Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tela preta e desliga em seguida


Ir à solução Resolvido por Visitante,

Posts recomendados

Boa noite (dia, tarde, dependendo da hora que lerem). Tava usando meu PC normalmente (nada demais só vendo videos no YT e uma aba do FB aberta. De repente a tela ficou preta, apareceu no monitor "no signal" e ele ainda ficou uns segundo ligado e dps desligou. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Aconteceu 3 vzs essa semana já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

Boa noite (dia, tarde, dependendo da hora que lerem). Tava usando meu PC normalmente (nada demais só vendo videos no YT e uma aba do FB aberta. De repente a tela ficou preta, apareceu no monitor "no signal" e ele ainda ficou uns segundo ligado e dps desligou. Alguém tem alguma ideia do que pode ser? Aconteceu 3 vzs essa semana já.

Qual sua configuração completa, incluindo a fonte (marca e modelo) para ajudarmos melhor?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Core i3 - 4150

4 GB de Ram

HD 500 GB

Não tenho placa de video, uso a onboard

e a fonte é uma Bluecase de 500W

 

Eu uso o PC só pra trabalhar com áudio, mas nas vzs que aconteceu tava só com o navegador aberto. 

Agora dps que aconteceu duas vzs seguidas, Tô usando normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Core i3 - 4150

4 GB de Ram

HD 500 GB

Não tenho placa de video, uso a onboard

e a fonte é uma Bluecase de 500W

 

Eu uso o PC só pra trabalhar com áudio, mas nas vzs que aconteceu tava só com o navegador aberto. 

Agora dps que aconteceu duas vzs seguidas, Tô usando normal.

Suspeito que seja sua fonte amigo... experimente colocar uma fonte melhor aí, uma EVGA ou Corsair, esses desligamentos assim do nada geralmente são problemas com fonte de baixa qualidade, por mais que a máquina use pouca energia como no seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso mas é normal ele não desligar totalmente? porque como eu disse. A tela fica preta e aparece no signal no monitor. E ele continua "ligado" as ventoinhas giram, o mouse e o teclado ficam acessos e fica assim uns segundos (em torno de 20, 30) e depois apaga de vez.

 

E uma fonte de marca melhor, mesmo que de potencia menor, ainda sim seria mais indicado? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso mas é normal ele não desligar totalmente? porque como eu disse. A tela fica preta e aparece no signal no monitor. E ele continua "ligado" as ventoinhas giram, o mouse e o teclado ficam acessos e fica assim uns segundos (em torno de 20, 30) e depois apaga de vez.

 

E uma fonte de marca melhor, mesmo que de potencia menor, ainda sim seria mais indicado? 

Pode ser uma falha na placa-mãe, mas acho meio difícil, acho que é fonte mesmo, mas se puder testar melhor essa tua placa com um amigo/parente que tenha uma configuração parecida seria interessante.. mas a troca da fonte só tem a acrescentar, pode ter certeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Eu tenho uma fonte aqui que é do meu PC antigo. Mas ela é daquelas que já vem no pc e nem marca tem, é prateada sabe? Acha que vale a pena colocar ela só pra testar?

Nem pensar, essas genéricas aí são uma bomba literalmente... só use fontes de qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Cara. Testei outra fonte e o problema persistiu. Usei ele quase o dia todo mas de repente, quando achava que tava resolvido, aconteceu de novo. E essa fonte é boa, meu amigo me emprestou do PC que ele usa pra jogar (os cabos dela até desencaixam, nunca tinha visto kkkk) mas enfim, voltando ao problema. Será que pode ser a memoria ram? Visto que ela é a unica parte que uso do meu PC antigo, sendo assim a mais "velha". Ou será placa-mãe? Tem alguma maneira de testar? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

40 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Cara. Testei outra fonte e o problema persistiu. Usei ele quase o dia todo mas de repente, quando achava que tava resolvido, aconteceu de novo. E essa fonte é boa, meu amigo me emprestou do PC que ele usa pra jogar (os cabos dela até desencaixam, nunca tinha visto kkkk) mas enfim, voltando ao problema. Será que pode ser a memoria ram? Visto que ela é a unica parte que uso do meu PC antigo, sendo assim a mais "velha". Ou será placa-mãe? Tem alguma maneira de testar? 

