Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Computador não dá video da tela da BIOS/POST


Posts recomendados

Eu montei um computador novinho em folha, unica peça reaproveitada foi um HDD que foi formatado pois estaria passando o SO para o SSD. Esse PC possui uma RX 580 e eu possuo 2 "monitores" um deles é um monitor de fato e o outro é uma TV que eu utilizo como monitor secundário. Vale ressaltar que, eu nao tinha nenhum desses problemas com meu PC antigo que usava uma h110m + gtx 960 2GB, mas vamos aos problemas.

 

São 2 problemas, BIOS e POST não aparecem no monitor principal e o segundo problema é o monitor parar de ser reconhecido quando desligado.

 

O monitor setado como principal no Windows é o o Acer ED242QR, ele possui entradas VGA e HDMI e a GPU só possuía 1 porta HDMI, o que eu fiz, comprei um adaptador de HDMI para DVI-D, conectei ele no DVI da GPU e usei a unica entrada de HDMI para a TV. Um dos primeiros problemas que eu encontrei foi que mesmo o windows setando o Monitor Acer como primário, no POST e na BIOS eles vão para o monitor secundário ( ressaltando que isso acontece desde a primeira inicialização do meu computador, quando nao possuía SO), se eu remover a TV da conexão eu não consigo ver a BIOS nem o POST pois a unica tela que eles aparecem é na TV, se eu aguardar a inicialização do sistema eu vejo direto a tela do windows no monitor primário.

 

O segundo problema nessa mesma configuração de adaptador HDMI para DVI-D no monitor principal é que, ao desligar o monitor pelo botão dele ele simplesmente para de ser reconhecido como dispositivo pelo Windows e joga todas as telas para o monitor secundário, desorganizando tudo e tornando o secundário um "Primário". 


Ao ligar novamente o monitor Primário ( ACER ), ele é reconhecido pelo o Windows e volta a ser um monitor primário. Ao analisar o windows na aba exibição, o Windows identificava a numeração de monitores como ( 2 o monitor ) e 1 como a TV. Pesquisando sobre isso descobri que o Windows e as GPUs possuem uma ordem de '' identificação " das entradas que varia de fabricante para fabricante. Dai uma das soluções que tentei realizar foi a de trocar as entradas, então foi o que eu fiz, troquei o adaptador DVI para HDMI do Monitor e coloquei na TV. Ao realizar isso o Windows mudou seus números de identificação ( agora está 1 - Acer, 2 - TV ).

Ao realizar isso o problema do monitor primário ir para o secundário resolveu ( mas o primeiro problema sobre POST e BIOS permanece ).

 

Mas eu achando que de fato tinha resolvido um dos problemas, ele apenas mudou a ordem dos problemas, agora ao desligar e ligar a TV que está como monitor secundário, da umas piscadas no meu monitor principal e tudo que estava no secundário é jogado para o Primário quando a TV é ligada. Analisei no gerenciador de dispositivos que, ao desligar a TV, o seu dispositivo está listado como "Monitor Genérico PnP"  e ele simplesmente some, como se nao fosse mais reconhecido, e ao ligar a TV, ele volta a aparecer. Ja chequei no site da fabricante da TV e não existe qualquer driver para computador, mas existia um de atualização de software, por precaução atualizei também, mas nenhuma mudança no problema.Pesquisando cheguei a solução de desativar o DDC/CI, mas essa funcionalidade nao existe na TV para desativar, mas por precaução eu desativei no Monitor Acer, o que nao mudou nada também.

 

Bem, explicado esse problema dos monitores, vamos ao segundo problema, BIOS e POST não aparecerem no meu monitor Acer, seja ele conectado sozinho ou setado como principal.

 

Ao ligar o computador quando o Acer estava com o adaptador HDMI para DVI-D ele recebia a mensagem de " entrada não suportada ", que só sumia ao chegar na tela principal do Windows. Após a conversão de entradas que eu informei anteriormente a mensagem mudou para "Sem sinal".

Após muitas pesquisas, uma das soluções para problemas similar ao meu foi de desativar o CSM ( Compatibility Support Module ) na BIOS. Para informação, minha MOBO é uma Asus Prime B350 Plus.

 

Após a desativação disso, de fato o meu monitor Acer recebe a BIOS na tela dele, mas com isso desativado nenhum dos meus dispositivos de Boot são reconhecidos ( No caso ele não reconhece nem o HDD nem o SSD ), então eu nao consigo sair da tela da BIOS, após dar exit ele simplesmente volta para a BIOS, pois não possui nenhum Boot para ser executado.

 

Bem explicado os problemas espero que alguma alma consiga me dar esperanças, preciso da solução desses problemas envolvendo os monitores, pois costumo deixar o PC ligado a noite compilando códigos, e outras tarefas rodando em segundo plano e toda vez que eu ligar o monitor vai estar tudo desorganizado e reescalado. 
E tem o problema envolvendo a Bios, pelo fato de se acontecer um dia eu nao utilizar mais a TV conectada na GPU? nunca mais vou conseguir acessar minha BIOS ?

Desculpem o texto longo, mas ja fiz o máximo de pesquisas que eu podia. 

 

Algumas coisas que eu já tentei e que nao obtive sucesso:

-Resetar CMOS.

-Trocar os cabos.

-Desinstalar drivers de vídeos, dos monitores via DDU, atualização dos mesmos e rollback de drivers ( quando existentes ).

-Trocar resoluções para resoluções pequenas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...