Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade computador - Valor máximo R$ 4000


Ir à solução Resolvido por Hanner,

Posts recomendados

Fala galera, 

 

Então, fica meio complicado dizer um orçamento quando na verdade eu nem esperava ter que gastar nada no momento, mas meu notebook deu problema e resolvi então a voltar a usar meu pc. O que eu quero na verdade é montar um pc razoável com um excelente custo-beneficio e que rode jogos da atualidade. Não precisa necessariamente ser no super ultra picadasgalaxias. Então assim, orçamento médio: R$ 4000. Mas se puder ser R$ 3500... R$ 3000... melhor, afinal como disse, nem esperava gastar nada no momento. 

 

Vamos as configurações atuais:

Processador: AMD Phenom II X6 1100T

placa-mãe: Asustek M4A88T-EVO

Memória: Geil DDR3 4GB 667 MHz [ x2 ] 

Placa de Video: GTX 550 Ti 1gb

Fonte: Seventeam 750w V-Force

 

Fiz umas pesquisas aqui pelo forum e artigos do Clube do Hardware e o que pensei foi em montar um kitzinho Ryzen, acredito que a fonte já esteja legal, e se der pra manter a memória sem gargalo seria bacana.

Estava pensando em:

Ryzen 5 2600

XFX RADEON RX 580 8 GB ou SAPPHIRE RADEON RX 590 NITRO+ SPECIAL EDITION

Gigabyte B450M DS3H (to no escuro aqui, pode ser qqlr placa-mãe que suporte as configurações na verdade, essa é apenas uma delas que achei em um bom preço acredito)

 

Ah, e talvez eu precise trocar de Gabinete, apesar do meu ser ótimo, espaçoso e refrigerado, está dando muito chiado no plug da caixa de som/headset, e fiquei sabendo que só trocando o gabinete todo :(

 

Então é isso galera, se puderem dar opnião do que acham das minhas escolhas, ajudar a escolher a placa-mãe, e também se preciso trocar mais alguma coisa, como memória... 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NandoGracie Olá amigo,

 

Pega um Ryzen 5 2600, uma plaquinha mãe B450 da Asus, Gigabyte ou MSI, 2 pentes de 8GB DDR4, uma fonte Corsair CX550 (excelente fonte) e talvez uma RX570 ou RX580, dependendo de quanto sair o kit talvez você tenha que optar pela 570 e não a 580.... ou se quiser economizar pega um Ryzen 5 1600 e daí dá tranquilo com esse orçamento pra pegar uma 580 logo ou superior...

 

Boa sorte!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, simforoso disse:

@NandoGracie Olá amigo,

 

Pega um Ryzen 5 2600, uma plaquinha mãe B450 da Asus, Gigabyte ou MSI, 2 pentes de 8GB DDR4, uma fonte Corsair CX550 (excelente fonte) e talvez uma RX570 ou RX580, dependendo de quanto sair o kit talvez você tenha que optar pela 570 e não a 580.... ou se quiser economizar pega um Ryzen 5 1600 e daí dá tranquilo com esse orçamento pra pegar uma 580 logo ou superior...

 

Boa sorte!!

 

Olá amigo! A fonte que tenho não é boa? Seventeam 750w V-Force . Quanto as memórias, na sua opnião preciso troca-las ne? Tenho 8gb total, dois pentes Geil DDR3 4GB 667 MHz

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, NandoGracie disse:

 

Olá amigo! A fonte que tenho não é boa? Seventeam 750w V-Force . Quanto as memórias, na sua opnião preciso troca-las ne? Tenho 8gb total, dois pentes Geil DDR3 4GB 667 MHz

 

Obrigado!

A fonte pode até manter se estiver estável.. só as memórias que vai ter que trocar mesmo pois os Ryzen usam DDR4 e você tem memórias DDR2 667MHz aí. Venda essas suas peças desse seu kit aí e junte mais um $$ para o kit Ryzen, vale muito a pena, te garanto. Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, simforoso disse:

A fonte pode até manter se estiver estável.. só as memórias que vai ter que trocar mesmo pois os Ryzen usam DDR4 e você tem memórias DDR2 667MHz aí. Venda essas suas peças desse seu kit aí e junte mais um $$ para o kit Ryzen, vale muito a pena, te garanto. Boa sorte!

 

Existe algum teste para saber se a fonte está estável? hahaha, até onde eu saiba está tudo ok. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, NandoGracie disse:

 

Existe algum teste para saber se a fonte está estável? hahaha, até onde eu saiba está tudo ok. 