Pode ser a placa-mãe ou memória creio eu.... a placa-mãe só testando com outra mesmo, mas a memória você pode testar usando o memtest86 rodando de um pendrive bootável fora do Windows, deixe rodando algumas horas para ver se não acusa erros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Cara. Testei outra fonte e o problema persistiu. Usei ele quase o dia todo mas de repente, quando achava que tava resolvido, aconteceu de novo. E essa fonte é boa, meu amigo me emprestou do PC que ele usa pra jogar (os cabos dela até desencaixam, nunca tinha visto kkkk) mas enfim, voltando ao problema. Será que pode ser a memoria ram? Visto que ela é a unica parte que uso do meu PC antigo, sendo assim a mais "velha". Ou será placa-mãe? Tem alguma maneira de testar? 

 

Valeu cara. Vou ver se arrumo uma placa-mãe pra testar. Espero que não seja ela. 

Mais uma coisa, tem alguma chance de ser problema no Sistema operacional e não no Hardware? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Cara. Testei outra fonte e o problema persistiu. Usei ele quase o dia todo mas de repente, quando achava que tava resolvido, aconteceu de novo. E essa fonte é boa, meu amigo me emprestou do PC que ele usa pra jogar (os cabos dela até desencaixam, nunca tinha visto kkkk) mas enfim, voltando ao problema. Será que pode ser a memoria ram? Visto que ela é a unica parte que uso do meu PC antigo, sendo assim a mais "velha". Ou será placa-mãe? Tem alguma maneira de testar? 

 

Valeu cara. Vou ver se arrumo uma placa-mãe pra testar. Espero que não seja ela. 

Mais uma coisa, tem alguma chance de ser problema no Sistema operacional e não no Hardware? 

Olha ser no sistema acho difícil, mas antes de trocar de placa faça uma instalação do zero do Windows... já te adianto que 90% de chance de não resolver, mas quem sabe? Se não resolver, só trocando a placa mesmo, visto que você já testou todo o resto. Boa sorte, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Valeu cara. Vou tentar isso. Outra coisa que acho praticamente impossível ser, mas não custa perguntar.

Tem alguma chance de ser o teclado? porque agora que me dei conta que isso começou acontecer dps que troquei de teclado. Meu antigo era USB esse de agora é aquele pino roxo (não sei o nome). Bom, só pra saber mesmo, apesar de achar impossível ser isso. 

 

E antes de trocar a placa-mãe vou comprar outra memoria pra testar. Dps mesmo que não for nela o problema, fico com ,mais memoria. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Valeu cara. Vou tentar isso. Outra coisa que acho praticamente impossível ser, mas não custa perguntar.

Tem alguma chance de ser o teclado? porque agora que me dei conta que isso começou acontecer dps que troquei de teclado. Meu antigo era USB esse de agora é aquele pino roxo (não sei o nome). Bom, só pra saber mesmo, apesar de achar impossível ser isso. 

 

E antes de trocar a placa-mãe vou comprar outra memoria pra testar. Dps mesmo que não for nela o problema, fico com ,mais memoria. 

Não, teclado não faria isso.... pode testar outra memória sim, mesmo que não seja você aproveita de uma forma ou de outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Vou comprar a memória e fazer o teste. 

Cara, me recomendaram atualizar a BIOS da placa-mãe, você acha que isso poderia ser o problema? Porém vi em alguns lugares dizendo que é um procedimento arriscado de se fazer que pode ferrar com a placa e tal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso Vou comprar a memória e fazer o teste. 

Cara, me recomendaram atualizar a BIOS da placa-mãe, você acha que isso poderia ser o problema? Porém vi em alguns lugares dizendo que é um procedimento arriscado de se fazer que pode ferrar com a placa e tal.

Pode ajudar atualizando, mas se por exemplo travar e/ou faltar energia ou um problema qualquer durante o processo, aí só recorrendo à alguém que tenha ferramentas para regravar a BIOS na placa. Por isso sempre é recomendável atualizar com um pendrive na própria BIOS, fora do Windows. Se dá um problema qualquer que instabiliza e trava, adeus placa-mãe... pelo menos até alguém regravar a BIOS pra ti... sacou a jogada? Se souber o que está fazendo é tranquilo, a minha placa aqui atualizo sempre numa boa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso cara, consegui fazer a atualização. Porém o problema piorou. Agora tá acontecendo toda hora. Antes demorava um tempo, acontecia de modo aleatório. Agora não fica 10 min. O Pc ligado. Então realmente é a placa-mãe, né?

