Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como verificar se o Fan realmente está 100%


Posts recomendados

Na placa-mãe na entrada "cpu fan" está plugado a bomba do water cooler, pois assim estava no manual do mesmo.

Na "Fan 1" eu plugei a ventoinha que fica junto com o radiador.

Eu desativei na bios o "smart fan controller" para que ficasse sempre em 100% 

Mas o barulho ainda não está tão insuportável 🤣 então fico com dúvidas

Como faço pra checar e ver se realmente está em 100% a fan? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

7 minutos atrás, Gabriel Enrique disse:

Na placa-mãe na entrada "cpu fan" está plugado a bomba do water cooler, pois assim estava no manual do mesmo.

Na "Fan 1" eu plugei a ventoinha que fica junto com o radiador.

Eu desativei na bios o "smart fan controller" para que ficasse sempre em 100% 

Mas o barulho ainda não está tão insuportável 🤣 então fico com dúvidas

Como faço pra checar e ver se realmente está em 100% a fan? 

Se queres um fan a 100% mesmo, use um adaptador molex para 3 ou 4pin que vai direto na fonte, e vai funcionar com 12Volts, ou seja, no máximo sempre... mas te prepara que o barulho não vai ser fácil... aqui tenho 4 fans de 200mm e um de 120mm e todos estão ligados direto na fonte, mas não fazem quase barulho. O fan do cpu cooler da AMD está no CPU_Fan normal  e é quase inaudível mesmo em jogos. Só ele que conectei na placa mesmo, pois não tem sentido estar no máximo sempre. Os do gabinete com são grandes (200mm) e com RGB, resolvi deixá-los no máximo sempre para ter sempre uma excelente circulação de ar, e como o diâmetro deles é grande, giram a 800rpm +ou- e fazem bastante vento, isso tudo sem fazer quase nada de ruído, o que é excelente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Gabriel Enrique disse:

Como faz pra travar no 100% sempre? Usando algum software?? 

Vai na BIOS e ativa pra alto desempenho... tem placas que só de desativar o controle de ventoinha já ficam em 100% mas isso depende da placa.

 

Você pode também baixar o Speedfan e controlar a rotação deles por esse software, só selecionar o chip que controla as ventoinhas nas configurações do software e ir mexendo na porcentagem de cada fan, à sua vontade, desde claro estejam plugados na placa-mãe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Gabriel Enrique disse:

Como faz pra travar no 100% sempre? Usando algum software?? 

Mas qual o motivo de querer sempre a 100%? Na CPU e na placa-mãe tem sensores que ficam administrando o funcionamento para que nunca seja ultrapassado a temperatura admissível da CPU. Ficar a 100% significa gastar energia á toa e ruído excessivo. Para ficar a 100% deve fazer uma gambiarra com cabos split e ligar os conectores direto no fonte.

Acho que usando CPU_fan e sys_fan da placa-mãe nunca ficará a 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, PedraX disse:

Mas qual o motivo de querer sempre a 100%? Na CPU e na placa-mãe tem sensores que ficam administrando o funcionamento para que nunca seja ultrapassado a temperatura admissível da CPU. Ficar a 100% significa gastar energia á toa e ruído excessivo. Para ficar a 100% deve fazer uma gambiarra com cabos split e ligar os conectores direto no fonte.

Acho que usando CPU_fan e sys_fan da placa-mãe nunca ficará a 100%.

O motivo é que estou usando fazendo um pequeno OC e gosto de ter uma folga na temperatura aumentando assim a vida util dos meus componentes, não querendo dizer que vou ficar com o PC por uns 10 anos, mas pra quando eu for passar adiante que ele esteja no melhor estado possível 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...