Só com multímetro mesmo, testando pelo menos as tensões de 12V (amarelo) e 5V (vermelho) com o PC com carga (algum programa pesado rodando)...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, vamos la, quase fechando:

Ryzen 5 2600  - R$ 897

Radeon RX 590  - R$ 1311

Asus Prime B450M - R$ 501

Memórias, existe diferença de marca? ou basta ser DDR4? Tava vendo aqui vai sair cerca de R$ 650 (2x8gb)

Gabinete - alguma indicação? Os que dei uma olhada são:

PCYES Jaguar V2 (Cerca de R$ 400)

Liketec Mid Tower Titan 192-B ( Cerca de R$ 300)

Sharkoon Skiller SGC1 (Cerca de R$ 260) 

 

Total: 3620 ~ 3760

 

Ps: Valores TODOS os valores incluem frete.

 

HD e fonte manterei os mesmos.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Vamos lá, eu faria algumas alterações:

 

Processador: Pegue o Ryzen 5 1600. Veja nesse review que ele é menos de 5% inferior ao 2600 pra jogar em FullHD, isso quando pareado com uma placa de vídeo TOP como a GTX 1080. No caso de placas mais modestas, essa diferença desaparece. E mesmo que você fosse utilizar uma placa como a GTX 1080, seria fácil subir em 10% o clock do 1600 com sua placa-mãe chipset B450 e assim ficando com uma performance totalmente semelhante ao 2600. Veja bem que o 2600 é de fato um excelente processador. Só acho que ele não representa a melhor opção de compra uma vez que o 1600 custa 650 reais + frete.

 

Placa-mãe: Repare que a PRIME B450 não possui dissipadores de calor nos reguladores de tensão (são pequenas estruturas metálicas que ficam na lateral esquerda e acima do slot de CPU). Assim, mesmo que o chipset B450 permita overclock, ele poderá ser limitado pelo aquecimento dos reguladores. Quando isso acontecer, eles vão baixar o clock do processador (às vezes pra valores muito baixos como 500Mhz) pra se preservarem, evitando sua queima. Embora essa tecnologia seja útil pra não queimar o componente, vai jogar o desempenho do overclock no ralo e ainda diminuir a vida útil da placa-mãe.

Prefira modelos com os dissipadores de VRM (as estruturas metálicas que falei), como esse da Biostar, que inclusive é mais barato:

biostar-pro-tb350-btc

 

Placa de Vídeo: A RX 590 é um pouco esquentadinha. Além disso, encontrei essa GTX 1660 por 1200+frete na Kabum.

Repare nesse outro review que a 1660 é equivalente ou superior a 590 em todos os jogos testados em FullHD. Além disso, se economizar na placa-mãe e processador como sugeri, talvez você consiga até levar pra casa uma GTX 1660TI que tá saindo por 1450 + frete. Veja nesse último comparativo que mandei que ela é sensivelmente superior a 1660 (não-TI).

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Hanner tu é *****. Obrigado rs.


Vamos la, por partes: 

 

Processador, ok! Economizaria cerca de R$ 200. Realmente a placa de vídeo não será topo de linha.

A questão da placa-mãe, então, eu nem sei o que é overclock (sei na teoria) e provavelmente nunca farei, ainda assim acha a biostar sugerida uma melhor opção?

Quanto a placa de vídeo, sim, reduzindo o orçamento poderia pegar essa GTX 1660TI. Outra ideia que eu tinha era pegar a RX 580 (R$ 1000 + frete).  Acha que compensa pagar mais R$ 500 na GTX 1660TI? 

Quanto as memórias, compensa pegar essas de 3200mhz? Encontrei algumas de 2400 que saem bem mais em conta. Li por ai que para Ryzen vale a pena aumentar os mhz, e que para intel é indiferente. Então creio que essas de 3200 compensem, mas tem tanta informação diferente por ai que é difícil saber ao certo. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, NandoGracie disse:

eu nem sei o que é overclock (sei na teoria) e provavelmente nunca farei

Você pode mudar de ideia no futuro (quando o processador não mais entregar o desempenho desejado com o clock de fábrica) e mesmo que não mude a Biostar é mais barata... Acho que invariavelmente é mais vantajoso sim.

 

Sobre placas de vídeo:

Vejamos a RX 570: ela entrega uma performance que vamos chamar de X pelo preço de 600 (vou doravante ignorar os fretes só pra efeito de comparação preço x performance).

A RX 580 e GTX 1060 6GB entregam algo em torno de 15% a mais de performance (ou seja, 1,15X) custando 1000 + frete.

