Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Inverter a rotação dos fans é possivel?


Posts recomendados

Fala galera, eu comprei um kit de ventoinhas com led RGB da gamemax, e eu estou querendo fazer o seguinte: colocar 2 cooler em cima puxando o ar pra fora, o meu watercooler de 120mm da parte traseira puxando o ar pra fora(esse mesmo ar passando pelo radiador), e 2 fans na parte frontal puxando o ar para dentro do gabinete.

Mas é ai que esta o problema, nos dois fans frontais pra puxar o ar para dentro, eu liguei eles e os 4 giram no sentido(sei la qual é) que puxa o ar para fora, entao todos os fans estão puxando o ar para fora. Eu sei que é simplemente eu virar o fan ao contrario, mas o problema é que eles tem aqueles "aneis" rgb e é só de um lado, se eu virar ao contrario vai ficar muito tosco

Modelo dos fans é o GMX-12RGB-Pro 2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LucasFloyd Estamos falando de qual gabinete?

 

É possivel que você tenha um gabinete onde os fans frontais sejam só de enfeite, se não tiver uns 2 centímetros entre o fan frontal e a tampa e ai o que acontece, não tem ar na frente para os fans jogarem e o fluxo de ar é invertido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, MrNobody disse:

@LucasFloyd Estamos falando de qual gabinete?

 

É possivel que você tenha um gabinete onde os fans frontais sejam só de enfeite, se não tiver uns 2 centímetros entre o fan frontal e a tampa e ai o que acontece, não tem ar na frente para os fans jogarem e o fluxo de ar é invertido.

meu gabinete é um pichau dragoon r, ele tem espaço pra 3 fans de 120mm na frente, ele é fechado esteticamente mas tem entradas de ar

 

1 minuto atrás, PedraX disse:

A única forma seria inverter o "positivo" com o "negativo", mas para isso teria me mexer no terminal  do cabo,

 aí não tem como climpar de volta. Daria para cortar em algum lugar e fazer uma emenda, também resolveria

isso funciona mesmo? porque estava pesquisando e um monte de gente falando que os fans tem um "fuzivel" que impede que a energia seja "passada" ao contrario, fazendo com que o fan nao funcione pra nao correr riscos de queimar e etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, LucasFloyd disse:

isso funciona mesmo? porque estava pesquisando e um monte de gente falando que os fans tem um "fuzivel" que impede que a energia seja "passada" ao contrario, fazendo com que o fan nao funcione pra nao correr riscos de queimar e etc...

Nunca ouví falar.Se bem que essa manobra de inverter eu só tenho feito com FAN de 3 pinos.

Se tem dúvida monte da forma convencional mesmo, mas tem que ser: 2 FAN frontal puxando ar para dentro, 2 FAN de topo tirando ar do gabinete.

OBS: como sua MB tem 1 CPU_fan e 1 SYS_fan deveria comprar cabo split de 4 pinos tipo esse:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1106901313-cabo-y-sleeved-extensor-multi-fan-4-pinos-pwm-26-cm-_JM?matt_tool=53280292&matt_word&gclid=CjwKCAjwiZnnBRBQEiwAcWKfYgXhF_VvLvMuSmg8vDOKs6ufpT-Wl3GUkEAVq3rVg3-cvyEuVvYkCBoCtWkQAvD_BwE&quantity=1

ou esse:

https://www.guerradigital.com.br/cabo-akasa-y-splitter-para-3-fans-pwm-ak-cb002

Só tome o cuidado de conectar FAN que façam o mesmo tipo de serviço, então os dois frontais poderiam ser ligados na SYS_FAN e o do FAN de topo e o FAN do radiador seriam ligados na CPU_fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...