Só pode ser a placa-mãe mesmo... ou a memória, mas como mexeu na BIOS e a coisa piorou, então é bem provável que seja tua placa-mãe que está a fim de pegar a aposentadoria dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso poxa. Que pena. O jeito vai ser comprar outra :(

mas tem como "desatualizar" a BIOS? porque agora não dá nem pra usar direito. Não fica 5 min. Ligado e já dá tela preta e desliga.

adicionado 19 minutos depois

Tô perdendo meu dia de folga tentando resolver isso e pesquisando igual louco. Achei isso aqui, você acha que pode ser isso? Tem algum problema desligar essa função?

 

http://alvanista.com/luchta/posts/2802719-off-cara-como-odeio-a-funcao-anti-surge-das-placas-mae-da-asus

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso poxa. Que pena. O jeito vai ser comprar outra :(

mas tem como "desatualizar" a BIOS? porque agora não dá nem pra usar direito. Não fica 5 min. Ligado e já dá tela preta e desliga.

adicionado 19 minutos depois

Tô perdendo meu dia de folga tentando resolver isso e pesquisando igual louco. Achei isso aqui, você acha que pode ser isso? Tem algum problema desligar essa função?

 

http://alvanista.com/luchta/posts/2802719-off-cara-como-odeio-a-funcao-anti-surge-das-placas-mae-da-asus

Olha acho que até dá pra fazer downgrade de BIOS, vá no mesmo site que você baixou essa versão e procure uma anterior, coloque no pendrive, e na BIOS, tente o downgrade.... se der mensagem que não pode instalar, aí não adianta, ela tem proteção mesmo contra retrocesso de BIOS... boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, simforoso disse:

Olha acho que até dá pra fazer downgrade de BIOS, vá no mesmo site que você baixou essa versão e procure uma anterior, coloque no pendrive, e na BIOS, tente o downgrade.... se der mensagem que não pode instalar, aí não adianta, ela tem proteção mesmo contra retrocesso de BIOS... boa sorte!

A cara. Desisto disso. Vou juntar uma grana e comprar outra. Ficar tentando arrumar isso é adiar o inevitável. E também pode ser que ferre as outras peças que estão boas (não sei se isso é possível, mas....)

Brother, fico muito grato pela sua ajuda. obrigado e abraço. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso beleza cara? Voltando aqui pra dizer que acho que achei o problema. Fui limpar placa-mãe com meu amigo que entende um pouco mais que eu, e notamos que tem um pinto meio torto no socket do processador. Eu achei que se um pino de lá entortasse o PC nem ligaria mais, mas ele disse que pode ligar e ficar dando esses problemas (como o que ocorre cmg). Enfim, voltei pra ver se você poderia me tirar duas duvidas.

A primeira é se realmente a placa com um pino torto funciona e a segunda é se a placa-mãe interfere muito no desempenho e usabilidade do PC, pois fui ver uma do mesmo modelo da minha pra comprar e o preço tá um pouco salgado. E tem umas com o mesmo socket (preciso do mesmo pra não ter que trocar o resto) com um preço mais em conta, mas creio eu que de qualidade inferior, a minha é Asus, as que vi com melhor preço são de uma marca que não conheço ASrock. o que você me indica?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
8 horas atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso beleza cara? Voltando aqui pra dizer que acho que achei o problema. Fui limpar placa-mãe com meu amigo que entende um pouco mais que eu, e notamos que tem um pinto meio torto no socket do processador. Eu achei que se um pino de lá entortasse o PC nem ligaria mais, mas ele disse que pode ligar e ficar dando esses problemas (como o que ocorre cmg). Enfim, voltei pra ver se você poderia me tirar duas duvidas.

A primeira é se realmente a placa com um pino torto funciona e a segunda é se a placa-mãe interfere muito no desempenho e usabilidade do PC, pois fui ver uma do mesmo modelo da minha pra comprar e o preço tá um pouco salgado. E tem umas com o mesmo socket (preciso do mesmo pra não ter que trocar o resto) com um preço mais em conta, mas creio eu que de qualidade inferior, a minha é Asus, as que vi com melhor preço são de uma marca que não conheço ASrock. o que você me indica?

