Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Informações para fazer upgrade de memória


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Tenho um computador desktop de uso comum (internet, música, texto, etc...) com Windows 10 pro x86 e ele foi adquirido a alguns anos, funciona bem e observei que atualmente anda apresentando lentidão no uso e pelo monitor de recursos do Windows que no geral ele não está com uso excessivo dos componentes mas a memória que é pouca (2 GB) está com picos de uso muito elevados causando lentidão do PC, rodei pelo fórum  e lendo sobre memórias baixei o CPU-Z e me identifiquei a placa-mãe e o tipo de memória instalado atualmente e ao olhar no site do fabricante tive mais dúvidas do que certeza sobre qual tipo devo comprar para substituir o atual.

 

A placa-mãe é a P5G41T-M LX2/BR e o site que consultei sobre ela é esse: https://www.asus.com/br/Motherboards/P5G41TM_LX2BR/ e nele tive essa informação:

 

Front Side Bus

1333/1066 MHz

Memória

2 x DIMM, Máximo de 8 GB, DDR3 1066/800

 

Então sei que o máximo são 8 GB do tipo DDR3, e a ideia é passar dos atuais dois para oito, mas a frequência da memória que eu estou em duvida se pode ser a de 1333 MHz ou se é a 1066/800 MHz a que posso instalar nessa máquina, como atualmente o orçamento está curto pretendo aumentar a memória com a ideia de melhorar o desempenho e no futuro substituir essa máquina por outra.

 

Como não sei exatamente quais informações são necessárias para auxiliar nesse caso eu salvei o log do CPU-Z e estou enviando ele como anexo nesse tópico e agradeço de maneira antecipada qualquer ajuda.

LogPC.txt

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André_-_Chaves Olá, boa tarde André e seja bem vindo ao Fórum do Clube do Hardware.

 

Caro colega, neste caso o recomendado mesmo é 1066MHz ou 800MHz.

 

Caso tente colocar pentes de memórias DR3 1333MHz podem ocorrer 2 situações:

 

1° e possivelmente a mais provável: Computador poderia não dar vídeo pois não reconheceria as memórias. 

 

2° - O computador reconheça as memórias porém elas rodariam em um clock abaixo de 1333Mhz sendo entre 800MHz e 1066MHz para que o computador consiga funcionar, eu recomendo que deixe o BIOS da placa-mãe atualizada para melhorar questões de compatibilidade com memórias RAM. Caso não saiba atualizar, siga este tutorial que escrevi à seguir:

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLP14 obrigado pela dica para atualizar a BIOS, não tinha percebido que ela não era a mais atual. Em relação a frequência é melhor investir na 1066 ou na de 800? E como li a recomendação em outro post estou procurando uma que não seja genérica, marca você indica alguma? Obrigado pela ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André_-_Chaves Então colega, tente procurar por kingston ou Marksvision, pois aquelas memórias com dissipadores dessa frequência são raridade hoje em dia e com certeza são mais caras.

Se baseie no QVL da sua placa-mãe, no próprio site na sessão de Suporte, a fabricante lista alguns modelos de memórias que ela testou e funcionaram na placa-mãe.

adicionado 4 minutos depois

Como pode ver à seguir se for ver na última versão de BIOS disponível no site, veja o que ela "proporciona":

P5G41T-M LX2/BR BIOS 0407
Improve DRAM's Compatibility.

 

Melhorar compatibilidade com pentes de memória RAM

adicionado 7 minutos depois

Interessante ressaltar também colega, @André_-_Chaves é que a fabricante mesmo realizou testes com memória 1333MHz, portanto caso encontre alguns daqueles modelos você não encontrará problema em utilizar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá @GabrielLP14, sua ajuda tem sido imensa e eu gostaria de te pedir mais um pouco dela se possível. Eu baixei a QVL e procurando encontrei essa memória de 4 GB cada pente e encaixa na ideia de usar dois pra obter os 8 GB que eu quero, mas será que ela é boa como memória? Se você puder dar uma olhada e me falar eu agradeceria muito, e por fim li e acompanhei o seu tutorial mas ao fazer o download do arquivo vi que ele é .ROM e o seu tutorial é com um .BIN isso muda alguma coisa ou o procedimento é o mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...