A GTX 1660 TI entrega quase 30% a mais de performance que essas duas últimas (ou seja, 1,15 * 1,3 = 1,495X) custando 1500. Vamos fazer o Custo por performance agora:

 

RX 570: Cada X de performance custa 600

RX 580/GTX 1060: Cada X de performance custa ~~ 869

GTX 1660TI: Cada X de performance custa ~~1000

 

Se você procura custo x benefício, invariavelmente a 570 é a melhor opção. Se você busca performance e/ou longevidade da plataforma, vai ter que gastar mais. Recomendo que assista vídeos no youtube de Gameplay com as placas pretendidas e estime qual delas entrega o que você espera. Caso a RX 570 já te agrade, vai fundo. Mas saiba que ela continuará sendo inferior às demais mencionadas.

 

Por fim, as memórias:

Já fizeram o teste aqui no CdH, eu dei uma procurada mas não encontrei. Isso de Ryzen precisa de memória com alta frequência é tão verdadeiro quanto pra Intel. Ou seja, memória boa é relevante sim, porém não é mais importante nos Ryzen do que nos Core i. Na época do teste os preços estavam em alta, então não compensava de forma alguma pensando no custo x benefício. Agora a coisa mudou de figura, tem modelo de 3000Mhz da Crucial (Ballistix) sendo vendido por menos de 300 reais, enquanto os modelos de entrada (2400Mhz) dificilmente ficam abaixo de 250. Nesse cenário talvez seja interessante pegar 3000Mhz sim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Hanner disse:

Você pode mudar de ideia no futuro (quando o processador não mais entregar o desempenho desejado com o clock de fábrica) e mesmo que não mude a Biostar é mais barata... Acho que invariavelmente é mais vantajoso sim.

 

Sobre placas de vídeo:

Vejamos a RX 570: ela entrega uma performance que vamos chamar de X pelo preço de 600 (vou doravante ignorar os fretes só pra efeito de comparação preço x performance).

A RX 580 e GTX 1060 6GB entregam algo em torno de 15% a mais de performance (ou seja, 1,15X) custando 1000 + frete.

A GTX 1660 TI entrega quase 30% a mais de performance que essas duas últimas (ou seja, 1,15 * 1,3 = 1,495X) custando 1500. Vamos fazer o Custo por performance agora:

 

RX 570: Cada X de performance custa 600

RX 580/GTX 1060: Cada X de performance custa ~~ 869

GTX 1660TI: Cada X de performance custa ~~1000

 

Se você procura custo x benefício, invariavelmente a 570 é a melhor opção. Se você busca performance e/ou longevidade da plataforma, vai ter que gastar mais. Recomendo que assista vídeos no youtube de Gameplay com as placas pretendidas e estime qual delas entrega o que você espera. Caso a RX 570 já te agrade, vai fundo. Mas saiba que ela continuará sendo inferior às demais mencionadas.

 

Por fim, as memórias:

Já fizeram o teste aqui no CdH, eu dei uma procurada mas não encontrei. Isso de Ryzen precisa de memória com alta frequência é tão verdadeiro quanto pra Intel. Ou seja, memória boa é relevante sim, porém não é mais importante nos Ryzen do que nos Core i. Na época do teste os preços estavam em alta, então não compensava de forma alguma pensando no custo x benefício. Agora a coisa mudou de figura, tem modelo de 3000Mhz da Crucial (Ballistix) sendo vendido por menos de 300 reais, enquanto os modelos de entrada (2400Mhz) dificilmente ficam abaixo de 250. Nesse cenário talvez seja interessante pegar 3000Mhz sim.

 

Ok, perfeito. 

 

Então ficamos assim (valores atualizados com frete):

biostar-pro-tb350-btc R$ 340

A GTX 1660 TI - R$ 1510

Ryzen 5 1600 - R$ 695

Memória DDR4 Crucial Ballistix Sport Lt, 16GB (2x8GB) 3200MHz - R$ 590

 

Total: R$ 3145,00 ( R$ 200 reais abaixo do orçamento original!) O bacana que o frete acabou saindo bem em conta, porque os melhores preços de todas essas peças é na mesma loja. 

Se estiver tudo aprovado, falta só decidir o gabinete, os que tinha em mente foram:
PCYES Jaguar V2 (Cerca de R$ 400)

Liketec Mid Tower Titan 192-B ( Cerca de R$ 300)

Sharkoon Skiller SGC1 (Cerca de R$ 260) 

 

Obrigado novamente! 

 

 

adicionado 3 minutos depois

Ah, se tiver algum gabinete bom com preço bacana aqui, facilita bastante e já diminui o frete overall! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, NandoGracie disse:

R$ 200 reais abaixo do orçamento original!

Que bom fera!

