Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aprendendo a usar meu DSO150 Shell


Pincipi

Posts recomendados

  • Membro VIP

Meu primeiro osciloscópio foi o DSO138 o qual me desfiz dele e agora estou tentando aprender com o DSO150 que é encontrado à venda em muitos sites, como por exemplo o abaixo:

https://www.ebay.com/itm/New-2-4-LCD-Display-DSO150-Digital-Oscilloscope-Assembled-With-Case-Test-Clip/222948398748?hash=item33e8c2969c:g:2BwAAOSw32lctsPq

Levando em conta que poderia comprar mais barato na opção de soldar as peças, sem a fonte e também o valor das taxas de importação, optei por comprar aqui no Brasil mesmo, no MercadoLivre:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1204151141-osciloscopio-dso150-0-200khz50vp-montadosolda-fonte-_JM

Quando comprei, foi R$ 185,00 com o frete grátis. O que vi de vantagem é que já vem montado e a com fonte, apesar de não ter nota fiscal.

A ponteira 10X eu comprei separado:

https://www.ebay.com/itm/High-Quality-P6100-Oscilloscope-Probe-DC-6MHz-DC-100MHz-Scope-Clip-Probe/322838058519?ssPageName=STRK%3AMEBIDX%3AIT&_trksid=p2057872.m2749.l2649

Paguei R$ 14,71 sem contar o IOF e acredito que não pegarei taxas ou impostos. Aqui no Brasil achei ela muito caro. Deve chegar até o mês que vem.

Tem muitos vídeos na internet, no sentido de aprender como usar:

Deixei este apenas como referência pessoal, com base nele é que tomei minha decisão de comprar, a manipulação parece ser bem mais simples do que a do DSO138 que tem os botões muito duros.

No manual impresso que veio nele (Rev. 06) tem os modelos 15001K e 15002K, não sei qual é o meu.

Tem o manual dele (Rev. 05) em inglês na página do fabricante:

https://jyetech.com/wp-content/uploads/2018/07/dso150-shell-user-manual-ver-c.pdf

Um manual em português seria muito bem vindo.

Já adquiri o livro de eletrônica do Gabriel Torres e estou focando meu estudo no capitulo de Osciloscópio.

Qualquer dica para o iniciante aqui é bem vinda!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Com base no vídeo e testando o que acontece ao apertar e soltar os botões, alimentado pela fonte ou pela pilha de 9V.

 

Botão liga e desliga, vai dar a tela inicial e boot, mostrando o seguinte:

FW-113-15001-062

LIB: 15003-054

Booting...

Ai sai o Booting e entra:

1500000D--317273-t2uvgy8a-170707

Depois a tela escura com caracteres em branco muda para tela clara escrito:

DSO SHELL, seguida pela tela do osciloscópio.

 

Botão OK:

Aperta e solta, alterna entre Hold (congelado) e Runnig (rodando).

Pressionado por 3 segundos, alterna entre mostrar na tela a função multímetro ou não.

 

Botão V/Vid:

Aperta e solta, alterna em selecionar ou não com o quadrado azul a tensão que pode ser mudada ao girar o botão ADJ, variando a escolha; 0,2V, 0,5V, 1V, 2V, 5V, 10V e 20V.

Se não tiver nada selecionado, girar o ADJ move para cima ou para baixo.

Deixar V/Did pressionado por 3 segundos pisca a tela e não sei o que acontece.

 

Chave AC DC GND:

AC é para corrente alternada e DC é para correte contínua.

GND é para ajuste da posição, sem nenhum quadrado selecionado, gira o ADJ para subir ou descer a linha do sinal, às vezes é preciso desligar e ligar de novo para poder ajustar.

No vídeo fala para segurar o botão V/Vid até o quadradinho azul ficar piscando, mantem pressionado e gira o ADJ.

Este ajuste da linha ou do risco para cima ou para baixo parece que serve para por exemplo não sobrepor os números da função multímetro com a onda.

 

Botão SEC/DIV:

Divisão por segundos da base de tempo, ao pressionar e soltar alterna em mostrar o quadradinho azul, com ele selecionado, girando o ADJ alterna as medidas em 500s, 200s, 100s, 50s, 20s, 10s, 5s, 2s, 1s, 0,5s, 0,2s, 0,1s, 50ms, 20ms, 10ms, 5ms, 2ms, 1ms, 0,5ms, 0,2ms, 0,1ms, 50us, 20us e 10us.

 

Botão Trigger:

Entrada de sinal, apertar e soltar alterna em mostrar o quadradinho azul, com ele selecionado, girando ADJ alterna em sing, normal e auto.

No mesmo botão, apertando mais uma vez, o quadradinho azul vai para a entrada de onda e girando o ADJ alterna em ascendente ou descendente, subida ou descida do sinal.

 

Botão SEC/DIV e Trigger ao mesmo tempo serve para reset da leitura, pelo que vi ele apaga as seleções anteriores e a linha volta para o centro.

 

Deixar pressionado ADJ e em seguida o SEC/DIV, grava a leitura na EPROM, o Running verde pisca alternadamente com o Saving vermelho.

Para recuperar o gravado, deixa pressionado o ADJ ao mesmo tempo que Trigger.

Função utilizada para comparar formas de ondas.

 

Faixa de frequência até 200KHz, tensão máxima de leitura 20V, podendo ler mais com ponta de prova redutora (a que comprei e ainda não veio), mede AC/DC e com resolução de 12 bits.

 

Por curiosidade, mantendo individualmente os botões V/DIV, SEC/DIV, TRIGGER, OK ou ADJ pressionado com o aparelho desligado e ligando depois, nada acontece. Idem para combinações ou todos apertados, tudo isso combinado nas chaves GND, AC e DC. Queria descobrir algum código ou menu secreto mas, não encontrei uma combinação para tal.

 

Por enquanto é isso, parece ser o básico, agora só preciso ir exercitando para me acostumar.

 

 

adicionado 27 minutos depois

Depois de brincar um pouco a ponta de prova vermelha na onda quadrada de 1KHz do próprio aparelho, parti para minha primeira medição:

1med.jpg.c3bc9f21ab19888f8698e9311b9d2b92.jpg

No caso liguei na bateria adaptada de meu multímetro, a ponta vermelha no positivo e a ponta preta no negativo, são duas pilhas 18650 ligadas em série, retiradas de uma bateria de notebook, medindo com outro multímetro deu 8,27V. Já no osciloscópio aparece assim:

2Med.jpg.412432b0d48d12cda413eb90ae3b7a01.jpg

Eu esperava ver algum número próximo de 8,27 e me decepcionei. Brinquei apertando alguns botões e descobri que ao apertar e soltar ADJ, aparecem duas setinhas amarelas, na área com o destaque do círculo vermelho, nesta condição, ao girar o botão ADJ, dá para ver a onda que já passou, tipo voltar no tempo mas, não dá para avançar, já sem as duas setinhas na tela, girar o ADJ não dá nada.

Agora falta descobrir o significado dos números na tela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...