Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

GTX 980 TI, e seu consumo de energia para o custo benefício.


Posts recomendados

  • Membro VIP

Boa tarde à todos.

 

Essa placa, a 980 TI sempre foi meu sonho de consumo, e agora tenho uma proposta boa para compra dela. Porém eu não tenho certeza se vale a pena, pois não sei se o consumo de energia elétrica dela compensa, sendo que uma placa como uma GTX 1070 além de mais fria e consumir menos watts, mesmo sendo cara, ao longo do tempo ela vai se pagar, ou ao menos vai equipará o gasto que uma 980 TI me daria nesse mesmo tempo em consumo elétrico. Como não entendo muito sobre, gostaria de por favor a opinião de vocês. 

 

Obs. Minhas informações estão no perfil, mas pra adiantar, eu tenho um PSU da corsair HX620w, e uma CPU I5 7400.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@At_TheChili Cara depende do preço que for pagar nela, ainda assim não acho que valha a pena, 1070 tem 2gb de vram a mais é mais recente e consumo não é um problema pra quem tem fonte pra isso mas ela consome menos automaticamente esquenta menos 

Quanto vai pagar na 980 ti?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gabriel Bertipalha Cara.... vou pagar 800 nela. E antes que eu me esqueça o modelo que vou comprar é o de referência. Meu maior medo ao final, é a conta de energia. Se essa placa tiver muito gasto energético ao longo dos meses, acredito, que somando o valor que paguei mais o que gastaria em energia, sairia o preço de uma GTX 1070 (usada), ou ainda uma Gtx 1660 TI nova. O que acha(m)?

 

Obrigado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@At_TheChili

Se é seu sonho de consumo e tem a oportunidade que agrade seu bolso vai na fé, é uma ótima placa tanto que tenho duas dela e uso até hoje já faz anos ashuashu, questão de consumo é frescura, nem vai dar diferença assim igual o povo fala ou pensa que é.... sua fonte vai segurar tranquilamente, e se duvidar você nem vai ver diferença em conta de energia, só se voce deixar o pc ligado 24 horas por dia durante 1 mes inteiro sem desligar rodando a 100% da capacidade dela

adicionado 1 minuto depois

@At_TheChili Caracas, 800 conto? é um amigo seu que ta vendendo né possiveu 🤑, pega sem medo, nesse preço ai haha, só ve a procedencia dela caso não for de um amigo ou alguém de confiança

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Ótima diretiva amigo. Nem imaginava.

 

@Gabriel Bertipalha Pois é.... a falta de conhecimento técnico em fontes, unido ao fato de que não havia achado nada nem na gringa, me fez chegar a ter dúvida sobre o quanto eu gastaria de energia. Mesmo porque de elétrica, consumo não entendo, e não cheguei a por na ponta do lápis. Bom ter esse feedback de quem aparentemente tem uma SLI de duas gtx 980 TI.

 

@Openkore Bem notado amigo. Tenho essa diretiva comigo que: nunca sei onde e com o que gastei o dinheiro que poupei, mas sempre lembro do dinheiro que gastei ou investi.

 

E é isso meus amigos! Com base na ajuda de vocês concluí minha decisão, e comprei minha tão sonhada GTX 980 TI modelo referência. Na verdade foi por 880 reais, e sem a troca do CPU. Ela ta perfeita e o lojista ainda me deu 1 mês de garantia. Achado mesmo. Claro... preciso trocar o CPU que é um i5 7400, mas por enquanto da pra me divertir muito com ela. Obrigado e muito obrigado à todos mesmo!

 

Foto!

P_20190529_011500.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
12 horas atrás, At_TheChili disse:

Ela ta perfeita e o lojista ainda me deu 1 mês de garantia. 

Apenas um toque: não existe garantia de 1 mês. A garantia legal de 3 meses é aplicada mesmo para o produto usado nesse caso.

 

12 horas atrás, At_TheChili disse:

Claro... preciso trocar o CPU que é um i5 7400, mas por enquanto da pra me divertir muito com ela. Obrigado e muito obrigado à todos mesmo!

