamente. 

 

Por ora fiz um teste rápido aqui com CPUID HWMonitor e as temp. de CPU e GPU não chegaram a 60ºC, e percebi alguns threads com porcentagens baixas de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gregório A questão de diminuição de desempenho pode ser tanto da parte da placa de vídeo quanto do processador. Eu tinha um notebook com um i5 de segunda geração que quando jogava algum jogo pesado o processador chegava a mais de 95 graus, ai ele diminui a frequência e a temperatura caia para 80 graus, mas isso causava stuttering.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala amigos beleza? Fiz os testes no MSI AfterBurner. Seguem fotos abaixo:

Teste1.thumb.jpg.71a2da9cfa7abca7994dd2ad3f05a311.jpg

 

Teste2.thumb.jpg.edb0dd767257d830e676edeb37baf925.jpg

 

Teste3.thumb.jpg.b42241b695892d5f4805a1e6d43077aa.jpg

 

Meu fps não calculei a média neste 1º teste com o app, mas tive picos entre 140 a 280 fps durante o jogo, oscilando em determinados pontos do mapa. 

Temperaturas estáveis abaixo de 60ºC - GPU e CPU.

Já o Uso da CPU que achei baixo, ficou a maior parte nos 20 a 22%. Alguns pontos atingiram 30, 40% mas só bateu e voltou.

Qual a opinião de vocês? Testei modo janela e tela inteira (como gosto de jogar), tive stuttering em ambas, mudei resoluções tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody eu tive pelo HD Tune Pro o erro Interface CRC Error Count, e pelo HDSSCAN o ultra DMA CRC errors, pelo que li não é nada grave, que podem ser algo relacionado ao cabo. Ainda não testei outro cabo, e não sei o quanto isto pode estar prejudicando. Eu sei que meu HD tem de 6 anos pra mais, não tenho esta precisão de tempo. Posso refazer o teste em ambos e mandar print se for ajudá-lo a dar um feedback melhor. Mas pelo que vi, fiz o teste ontem, só tive estes erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott sobre o clock da cpu e gpu o que exatamente você precisa? que eu monitore todos os núcleos da cpu por exemplo? Eu mandei uma foto ai onde tem a frequencia da CPU em 3.7MHz estável, e a hora dos stuttering são rápidos os picos, mas vou tentar capturar na hora de algum, as vezes da o "lag" e fps não cai rs. Não vi alteração da frequencia da CPU. Sou meio leigo no assunto apesar de ver bastante vídeo, mas se puder me ajude a entender o que realmente preciso capturar para conseguirmos um diagnóstico melhor.

 

Seguem fotos HDDSCAN e HDTunePro:

1141667879_HDDSCAN-Grafico.thumb.JPG.3caba3ae8705f2efc55ce37d738d1aa3.JPG

Verificação completa

1734554976_HDSSCANSMART.thumb.JPG.97aa45e24ce038ad3af50945c8c81aea.JPG

Verificação Smart

 

 

HDtunepro.JPG.0e2c1ed71ea4d0bb47365568e2df903a.JPG

Verificação completa

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
21 minutos atrás, Rodrigo Gregório disse:

sobre o clock da cpu e gpu o que exatamente você precisa?

Preciso saber se o clock de algum componente abaixa durante esse travamento que você afirma vir acontecendo.

adicionado 0 minutos depois

Mais uma coisa, o HD me parece normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott ... Segue imagem com as 2 frequências. Cara é o seguinte, o clock da CPU já entra em 3.7GHz e em momento algum teve oscilação, desde o painel inicial até o jogo, não sei se isso é normal, vejo alguns videos em que as frequencias dão algumas osciladas de leve, fiquei na duvida se este monitoramento esta preciso. Ja da GPU entra com um clock menor no painel inicial em torno de 1300MHz depois aumentou no jogo, chegou a 1759MHz e depois baixou para 1747MHz e estabilizou, nos momentos de stuttering e oscilação de fps nenhuma das 2 frequências oscilaram. 

 

teste4.thumb.jpg.afe5995a9dbd26fcbbd0cd24aac84129.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott o streaming era isso?

 

image.thumb.png.a811f318b72dd54da947ee3bb6dcd697.png

 

achei isso e quando vi já estava desativado, isso realmente garante que esta desativado ou existe algum outro caminho, pelo regedit por exemplo? (não achei nada diferente disso por enquanto). Quanto às opções de jogos eu ja havia desabilitado tudo (DVR, game mode entre outras coisas tanto pelo painel de controle quanto pelo regedit.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Rodrigo Gregório Dificilmente seria ela, tem boa qualidade. Essas calculadoras exageram muito, sua fonte é suficiente.

