Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O que é melhor: mais memoria de video dedicada ou compartilhada?


Posts recomendados

Olá, tenho um notebook da Acer com 6 GB RAM DDR3, Intel core i5 4210U de 2.7 GHZ e placa de video da Intel HD Graphics 4400. Fui ver um tutorial de como aumentar a memória de vídeo dedicada e achei um onde o cara ensina a abrir o Regedit, abrir a pasta da Intel e criar uma nova chave e um novo valor, onde nesse valor eu coloquei primeiramente 1024, mas n mudou nada, ai coloquei 512 e minha memoria de vídeo dedicada aumentou de 64 para 1000 e pouco, então coloquei o valor como 128 pra ver se aumentava mais, mas diminuiu para 320 e deixou a memoria compartilhada com 1792(no selo que fala da minha placa de vídeo diz: UP TO 1792 MB DYNAMIC VIDEO MEMORY). A fui ver uns videos para entender a diferença das duas e descobri que a memória compartilhada é a memoria RAM dedicada para o vídeo e a memoria dedicada era própria da placa de vídeo.

 

>>>Agora fiquei na duvida, o que é melhor, ter mais memoria de vídeo dedicada ou memoria de vídeo compartilhada??<<<  

image.png

image.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre mais memoria de vídeo dedicada.. 

 

O video onboard sempre vai ser compartilhado com a RAM. só que esse compartilhamento é dinâmico. Quando não esta rodando nada em 3d. ele usa o minimo necessário... ao abir um jogo, ele vai pro máximo. diminuindo a ram do PC.

 

Não faz sentido fazer o que você está tentando fazer, que é alocar um valor fixo pra memoria de vídeo. Já que você ia perder esse valor em RAM , deixando o seu sistema no geral mais lento.

 

Deixe da forma padrão, e lembre, que mesmo que você conseguisse, o video onboard só iria usar até 768MB, mesmo se reservasse mais.

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá João Alexandre, antes de alterar chaves no registro do Windows tente olhar na BIOS/Setup do seu notebook, acessando normalmente pelo F2 ao ligá-lo. Procure por lá uma opção de Share Memory ou algo parecido. Esta seria a forma mais "segura" de aumentar a memória reservada para o chip gráfico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, João Alexandre A disse:

@bngomes descobri aqui que quando eu coloco 128 fica com 320 mb, quando coloco 512 fica com 1534 mb e quando coloco 1024 fica com 64 mb, mas a memória compartilhada nunca muda'-

Entenda uma coisa... Memoria Compartilhada nunca vai mudar.. é o máximo que pode ser usado..  a memoria dedicada (que é um pedaço da RAM do sistema) por padrão é de 128MB, quando você muda o valor nessa chave de registro, só esta mudando qual o valor da memoria é mostrado para os jogos, se o jogo perguntar ele diz que tem esse valor de memoria de vídeo.

 

Mas não vai mudar em nada o quanto seu sistema como memoria... se o jogo precisar de 1GB, o driver de vídeo vai usar 1GB de sua Memoria Ram. Se precisar de mais, ele aumenta ate 1,75 GB aproximadamente. 

 

Como regra, não mexa no registro... pode dar mais problema... Ou tem a opção de alocar mais memoria na BIOS ou não mexa. Não há ganho nenhum em fazer isso. Mesmo se tiver como aumentar, o que você vai ganhar em Memoria Dedicada de vídeo, vai perder em RAM geral para o sistema, o que é péssimo. Deixe o próprio driver gerenciar o que ele precisa.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...