Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Overclock do Ryzen 7 1700 na placa-mãe Asus Prime A-320M-a


Posts recomendados

Bom dia pessoal!!!

 

    Tentei ontem fazer um overclock no meu processsador Ryzen 7 1700 pelo aplicativo Ryzen Master, porém ao colocar o clock em 3700ghz e aplicar, ao reiniciar o pc, o aplicativo aplicou somente 3200Ghz. Não entendi o porque e também não encontrei em nenhum lugar nada sobre isso. Minha dúvida é se é a placa-mãe quem está limitando esse overclock. Porém 3700ghz já é o boost dele, eu apenas queria manter nesse clock, será que é a placa-mãe está limitando? Se não for, será que consigo aumentar ainda mais o clock? Me ajudem por favor?

 

Link da placa-mãe: https://www.pichau.com.br/placa-mãe-asus-prime-a320m-a-ddr4-socket-am4-chipset-amd-a320

 

Aproveitando, mais uma dúvida... Tenho 2 pentes de memória 4gb 3000mhz e 2 pentes 8gb 3000mhz, consigo fazer tranquilamente overclock nelas para 3200mhz nessa placa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Thebas Bom dia amigo. Tudo bem com você ?

 

Sua placa-mãe não faz overclock e nem mesmo seria uma boa ideia pois ela é fraca até mesmo para levar o Ryzen 7 1700 no seu regime normal de trabalho.

 

Somente o Chipset B350 ou superior para tal procedimento.

 

5 minutos atrás, Lucas Thebas disse:

Aproveitando, mais uma dúvida... Tenho 2 pentes de memória 4gb 3000mhz e 2 pentes 8gb 3000mhz, consigo fazer tranquilamente overclock nelas para 3200mhz nessa placa?

Algumas placas A320 realizam overclock na memória, porém só verificando as opções do modelo.

 

Péssima ideia comprar um Ryzen 7 e uma placa tão simples.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Lucas Thebas disse:

3700ghz já é o boost dele

 

O boost não quer dizer que o processador consegue trabalhar o tempo todo com todos os núcleos, nessa frequência. Geralmente o valor de turbo boost divulgado só é obtido quando apenas um núcleo está processando ativamente. Como o @LNPott disse, por isso é contra-recomendado casar um processador 8c/16t com uma placa-mãe tão simples.

Ainda que você não quisesse fazer overclock é possível que durante demandas mais pesadas o calor nos reguladores de tensão faça com que eles baixem o clock da CPU (às vezes pra valores baixíssimos) o que impacta brutalmente na performance geral.

Aliás, não sei porque as lojas insistem em vender Kits com Ryzen 7 e placa-mãe A320, é o mesmo com Core i7 e placa-mãe H310...

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, muito obrigado pela resposta, eu realmente fiz uma péssima compra com essa placa-mãe. E estava já suspeitando dela ser muito fraca. Ontem eu vi isso. kkkkk

Para essa configuração que irei descrever abaixo do meu setup e futuras updates no processador e placa de vídeo, qual a placa-mãe que vocês me indicam? Pretendo 'talvez' fazer um overclock posteriormente.  

 

M.B. - Ryzen 7 1700

Placa de Vídeo - GTX 1070

Memória - 2 x 4Gb 3000Mhz + 2 x 8Gb 3000mhz

Fonte - Corsair 500W 80Plus bronze

SSD Kingston 120Gb

HD básico 500Gb

Watercooler Mymax Algor 360mm RGB - MYC/FC-V2-360-RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha, eu acho que essa placa não segura overclock de 8 cores até a casa de 4GHZ numa boa não. Eu iria numa X370, tem a linha racing da biostar pouca coisa mais cara que isso, como essa GT7:

https://www.guerradigital.com.br/biostar-x370gt7-am4-amd-x370-sata-6gbs-usb-31-hdmi-atx

 

Dá uma olhada nesse tópico que tem bastante informação sobre as placas-mãe AM4:

https://adrenaline.uol.com.br/forum/threads/amd-zen-informações-tecnicas.610541/

Principalmente veja a tabela de avaliação dos VRMs (Spoiler: Informações de fases nas placas AM4 e avaliação da capacidade do VRM, clique na opção "Visualização alternativa VRM Placas AM4 versão 2.0")

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...