Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Java Java - Por onde começar


Posts recomendados

Acredito que o futuro da informática está nos smartphones.

Acho que é uma questão de (pouco) tempo até você ter um equipamento que vai poder se conectar a qualquer dispositivo de saída, como uma smarTV, por exemplo.

Então, queria aprender a desenvolver para Android. Daí surgem várias dúvidas:

1 - A linguagem oficial do Android agora é o Kotlin. Então porque preciso aprender Java primeiro e porque não ir direto para o Kotlin?

 

Essa eu já andei pesquisando e cheguei a minha própria conclusão.

Não é que seja obrigatório, mas é bom você saber Java se quiser entrar no universo Android, porque o Java é, pelo o que eu entendi, praticamente a base de tudo o que existe para Android.

Detalhe, não sei nada e programação, em nenhuma linguagem.

Peço a opinião dos leitores.

 

2 - Porque aprender lógica de programação com pseudocódigo e não com a linguagem desejada?

 

Já até fiz mais de um "curso" de lógica e Portugol (VisuAlg). Mas continuo sem entender porque não poderia aprender os memos conceitos direto com o Java.

 

3 - Existe mesmo um curso gratuito onde eu consiga aprender a programar em Java de verdade?

Ou são todos eles uma grande enganação só pra pegar o iniciante (sabe de nada) inocente?

 

Pergunto isso porque já fiz mais de um "curso" (básico, iniciante, etc.), tanto de Java quanto de Lógica, que no final das contas era só uma espécie de apresentação para os cursos de verdade, que é claro, não eram gratuitos.

 

4 - Por onde e como começar?

 

Comecei em informática já velho, tinha 36 anos.

Não fiz faculdade porque não tinha dinheiro.

Tinha acabado de ser demitido do único emprego que já tive em toda a minha vida, depois de mais ou menos 16 anos de trabalho.

Fiz um curso de web design que na época (2000) era a profissão do momento (acho que nem existia faculdade pra isso).

Como quase todos os cursos, também não aprendi nada, só foi bom pra conhecer as ferramentas (DreamWeaver, FireWoks, Flash).

Mas depois de já ter desistido de trabalhar com isso, voltei a me interessar.

Aprendi sobre Oscommerce, que me levou ao Joomla!, e hoje em dia trabalho com vários CMSs.

Tudo isso sozinho, apanhei muito com o Joomla!, mas depois dele, tudo ficou mais fácil.

Estou escrevendo isso tentando dizer que sou do tipo que consegue aprender sozinho.

Mas agora estou mais velho ainda, 54 anos, e começo achar que já estou é velho de mais para qualquer coisa da área de TI.

Muito mais para começar a aprender qualquer coisa a essa altura da vida.

Enfim, espero pela opinão dos senhores em todas essas minhas dúvidas.

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia @claudio65!, sei como é ter de aprender por conta própria, infelizmente na minha região não existe muita oferta de cursos relacionados a área. Então tentarei responder suas questões da melhor forma.

 

1 - Tanto o Kotlin quanto o Java são ótimas linguagens de programação para desenvolver para Android, acredito que hoje em dia a escolha entre uma ou outra, fique a critério do usuário, como eu já tinha experiência em C e C#, e a sintaxe do Java seja bem parecida com estas, acabei optando por ela.

 

2 - Java é uma linguagem Orientada a Objetos, e infelizmente o VisualG não oferece suporte para isto, quando aprendi, comecei pelo Pascal que tem uma sintaxe praticamente idêntica ao VisualG, porém o pascal é realmente uma linguagem de programação, porém não é muito utilizada hoje em dia. 

Se eu começasse hoje, teria optado em aprender primeiro Python, que é uma linguagem muito amigável com que está começando, e que ao mesmo tempo é muito poderosa para desenvolvedores mais experientes.

 

3 - Recomendo fortemente você à comprar alguns livros, como você também é do tipo autodidata, será ótimo para você começar a aprender com calma, existem diversos livros na Amazon, que possuem um excelente conteúdo, e que vão te ensinar do zero. A questão é não ter pressa no seu aprendizado, caso você opte por aprender a programar com Python, recomendo fortemente este livro Curso Intensivo de Python: Uma Introdução Prática e Baseada em Projetos à Programação , apesar de ter alguma noção de programação antes de comprar este livro, notei que se não tivesse, teria aprendido do mesmo jeito. Você terá também poderá pedir auxílio nos seus estudos às diversas comunidades e forúns de Python pela internet.

 

4 - Sei que é clichê dizer que nunca é tarde para se aprender, mas se você acredita ter talento para isso, esqueça que a idade é um empecilho. Ora vejo o exemplo do Coronel Sanders que na casa dos 60 anos, fundou uma das maiores redes de fast food do mundo, o KFC! Como disse antes, não tenha pressa, na programação, você realmente só aprende escrevendo códigos e mais códigos, errando, quebrando a cabeça pensando em uma solução complexa, quando uma simples está a frente dos seus olhos, e se sentindo gratificado com cada progresso. Conforme for aprendendo, crie desafios pessoais para si mesmo, olhe para os códigos que você escreveu no inicio, e imagine como pode melhora-los e aperfeiçoa-los. Pense em pequenos projetos que podem te auxiliar, ou outras pessoas, seja ambicioso!

 

Espero muito ter ajudado em algo, e caso possua alguma dúvida, pode entrar em contato comigo por MP, ou perguntar pelo fórum mesmo, tem muita gente boa por aqui disposta ajudar!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...