 

Monitora o uso do HD, pode ser ele mesmo. Se ele estiver sendo usado 100% pode ocasionar esse tipo de problema. Alem dele, também pode ser algum virus causado por esses crackers piratas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott beleza.... vou seguir tentando aqui. Penso que pode ser o monitor tb, ele é um samsung de 60hz, mas deixo v-sync desligado. Achei uma opção de personalizar essa taxa de atualização pelo painel de controle nvidia rs, acha viável tentar mexer nisso? Enquanto isso venho tentando achar um hd ou ssd emprestado para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott... Fiz um teste apenas com bot no cs e não tive os stutterings. Fps continua oscilando em alguns pontos do mapa e nos pontos que tem mais oponentes juntos, mas a travadinhas se tiveram foram minimas e não percebi. Está com cara de beo com a rede internet, o que você acha disso? Pior que online jogo com ping entre 5 a 10 (max), e não acontecem oscilações para mais que isso na hora dos stutterings. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gregório  Difícil afirmar que o problema é a internet. Jogos são melhores otimizados quando offline, pois os mesmo não precisam processar os movimentos imprevisíveis de pessoas reais - o que faz com que menos recursos sejam utliziados (CPU/GPU/RAM). Enquanto os BOTs/NPCs tem padrões de movimento predeterminados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala pessoal beleza? Continuo tentando resolver meu problema... hoje fiz alguns testes diferentes dos quais eu tinha tentado antes e tive alguns resultados. Eu estava deixando a configuração de fps sem limitação em jogo, hoje fiz testes limitando em 60, 100, 200 e 300 (que é o automático do CS GO). Bom vamos la, em 60 ficou injogável por conta da jogabilidade, porém percebi que os stutterings diminuiram drasticamente e quando aconteciam o fps caía, e a frequência da GPU ficou baixa na casa de uns 700 a 800 MHz. Já em 100 obtive o mesmo resultado, stutterings quase nulos e quando davam o fps caia uns 5 a 6 pontos, e a frequência neste ponto me deixou cabreiro, ela oscilou uns 700MHz em alguns momentos entre 1050 e chegou até 1700MHz, mas a média era entre 1100 e 1450MHz, mas não consegui perceber se os stutterings estavam ligados a estas oscilações da frequência, pois durante as oscilações rodava liso . Já os testes em 200 e 300 os stutterings continuaram baixos, quase 0, frequências estáveis na casa dos 1700MHz, e nesses casos não consegui relacionar à queda de fps aos stutterings pois minha GPU não consegue estabilizar nessas máximas, o fps sempre oscila, entre mín mais ou menos de 150 e máx 300 do limitador do jogo, e nas oscilações de fps nestes casos não davam stutterings. Bom acho que foi mais ou menos isso que eu percebi...O que vocês pensam disso?

 

Ainda não testei no SSD que encomendei ou outro HD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rodrigo Gregório Rodrigo, observando seu setup percebi que você faz over na CPU, ja testou com o processador em stock? Acho que o causador do seus travamentos pode não ser a GPU, ou pelo menos eu tentaria outras coisas antes de me importar com ela, como você disse consegues obter FPS acima de 200 no csgo, aqui não passava dos 170 de FPS, mesmo com uma gtx 1060 6gb e um ryzen 5 2600, e também por que cs go é cpu bound.Pode ter alguma configuração de windows, bios ou driver dando imcompatibilidade com o teu overclock/CPU.Vou te passar umas coisas que fiz para tentar resolver meu problema sem sucesso pois o problema aqui aparentemente era com defeito na placa de vídeo, mas que se você quiser tentar pode resolver o seu.

Desabilitar/habilitar todas as opções de economia de energia da CPU na bios (Cool'n'Quiet; C state, PowerNow, SMT); habilitar todos os núcleos como inicialização; otimizar o game no painel de controle para desempenho máximo em games; Mudar a escala de vídeo e ir alternando entre as 3 e testar pela gpu e vídeo no painel nvidia; opção de energia do windows alto desempenho ou baixar o drive do chipset e testar o Ryzen Balanced; desabilitar o tímer de eventos de alta precisão pelo cmd e Gerenciador de dispositivos > Disp. do sistema; verifica se o driver do seu monitor esta como "Monitor genérico PnP" se estiver, instala o dríver original do teu monitor pelo site do fabricante.Dentre essas a que mais pode te ajudar pode ser a primeira, porêm recomendo que você dê uma pesquisada antes pra ver se não há risco em desabilitar opções de energia em um processador overclockado, aqui eu desabilitei em stock, não sei em over, provavelmente não há risco pois muita gente desabilita essas opções para fazer overclock mas pesquisa mesmo assim, principalmente em fóruns gringos onde vai obter bastante informação sobre isso.É bom testar no máximo de games possíveis pra ver se não ocorre em um só jogo também.

É tentativa e erro mesmo mano, ate descobrir o gargalo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Overdark109 Fala Overdark beleza? Sim eu havia testado já em stock, isso foi uma das coisas que me motivaram a fazer o over na cpu e até na memória rs... Casa vou te falar, chegou meu ssd e me parece ter melhorado demais, se não foi 100% digo que uns a 90% a 95% pois parece que em alguns momentos ainda rolam alguns stutterings, mas praticamente não os sinto. Confesso que eu estou desistindo, como jogo mais pra brincar quando sobra tempo creio que agora do jeito que está me atende. Infelizmente não como eu gostaria 100% liso. Essas questões de config. de energia da cpu na bios eu não manjo teria que pesquisar mesmo mas vou dar uma olhada, já as config. de jogo esta tudo no low, de energias ja testei em max. tanto do win quanto da gpu, e balanced pelo app (mas quando estava no HD ainda), instalei o driver aqui do monitor como aconselhou, e vou retestar as opções de energia. E esse timer de eventos de alta precisão como faço pra desativar pelo cmd? não consegui achar nada. Quando ao testar outro jogos já pensei nisso... vou providenciar pra ver.

Obrigado por enquanto man. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...