Entre esses da Tera, encontrei esse pequeno monstro (por feiura mesmo rs) com incríveis 6 slots pra ventoinhas de 120mm e já vem com uma instalada:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9912/gabinete-deepcool-tesseract-bf-dp-ccatx-tsrbfbk-mid-tower-pretoazul

 

Se a convivência com ele for terrível demais, tem esse Aerocool bastante eficiente (e mais bonito):

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8772/gabinete-aerocool-aero-500g-rgb-bk-mid-tower-preto

adicionado 5 minutos depois

Obs: que frete absurdo de 10 reais é esse na placa-mãe hahahaha

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Hanner disse:

Que bom fera!

Entre esses da Tera, encontrei esse pequeno monstro (por feiura mesmo rs) com incríveis 6 slots pra ventoinhas de 120mm e já vem com uma instalada:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/9912/gabinete-deepcool-tesseract-bf-dp-ccatx-tsrbfbk-mid-tower-pretoazul

 

Se a convivência com ele for terrível demais, tem esse Aerocool bastante eficiente (e mais bonito):

https://www.terabyteshop.com.br/produto/8772/gabinete-aerocool-aero-500g-rgb-bk-mid-tower-preto

adicionado 5 minutos depois

Obs: que frete absurdo de 10 reais é esse na placa-mãe hahahaha

 

Hahaha ! Então, eu não vi o frete dela separado, eu vi o quanto o frete aumentava ao incluir o próximo componente. Como foi tudo de la, o frete foi diluindo bastante! Por exemplo na memória o frete deu 0 haha. 

Curti esse Aerocool! To na dúvida se incluo ele na compra, ou se compro o gabinete aqui próximo de mim. Vi 2 gabinetes que parecem interessantes por aqui, que são esses aqui: 
 

Gamer Redragon Grimlock - por R$ 390 (sai mais barato que esse do link + frete)

Liketec 192-b - por R$ 250

 

Algum deles parece uma boa opção? 

Moro próximo do centro do RJ, aqui temos um prédio especializado com várias lojas com preço bacana, é possível pesquisar os preços diretamente aqui: https://www.boadica.com.br/pesquisa/out_gabi . Tem várias opções, mas dos que eu já vi citados esse ai se destacaram .

adicionado 3 minutos depois

A propósito, esse aqui com esse super preço não é uma boa pedida? Dei uma pesquisada e o desconto é real 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NandoGracie Particularmente não curto case com essas tampas frontais, acho que elas limitam a entrada de ar das ventoinhas... Além disso sou muito chato pra gabinete, prefiro os mais minimalistas e simples.

Vou recomendar o Cougar MX330-G que pode ser encontrado em torno de 230 reais no boadica (não vou indicar loja) porque você tem acesso ao centro do RJ e assim não precisaria pagar frete.

Esse modelo tem tudo que considero necessário: Painel frontal com portas USB 2.0 e 3.0, PSU cover, Cable management, slots para até 5 fans de 120mm, 2 slots para SSD, 2 slots para HDD e ainda conta com um bonito painel lateral de vidro temperado.

adicionado 1 minuto depois

Como o amigo @thneo  disse, gabinete é uma escolha muito pessoal. Só fuja daqueles modelos sem possibilidade de ventilação, fonte no "teto" atrapalhando CPU cooler, e outras aberrações.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thneo verdade! obrigado thneo! 

 

@Hanner  certo! entendi! irei na sua recomendação então! 

 

Bom acho que é isso então, antes de fechar o tópico, só uma ultima dúvida, com essa configuração eu preciso comprar algum cooler extra? Fans eu vou aproveitar os meus atuais, tenho 6 de 120mm.

 

Valeu galera vocês são show!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aah beleza! hahah valeu! Ultima dúvida, fui dar uma lida na placa-mãe e diz assim:
Support 4-DIMM DDR4-3200(OC)/ 2933(OC)/ 2667/ 2400 up to 64G maximum capacity

Minhas memorias são 3200, significa que preciso fazer OC na placa-mãe? 

adicionado 7 minutos depois

Alias, aproveitando, vocês acham que a minha fonte da conta do recado?  Seventeam 750w V-Force ... n conheço a marca não sei se é legal.. imagina queima a config nova.. rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não na placa-mãe e sim nas memórias. Isso quer dizer que elas não vão operar "direto da caixa" em frequências acima de 2666mhz. Particularmente, acho que não vai dar tanta diferença, mas pra alcançar os 3000Mhz você vai precisar configurar na BIOS (ou pelo software Ryzenmaster). Caso não esteja disposto a fazer isso, pode pegar memórias mais baratas (se encontrar) que rodem até 2666.

 

Não sei se existe placa-mãe AM4 que suporte nativamente (sem fazer configuração nenhuma) memórias a 3GHz, uma vez que até a Taichi que é um dos melhores e mais bem avaliados modelos do mercado (custando seus ostensivos 1400 reais) precisa de ajustes pra passar de 2666Mhz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...