Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Depois da tela azul, não funcionou mais


BruceD

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Não sei se aqui é o lugar adequado, mas postei nessa seção porque o problema começou com uma tela azul.

É o seguinte: ontem tive um travamento aleatório enquanto assistia uma série no Stremio, e após isso, o computador não deu boot mais. Dava tela azul (critical process died), e toda tentativa de recuperação falhou. Comecei a desconfiar do SSD, e usei um case pra ligá-lo no notebook e testar (e fazer backup, se ainda estivesse vivo). Pois bem, o SSD aparentemente estava OK, fiz backup de tudo que precisava, testei no Crystal Disk Info, e na sequencia formatei tudo pra uma instalação limpa do W10. Preparei um pendrive no Rufus e comecei a instalação, mas ela travava ao final e o computador voltava a não ligar, praticamente igual ao que aconteceu no início. Achei um HD de um antigo notebook aqui e recomecei a instalação do Windows nele, mas tudo pára exatamente no mesmo lugar, ao final das configurações (num momento até chegou a aparecer a área de trabalho, mas a tela piscou e apagou, como nas tentativas de instalação anteriores)

Alguém tem uma luz sobre o que pode estar acontecendo? O micro é este da minha assinatura

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, BruceD disse:

Boa tarde pessoal

É o seguinte: ontem tive um travamento aleatório enquanto assistia uma série no Stremio, e após isso, o computador não deu boot mais. Dava tela azul (critical process died), e toda tentativa de recuperação falhou. Comecei a desconfiar do SSD, e usei um case pra ligá-lo no notebook e testar (e fazer backup, se ainda estivesse vivo). Pois bem, o SSD aparentemente estava OK, fiz backup de tudo que precisava, testei no Crystal Disk Info, e na sequencia formatei tudo pra uma instalação limpa do W10. Preparei um pendrive no Rufus e comecei a instalação, mas ela travava ao final e o computador voltava a não ligar, praticamente igual ao que aconteceu no início. Achei um HD de um antigo notebook aqui e recomecei a instalação do Windows nele, mas tudo pára exatamente no mesmo lugar, ao final das configurações (num momento até chegou a aparecer a área de trabalho, mas a tela piscou e apagou, como nas tentativas de instalação anteriores)

Alguém tem uma luz sobre o que pode estar acontecendo? O micro é este da minha assinatura

Obrigado!!!!

Olá amigo, verifique suas memórias com o programa memtest86 rodando de um pendrive bootável e deixe algumas horas rodando em busca de erros... estou achando que suas memórias RAM estão com problemas para dar essa instabilidade toda. Poderia-se suspeitar do disco rígido mas como você já testou 2 então podemos descartar isso, resta uma grande possibilidade de ser falha na memória RAM.

 

Boa sorte amigo, depois volte e conte o que aconteceu, se resolveu, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, simforoso disse:

Olá amigo, verifique suas memórias com o programa memtest86 rodando de um pendrive bootável e deixe algumas horas rodando em busca de erros... estou achando que suas memórias RAM estão com problemas para dar essa instabilidade toda. Poderia-se suspeitar do disco rígido mas como você já testou 2 então podemos descartar isso, resta uma grande possibilidade de ser falha na memória RAM.

 

Boa sorte amigo, depois volte e conte o que aconteceu, se resolveu, etc.

Estou rodando o teste há mais de 2h, 3 passagens (indo para a quarta), totalmente sem erros

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, BruceD disse:

Estou rodando o teste há mais de 2h, 3 passagens (indo para a quarta), totalmente sem erros

Isso é bom, deixe mais a última passagem e vamos ver se passa sem erros, aí é uma coisa a menos pra se preocupar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, BruceD disse:

 

Teste completo, 4 passagens e zero erros

Certo, se as memórias e o disco estão ok só pode ser a placa-mãe amigo.... vai ter que testar outra no lugar dela...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, BruceD disse:

 

@simforoso algum teste que ainda consiga fazer? Não tenho acesso a hardware pra testar os outros componentes...

Olha como você já testou memória e testou SSD e HD e o mesmo problema aconteceu, só restaria fonte mesmo (que não é seu caso pois você tem uma Seasonic, acho muito difícil ser ela) ou processador (ainda mais difícil de dar problema, só se você colocasse 3V nele de vcore, se a placa deixasse). Só me resta achar que é tua placa-mãe mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, simforoso disse:

Olha como você já testou memória e testou SSD e HD e o mesmo problema aconteceu, só restaria fonte mesmo (que não é seu caso pois você tem uma Seasonic, acho muito difícil ser ela) ou processador (ainda mais difícil de dar problema, só se você colocasse 3V nele de vcore, se a placa deixasse). Só me resta achar que é tua placa-mãe mesmo.

 

Entendi... agora fiquei na dúvida se vale mais a pena tentar arrumar uma placa-mãe do mesmo soquete pra aproveitar o restante, ou já partir pra uma configuração nova...

 

De qualquer maneira, muito obrigado!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, BruceD disse:

 

Entendi... agora fiquei na dúvida se vale mais a pena tentar arrumar uma placa-mãe do mesmo soquete pra aproveitar o restante, ou já partir pra uma configuração nova...

 

De qualquer maneira, muito obrigado!!!

Se você tiver condições, claro, é sem dúvida melhor comprar um kit novo, nem que seja um AM4 simples, depois aos poucos você vai melhorando ele... pois m 2500K já deu pra ele, tive um de 2011 a 2015 se não me engano, era bom, mas quando o vendi em 2015 já estava muito ruim pra jogar, pra tudo. E francamente se você tiver como, vai logo num kit Ryzen novo simples e vai melhorando ele aos poucos. É o que eu faria amigo. Grande abraço e boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É então... eu estava até pensando em trocar esses tempos, mas na real essa configuração estava me atendendo plenamente, comprei Injustice 2 na semana retrasada e estava rodando liso em 1080p com configurações entre médio e high. Eu nem tenho tanta pira em rodar jogos com tudo em full, e minha biblioteca de jogos é em sua maioria composta por games lançados até 2016 (e que ele estava rodando sem chorar), por mim ficava com esse PC desse jeito até pelo menos ele completar 10 anos, hahahahaha...

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@simforoso Novidades

 

Achei uma assistência técnica não muito longe aqui de casa, e já ia começar a desmontar tudo pra mandar a placa-mãe pra ver se teria conserto. Antes disso, resolvi fazer uma experiência, e saquei a placa de vídeo e liguei o monitor no video onboard, e pá!, funcionou normal

 

Instalei o HD novamente, tudo certo. Fiz as atualizações todas do Windows, tudo normal. Aí pluguei a placa de video de volta, e voltou a falhar no mesmo ponto. Troquei de slot PCI, até chegou a bater na tela de login do Windows, mas logo piscou e apagou. Tirei a placa novamente, e tudo normal

Agora acho que vou levar a placa de video lá, pra ver fazer um teste, penso que de repente pode ser defeito no barramento da placa, o que acha?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...