Ah, esse processador ainda empurra bem. Eu uso aqui um Core i5 4670K com uma GTX 1070Ti em 2560x1080p @ 75 Hz e estou satisfeito com o desempenho, apesar de ter gargalo em jogos muito CPU bound.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@At_TheChili 100W diário faz diferença na conta de luz no final do mês. 

 

a GTX 1070 seria um consumo mais eterno, e sem juros permanente, 

pois o preço da conta de luz so aumenta a cada ano. 

 

Sou direto; a GTX 980TI é um bruto gasto de energia e se tornou atrasada 

na questão de economia.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@alissomrex A GTX 980Ti consome algo em torno de 230W ao ser utilizada em jogos, operando ao máximo. A GTX 1070, por sua vez, ficaria em torno de 150W na mesma situação. Jogando essa diferença de 80W no cálculo, com as seguintes variáveis de entrada:

  • Diferença no consumo: 80W;
  • Média de tempo de uso diário, operando a 100% em jogos pesados: 4 horas;
  • Dias de uso considerados por mês: 30;
  • Preço do kWh, para bandeira vermelha nível II, consumidor comum (sem descontos), tomando como base valores da Cemig no pior cenário possível: R$ 0,64.

Teríamos:

 

Custo adicional por mês = (4 h/d) x (30 d/mês) x (0,08 kW) x (R$ 0,64/ kWh) = R$ 6,14 / mês

 

Com esse valor, dá para pegar um pão de queijo e um refresco na lanchonete em minha universidade. E isso porque considerei condições fora do normal (energia na pior bandeira e uso a 100% em jogos por 4 horas por dia, todos os dias, algo que dificilmente vai ocorrer). Sinceramente não me parece tão relevante, como mencionei anteriormente, e olha que sou de Minas e não abro mão de pão de queijo. 😛

adicionado 6 minutos depois
30 minutos atrás, alissomrex disse:

Sou direto; a GTX 980TI é um bruto gasto de energia e se tornou atrasada na questão de economia.

Embora a arquitetura Pascal seja claramente superior nesse aspecto, eu não diria que a GTX 980Ti consome muito ou está muito atrasada nisso quando levamos em consideração o nível de desempenho dela. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Onde curto seu comentário 10 vezes? Essa história de consumo na conta sempre gera polêmica.

 

Vejamos um chuveiro elétrico médio de 6000W por exemplo. Se você toma dois banhos de 15 min por dia usando-o, gasta no fim do mês: 6KW * 0,5 (meia hora total) * 30 dias por mês * 0,64 (preço do Kwh) = 57,60 só com teu banho.

 

Caso opte por reduzir o tempo de chuveiro de 15 pra 12 minutos por exemplo, além de economizar água, vai consumir:

6 * 0,4h (24 min) * 30 dias * R$ 0,64 = 46,08, o suficiente pra cobrir o "rombo" que a 980TI vai causar no teu orçamento de energia hehe

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@KairanD Então amigo.... como foi uma pechincha de mosca branca, fica na informalidade claro. Mas pelos testes que fiz e do uso, dificilmente ela vai dar algum problema por anos. 
 

@alissomrex Obrigado pela preocupação amigo, pois agrega muito ao debate. ;)

 

@Hanner Isso mesmo querido, gostei da colocação de ambos. E sim, seria bom dar mais likes se pudesse.

 

Quanto ao consumo, agradeço cada letra escrita na tentativa de ajudar, e tem lógica a explicação de vocês.

E só como curiosidade. Fiquei meio cabreiro com o jogo Ryse son of rome, por que esse jogo no talo; ou seja com o supersampling no máximo, ela não roda mais de 40 quadros. Tem alguns outros também que fazem uso do physx, ao qual eu amo (a tecnologia), que caem de vez em quando, mas creio que boa parte são jogos mal otimizados, como o assassin's creed black flag, e os batmans da série arkham. Do mais, a série hitman que é a minha favorita que faz uso 100% da cpu. Sei que quanto menor a resolução mais puxa da CPU claro. :D 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...