 

 

Olá amigo, sim dependendo do pino pode ligar normalmente o PC, mas dar erros aleatórios, pois pode ser um pino importante como do acesso/controle de memória, de PCI-E, etc ou um menos importante, são muitos contatos e cada um tem uma função, claro que alguns são neutros, mas aí varia muito de cpu para cpu. Nunca gostei desse tipo de encaixe que a Intel começou a usar nos últimos Pentium 4 (o LGA), é muito fácil danificar um pino desses ao tirar/colocar um CPU ou mesmo na primeira instalação. Acho bem melhor "espetar" o processador como era nos antigos Pentium 4 e nos AMD até hoje, com o socket AM4.

 

Sobre a placa, a Asus sem dúvidas é uma bela placa, mas se está realmente com pino torto, tem que trocar (não teria como você tirar uma foto do socket sem o CPU com macro para vermos se tem algum pino ruim? Se ficar ruim, deixa)... a AsRock é uma placa mediana, fica um pouco abaixo das mais conhecidas e confiáveis que são Asus, MSI e Gigabyte. Mas não é ruim não, já tive Asrock com um i5 LGA 1155 em 2011 por 6 meses, e nesse tempo ela nunca me incomodou. Claro que manuseando a placa, se notava a qualidade inferior dos slots de memória, da placa em si era de qualidade inferior, etc mas isso só quem entende mesmo percebe. Os 6 meses que fiquei com ela, não me incomodou. Na época vendi ela pois em 2012 me apareceu uma Asus P8Z68-V PRO e me encantei para usar no meu 2500K que tinha.

 

Mas já montei uma Asrock dessas para um amigo que me trouxe todas as peças, mas era um Ryzen, funcionou tudo direitinho de cara, faz uns 7 meses já, o cara deixa o PC ligado 24h igual eu deixo e desde então falo com ele e ele me diz que a máquina está tranquila, funcionando perfeita do mesmo jeito que deixei pra ele, quando montei. De repente é uma boa opção pra você, se achou num preço bom. Mesmo sendo uma linha de placas que a Intel já descontinuou faz anos, tente pelo menos negociar com quem te vender, de pegar uns 3 meses por aí de garantia por escrito. Diz que você só aceita com garantia de 1~3 meses por escrito, aí a pessoa/loja vai ter que dar um jeito. Mas para não ter que trocar TUDO, é uma boa saída sim, mas não pague muito caro por essa placa... placas simples para socket LGA1150 Intel 4ª geração não dá pra pagar mais que 350~380 reais.

 

Espero ter ajudado amigo, se restou alguma dúvida poste que eu te ajudo. Se resolveu, não esqueça de marcar meu post como melhor resposta do tópico, assim ajuda quem está na mesma situação e precisa de uma informação/orientação, como você está precisando agora.

 

Valeu, boa sorte!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso beleza, cara. Tudo bem? Tentei tirar as fotos aqui, só não sei se saiu muito bem.

 

IMG_20190529_173109866.jpg

IMG_20190529_173125608.jpg

IMG_20190529_173137087.jpg

adicionado 1 minuto depois

@simforoso também tirei umas outras fotos da placa pra você, se puder ver se tem alguma anomalia

 

IMG_20190529_173143695.jpg

IMG_20190529_173802681.jpg

adicionado 20 minutos depois

Mais uma coisa. Tem essa avaria na placa, resultado de quando meu antigo monitor foi pro chão. Mas acho que isso não daria problema né? Sendo que uso a VGA agora. 

IMG_20190529_173752006.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Carlos Eduardo Lopes Jr disse:

@simforoso beleza, cara. Tudo bem? Tentei tirar as fotos aqui, só não sei se saiu muito bem.

 

 

 

 

adicionado 1 minuto depois

@simforoso também tirei umas outras fotos da placa pra você, se puder ver se tem alguma anomalia

 

 

 

adicionado 20 minutos depois

Mais uma coisa. Tem essa avaria na placa, resultado de quando meu antigo monitor foi pro chão. Mas acho que isso não daria problema né? Sendo que uso a VGA agora. 

 

Olha o socket PARECE estar ok, só olhando ao vivo mesmo, pois mesmo com macro os pinos são muito pequenos..

 

Mas que estrago que aconteceu com o conector de baixo do VGA e do lado do HDMI na parte traseira?? Arrancou fora um DVI, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...